Mulheres nas ciências e a formação de professores

o ingresso na Universidade de Brasília e a progressão na carreira acadêmica

Autores

  • Jeane Rotta Universidade de Brasília
  • Cláudia Regina Gonçalves Batista

Palavras-chave:

Formação de professores de Ciências Naturais, Mulheres na universidade, Teto de Vidro, Labirinto de Cristal

Resumo

Esse trabalho é um recorte de um curso de formação inicial de professores de Ciências Naturais que discutiu a participação das mulheres nas Ciências.  O objetivo desse trabalho foi refletir sobre o ingresso de mulheres na Universidade de Brasília e a presença de mulheres docentes em cargos de chefia. A metodologia qualitativa, teve delineamento de pesquisa documental. Os resultados indicaram equidade no ingresso de mulheres e homens. Entretanto, em cursos de graduação e pós-graduação, em Educação, o número de mulheres é superior quando comparada com os cursos de Física. Nos cargos de chefia, existe representatividade docente feminina.

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Biografia do Autor

Jeane Rotta, Universidade de Brasília

Doutorado pela Universidade de São Paulo-USP. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1776-5398.

Cláudia Regina Gonçalves Batista

Mestrado pela Universidade de Brasília-UnB. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5144-0522.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

ROTTA, J.; BATISTA, C. R. G. Mulheres nas ciências e a formação de professores: o ingresso na Universidade de Brasília e a progressão na carreira acadêmica. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021021, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/489. Acesso em: 26 abr. 2024.