Curso de pedagogia, desenvolvimento profissional e a profissionalização docente

Autores

  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Pedagogia. Profissional. Ensinar. Aprender. Profissionalização.

Resumo

Neste artigo discutimos sobre as dificuldades provenientes da formação inicial em vista do desenvolvimento profissional e às possibilidades do curso de Pedagogia formar o professor na perspectiva do ensinar-aprender para trabalhar na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Partimos do seguinte problema de pesquisa: como o curso de Pedagogia está formando o professor para o ensinar-aprender tendo em vista a profissionalização docente. Como objetivo: analisar o processo formativo do curso de Pedagogia sobre a aprendizagem da docência evidenciando as percepções dos futuros professores sobre a sua profissão. Nesta pesquisa qualitativa, utilizamos como técnica a observação e como instrumento o questionário para os estudantes. Fundamentamo-nos em teóricos como: Marcelo Garcia (1999); Nóvoa (1995); Brandão e Dias (2014); Imbernón (2001); Libâneo (2004); Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004); Nascimento (2015); entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que o curso de Pedagogia está deixando a desejar na perspectiva da construção de saberes ou a consolidação do ensinar-aprender, relativos ao desenvolvimento profissional para a profissionalização docente. Entendemos que educação de qualidade exige a participação de um professor bem formado com as competências necessárias para transformar o discurso pedagógico em práxis. Sugerimos maior reflexão sobre a formação inicial, desenvolvimento profissional e o ensinar-aprender que colaboram com a profissionalização docente.

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Biografia do Autor

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e Faculdade de Ciências e Tecnologia do
Maranhão – FACEMA, Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Caxias - MA - SEMEDUC

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

NASCIMENTO, F.-L. S. C. do. Curso de pedagogia, desenvolvimento profissional e a profissionalização docente. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 2, p. 34–55, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1118. Acesso em: 22 dez. 2024.

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