Atividades interdisciplinares na formação de professores de ciências da natureza no Estado Goiás

Autores

  • Wender Faleiro Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
  • Welson Barbosa Santos Universidade Federal de Goiás
  • Magno Nunes Farias

Palavras-chave:

Ciências da Natureza. Educação do Campo. Interdisciplinaridade.

Resumo

A Licenciaturas em Educação do Campo – Habilitação Ciências da Natureza nascem com a
proposta de construir uma formação de professores pautada na interdisciplinaridade, possibilitando
assim a construção de diálogos de forma crítica entre diversos saberes no processo formativo.
Porém, ainda há diversas limitações e desafios a serem enfrentados na consolidação desse projeto
em perspectiva interdisciplinar dentro da Universidade. Assim, o presente texto tem por objetivo
descrever algumas estratégias de ensino utilizadas na formação dos Educadores do Campo nas duas
Licenciaturas em Educação do Campo – habilitação Ciências da Natureza da Universidade Federal
de Goiás (uma da Regional Catalão e outra da Regional Goiás). As estratégias quem vêm sendo
utilizadas nas Licenciaturas são: utilização de espaços escolares não convencionais; criação vídeos;
uso de adágios; e uso de debates. Nota-se que as utilizações dessas estratégias contribuem para a
produção de processos de educação interdisciplinares e torna o processo de ensino e aprendizagem
significativos. A promoção de ações fora das quatro paredes da sala de aula convencional se torna
momentos ricos em sentidos, potentes para relacionar vários saberes específicos dos conteúdos
disciplinares, contribuindo para a formação teórica e pratica, bem como para promover a
valorização da cultura do campo. Além disso, essas estratégias dão perspectivas futuras para que
os próprios Educadores do Campo utilizem desses conhecimentos nos espaços escolares e não
escolares que atuarão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wender Faleiro, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.

Welson Barbosa Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente da Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás

Magno Nunes Farias

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Referências

CALDART, R.S. (2011). Licenciatura em Educação do Campo e Processo Formativo: qual o lugar da docência por área? In: Molina, M.C. & Sá, L.M. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências piloto. Belo horizonte: Autêntica Editora. P. 95-121.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica – Questões e Desafios para a Educação. Ijuí: Editora Unijuí. 3aed. 2003.

COSTA, E.R., ALVES, M.Z. & FALEIRO, W. A Interdisciplinaridade No Curso De Educação Do Campo: O Caso da UFG Catalão. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11, n.20, 2015.

FALEIRO, W., Borges, B.G. & Alves, M. Z. 2014. Experiência de implantação da licenciatura em educação do campo na UFG Campus Catalão: desafios e perspectivas. In: II Seminário Internacional de Educação do Campo. Santa Maria: UFMS. p. 1797-1811.

MORENO, G. de S. Ensino de Ciências da Natureza, interdisciplinaridade e Educação do Campo. In.: Brasil, Ministério Do Desenvolvimento Agrário (MDA). (2014). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente

interdisciplinar‒ Brasília: MDA.

MOREIRA, M. A & MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

SANTOS, S. P. dos. A Concepção de Alternância na Licenciatura em Educação do Campo na Universidade de Brasília. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, 2012.

SEVERINO, A.J. (2007). Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez.

SENECIATO, T. & CAVASAN, O. Aulas de Campo em Ambientes Naturais e Aprendizagem em Ciências – Um Estudo com Alunos do Ensino Fundamental. Ciência & Educação. v. 10, n. 1, p. 133-147. 2004.

XAVIER, O.S. & FERNANDES, R. C. A. A Aula em Espaços Não-Convencionais. In: VEIGA, I. P. A. Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas: Papirus Editora. 2008.

Downloads

Publicado

2017-09-28

Como Citar

FALEIRO, W.; SANTOS, W. B.; FARIAS, M. N. Atividades interdisciplinares na formação de professores de ciências da natureza no Estado Goiás. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 4, p. 7–20, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/701. Acesso em: 9 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.