Mulheres nas ciências e a formação de professores
o ingresso na Universidade de Brasília e a progressão na carreira acadêmica
Palavras-chave:
Formação de professores de Ciências Naturais, Mulheres na universidade, Teto de Vidro, Labirinto de CristalResumo
Esse trabalho é um recorte de um curso de formação inicial de professores de Ciências Naturais que discutiu a participação das mulheres nas Ciências. O objetivo desse trabalho foi refletir sobre o ingresso de mulheres na Universidade de Brasília e a presença de mulheres docentes em cargos de chefia. A metodologia qualitativa, teve delineamento de pesquisa documental. Os resultados indicaram equidade no ingresso de mulheres e homens. Entretanto, em cursos de graduação e pós-graduação, em Educação, o número de mulheres é superior quando comparada com os cursos de Física. Nos cargos de chefia, existe representatividade docente feminina.
Downloads
Referências
BATISTA, I. L., HEERDT, B., SOUZA, D.C.; STAL, J. C.; KIKUCHI, L. A.; COSTA, M.; CORRÊA, M. L.; CHIARI, N. D. A. Formação de Professores no Brasil e Questões de Gênero Feminino em Atividades Científicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2015, Águas de Lindóia. Anais eletrônico [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1992-1.PDF.Acesso em 23 de maio de 2020.
BELTRÃO, K. I.; ALVES, J. E. D. A reversão do Hiato de Gênero na educação brasileira no século XX. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, SP, v. 39, n. 136, p. 125-156, jan./abr. 2009.
CAVALLI, M. B.; MEGLHIORATTI, F. A. A participação da mulher na ciência: um estudo da visão de estudantes por meio do teste DAST. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, PR, v. 3, n. 3, p. 86-2, set./dez. 2018.
ELSEVIER. The Researcher Journey Through a Gender Lens. Elsevier Gender Report, 2020. Disponível em: https://gender-spear.eu/assets/content/Gender-2020-report-A4-WEB%20(1).pdf. Acesso em 20 de jan. 2021.
GARCIA, C. C. Breve história do feminismo. São Paulo: Claridade, 2011.
HEERDT, B.; BATISTA, I. L. Representações sociais de ciência e gênero no ensino de Ciências. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, v. 12, n. 3, p. 995-1012, out./dez., 2017a.
HEERDT, B.; BATISTA, B. I. L. Saberes docentes: mulheres na ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2017, Florianópolis. Anais eletrônico [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017b. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0549-1.pdf?fbclid=IwAR2ow5G0noFGS_PONbMaDfJebkDXCn7upHnOJyc60al4zgUW3bl15Yvw9jc. Acesso em 19 jul. 2020.
HERRERA, E. V. A vitrine da inclusão e o espetáculo de Nicolau: a ascensão profissional da mulher acadêmica em cargos de gestão em instituições de ensino superior no Brasil. Tese do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
LAZZARINI, A. B.; SAMPAIO, C.P.; GONÇALVES, V. S.; NASCIMENTO, E. R. S.; PEREIRA, S. M. V.; FRANÇA. V. V. Mulheres na Ciência: papel da educação sem desigualdade de gênero. Revista Ciências em Extensão, São Paulo, SP, v. 14, n. 2, pp. 188 -194, abr./jun., 2018.
LIMA, B, S. O labirinto de cristal: as trajetórias das cientistas na Física. Estudos Feministas, Florianópolis, SC, v. 21, n.3, p. 883-903, set./dez., 2013.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
MINAYO, S. O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementariedade. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set., 1993.
NOGUEIRA, M. Mulheres na Universidade, 05/10/2020. Disponível em: https://noticias.unb.br/artigos-main/4481-mulheres-na-universidade. Acesso em 12 de nov. de 2020.
FERNANDES, L. S.; PACHECO, J. F. Concepções Docentes sobre as Mulheres Cientistas e as Contribuições Femininas para o Desenvolvimento Histórico da Química., 2020. In: ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 20, Pernambuco, 2020. Anais[...]Recife UFRPE/UFPE, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ENEQPE2020/247824-CONCEPCOES-DOCENTES-SOBRE-AS-MULHERES-E-AS-CONTRIBUICOES-FEMININAS-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-HISTORICO-DA-QUIMICA. Acesso em 06 de nov.2021.
MARCHI, M.; RODRIGUES, A. O sexismo e suas consequências: um ensaio sobre a percepção de Ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS,11, Florianópolis, 2017. Anais[...]Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2313-1.pdf. Acesso em 06 de nov.2021.
REIS, G. L. O gênero e a docência: uma análise de questões de gênero na formação de professores do Instituto de Educação Euclides Dantas. Dissertação do Curso de Mestrado da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
SILVA, L. R. C. da.; DAMACENO, A. D.; MARTINS, M. da C. R.; SOBRAL, K. M.; FARIAS, I. M. S. de. Pesquisa documental: alternativa investigativa na Formação docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 9; ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA 3, Curitiba, 2009. Anais eletrônico [...] Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3124_1712.pdf. Acessado em: 15 de julho de 2018.
SOUZA, R. G. S.; SARDENBERG, C. M. B. Visibilizando a mulher no espaço público: a presença das mulheres nas universidades. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 10 - DESAFIOS ATUAIS DOS FEMINISMOS, 2013. Florianópolis. Anais[...] Florianópolis: UFSC, 2013.
UNB É A NONA MELHOR UNIVERSIDADE DO BRASIL UnB Notícias, 2021. Disponível em: UnB é a nona melhor universidade do Brasil. Acesso em 11 de jun. de 2021.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 2021. Disponível em: https://www.unb.br/. Acesso em 11 de jun. de 2021.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Anuário Estatístico da UnB, 2019. Disponível em: http://dpo.unb.br/images/phocadownload/unbemnumeros/anuarioestatistico/AnuarioEstatistico2019.pdf. Acesso em 05 de fev. 2020.
VAZ, M. A.; ROTTA, J. C. G.; BATISTA, C. R. G. Participação feminina nas ciências: contexto histórico e perspectivas atuais. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 7, n. único, p. 97-111, 2021.
VOLPATO, G; MORAIS, J. L. A invisibilidade das mulheres na ciência: história e conjuntura atual. Seminário de Filosofia e Sociedade. Seminário de Filosofia e Sociedade, Criciúma, SC, v. 2, n. 2, n.p., jan./ dez. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.