Muito Amor, Pouca Estima e (quase) Nenhum Reconhecimento
0 reconhecimento do trabalho dos professores de ensino superior e médio sob a perspectiva de Axel Honneth
Palavras-chave:
Professores. Plano de carreira. Reconhecimento. Estima. Amor e DireitoResumo
O trabalho propõe uma análise comparativa sobre os pontos divergentes dos Planos de Carreira dos
professores de ensino médio e os professores de ensino superior no estado do Paraná, sob o viés da Teoria do
Reconhecimento abordada por Axel Honneth. O autor afirma que para que haja reconhecimento é necessário que
o processo perpasse pela esfera do amor, do direito e da estima. Neste sentido, o trabalho faz uma breve abordagem
inicial de como a figura do professor transita nessas esferas de formas diferentes. Por fim, fazemos uma análise do
reconhecimento de ambos os cargos dos professores, utilizando como objeto empírico o plano de carreira de
ambos.
Downloads
Referências
HABERMAS, J. A luta por reconhecimento no Estado democrático de direito. In: HABERMAS, J. A inclusão do outro. São Paulo: Loyola, 2002.
HONNETH, Axel. Trabalho e Reconhecimento – Tentativa de uma redefinição. Civitas, v.8, n. 1, p. 46-67, jan-abr 2008.
HONNETH, Axel. O eu e o nós: reconhecimento como força motriz de grupos. Sociologias, ano 15, n.33, p. 56-80, mai-ago 2013.
HONNETH, Axel. Luta por Reconhecimento – A gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.
MEAD, George Herbert. Movements of thought in the nineteenth Century. Chicago, 1972.
MORGENROTH, Christine. Arbeitsidentität und Arbeitslosigkeit – eindepressiver Zirkel. Das Parlament: aus Politik und Zeitgeschichte, v. 6-7, p.17-24, 2003.
Site APP SIDICATO. Disponível em: http://appsindicato.org.br/tabela-de-vencimentos. Acesso em: 06 ago. 2017.
Portal do Servidor. Disponível em http://www.educacao.pr.gov.br – Acesso em 06/08/2017.
Constituição Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao. Acesso em: 07 ago. 2017.
Site Supremo Tribunal Federal. Disponível em:
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=328294. Acesso em: 07 ago. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.