A prática avaliativa e as concepções de educação

Autores

  • Miryan Cruz Debiasi Unibave
  • Alice Baggio Weber
  • Ademir Damazio Unesc

Palavras-chave:

Prática Avaliativa. Concepção de Educação. Prática Pedagógica. Formação de Professores.

Resumo

Compreende-se, que a prática avaliativa é um ato intencional, articulada a uma concepção de educação e atuam em unidade uma concepção de: educação, prática pedagógica e de avaliação. O objetivo foi analisar as práticas avaliativas realizadas por professores da Educação Básica em articulação com a concepção de educação adotada em suas práticas pedagógicas. A análise decorreu de um questionário estruturado aplicado aos professores. O estudo evidencia incoerências entre a base teórica e a prática avaliativa. Tal constatação revela a existência de uma fragilidade no entendimento da base teórica↔prática avaliativa, por decorrência, é possível perceber algumas contradições.

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Biografia do Autor

Miryan Cruz Debiasi, Unibave

Mestra em Educação. Unibave.

Alice Baggio Weber

Graduada em Pedagogia. Professora de Educação Básica. 

Ademir Damazio, Unesc

Doutor em Educação. Unesc.

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Publicado

2018-06-18

Como Citar

CRUZ DEBIASI, M.; BAGGIO WEBER, A.; DAMAZIO, A. A prática avaliativa e as concepções de educação. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 3, p. 94–113, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/387. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê