Educação Matemática

programa internacional de avaliação de estudantes e pressupostos para a excelência

Autores

  • Tadeu Fernandes de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Denise Helena Lombardo Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Júlio César Penereiro Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini

Palavras-chave:

Matemática. Educação Básica. PISA.

Resumo

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico organiza e coordena o Programa
Internacional de Avaliação de Estudantes. Este Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
é uma iniciativa internacional de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos,
idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.
Embora no ano de 2012 a Matemática tenha se destacado, 2015 foi o ano das Ciências e, a cada
período, todas as áreas continuarão sendo avaliadas. Afinal, essas áreas representam saberes que se
entrelaçam profundamente, tanto do ponto de vista teórico quanto em termos das concepções
curriculares atuais. China, Singapura, Coreia e Finlândia estão entre os países que desde as origens
desse programa tem alcançado os melhores resultados. O presente trabalho tem o propósito de
informar, organizar e conduzir reflexões necessárias para o aperfeiçoamento do tema.

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Biografia do Autor

Tadeu Fernandes de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Filosofia (UNICAMP). Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Denise Helena Lombardo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Educação Matemática (UNESP). Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Júlio César Penereiro, Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini

Doutor em Astrofisica (USP). Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini

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Publicado

2017-09-28

Como Citar

CARVALHO, T. F. de; FERREIRA, D. H. L.; PENEREIRO, J. C. Educação Matemática: programa internacional de avaliação de estudantes e pressupostos para a excelência. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 4, p. 21–36, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/704. Acesso em: 22 dez. 2024.

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