Avaliação de desempenho dos educadores de Infância e dos professores do Ensino Básico e Secundário em Portugal

breve perspetiva histórica

Autores

  • Marta Pazos Anido Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho docente, Educadores de Infância professores de Ensino Básico e Secundário, Portugal, Política educativa

Resumo

A avaliação do desempenho docente é um assunto que gera interesse entre os agentes educativos, os alunos e a sociedade no geral, por ser um dos aspetos mais importantes para garantir e melhorar a qualidade da educação. No entanto, trata-se de um processo complexo e controvertido, que em Portugal tem sido modificado e delineado através de uma intensa atividade legislativa registada sobretudo desde os anos 90. No seguinte artigo é apresentada uma breve perspetiva histórica a fim de conhecer as bases do atual sistema de avaliação dos educadores de infância e dos professores do Ensino Básico e Secundário.

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Biografia do Autor

Marta Pazos Anido, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Doctora en Ciencias del Lenguaje (Didáctica de Lenguas). Faculdade de Letras da Universidade do Porto. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4147-0888

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

PAZOS ANIDO, M. Avaliação de desempenho dos educadores de Infância e dos professores do Ensino Básico e Secundário em Portugal: breve perspetiva histórica. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022011, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/709. Acesso em: 24 abr. 2024.