Teacher performance appraisal in Pre-school, Primary and Secondary Education in Portugal

a brief historical perspective

Authors

  • Marta Pazos Anido Universidade do Porto

Keywords:

Teacher performance appraisal, Pre-school primary and secondary teachers, Portugal, Educational policy

Abstract

The teacher performance appraisal is a matter that generates interest among educational agents, students and society in general, as it is one of the most important aspects to guarantee and improve the quality of education. However, it is a complex and controversial process, which in Portugal has been defined through an intense legislative activity, especially since 1990. In this paper, a brief historical perspective is presented in order to understand the bases of the current model of performance appraisal of pre-school, primary and secondary teachers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marta Pazos Anido, Universidade do Porto

Doctora en Ciencias del Lenguaje (Didáctica de Lenguas). Faculdade de Letras da Universidade do Porto. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4147-0888

References

ALVES, M. P.; CUNHA, P.; LOURENÇO, A. Afonso.; MONTEIRO, A. P. Perceção dos professores sobre a avaliação do desempenho docente. Revista Portuguesa de Educação, 31, núm. 1, 2018, p. 61-78. https://bit.ly/2WTXx1M

BAPTISTA, I. Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. Lisboa: Ministério da Educação - Conselho Científico para a Avaliação de Professores, 2011. Recuperado de https://bit.ly/3tABpW1

CARVALHO, E. M. Auto-Avaliação e Desenvolvimento Profissional Docente. Estudo Exploratório (Dissertação de Mestrado). Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, 2011. Recuperado de https://bit.ly/2R1wclb

COELHO, M. J. Avaliação de Desempenho Docente: Efeitos no Desenvolvimento Profissional (Dissertação de Mestrado). Instituto Politécnico de Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2013. Recuperado de https://bit.ly/3tABpW1

FERREIRA, C. A. Avaliação do Desempenho Docente. Espectativas dos professores (Dissertação de Mestrado). Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, 2006. Recuperado de https://bit.ly/2RGcKiZ

FLORES, M. A. Da avaliação de profesores: reflexões sobre o caso português. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, n. 2, p. 240-256, 2009. Recuperado de https://bit.ly/2MnoXmX

FLORES, M. A. (Org.). A avaliação de professores numa perspectiva internacional. Sentidos e implicações. Porto: Areal Editores, 2010.

GONÇALVES, M. E. Ramos. Avaliação de desempenho docente. Uma experiência, uma visão. (Relatório de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa, Viseu, 2013. Recuperado de https://bit.ly/2CC0HZJ

MORENO, C. A. Identidade profissional docente: perceções dos professores sobre a (des)motivação e a (in)satisfação. (Tese de doutoramento). Universidade Católica Portuguesa, 2019. Recuperado de https://bit.ly/2YZvmz4

ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICO (OCDE). TALIS 2018 Results (Volume II): Teachers and School Leaders as Valued Professionals, TALIS, OECD Publishing, París, 2020. Recuperado de https://doi.org/10.1787/19cf08df-en

ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICO (OCDE). 2014. Perspetivas das Políticas de Educação: Portugal. Recuperado de https://bit.ly/3nsqcpn

ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICO (OCDE). Synergies for Better Learning: An International Perspective on Evaluation and Assessment. OECD Reviews of Evaluation and Assessment in Education. OECD Publishing: París, 2013. Recuperado de https://bit.ly/2YJfsbM

PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e avaliação de Professores. Porto: Porto Editora, 1999.

RAMOS, C. A Importância da Avaliação do Desempenho dos Professores. In RAMOS, C. (dir.), Avaliação de Professores. Visões e Realidades. Actas da conferência internacional. Lisboa: Conselho Científico para a Avaliação de Professores, 2008, p. 11-16.

SANTIAGO, P.; DONALDSON, G.; LOONEY, A.; NUSCHE, D. OCDE Reviews of Evaluation and Assessment in Education: Portugal, 2012. Recuperado de https://bit.ly/2R8X4j4

SANTIAGO, P.; ROSEVEARE, D.; AMELSVOORT, G. VAN; MANZI, J.; MATTHEWS, P. Teacher Evaluation in Portugal. OCDE Review. OCDE Publishing: París, 2009. Recuperado de https://bit.ly/2FKz5p6

TOMÁS, I.; COSTA, J. A. Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 19, n.72, p. 457-484, jul./set. 2011. Recuperado de https://bit.ly/3C6cTPx

VISEU, S.; BARROSO, J. A carreira e a avaliação dos professores em Portugal: mudanças nos modos de regulação da educação. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 108-128, jan./abr. 2020. https://bit.ly/3BQqJpd

Legislación consultada

Acórdão n.º 345/2002 de 10 de Outubro. Diário da República n.º 234/2002, I Série A. Tribunal Constitucional. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 11/2008, de 23 de Maio. Diário da República n.º 99/2008, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 11/98, de 15 de Maio. Diário da República n.º 112/1998, I Série B. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 14/2009, de 21 de Agosto. Diário da República n.º 162/2009, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 14/92, de 4 de Julho. Diário da República n.º 152/1992, 1º Suplemento, I Série B. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 1-A/2009, de 5 de Janeiro. Diário da República n.º 2/2009, 1º Suplemento, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 2/2008, de 10 de Janeiro. Diário da República n.º 7/2008, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho. Diário da República n.º 120/2010, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 26/2012 de 21 de fevereiro. Diário da República n.º 37/2012, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 4/2008, de 5 de Fevereiro. Diário da República n.º 25/2008, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 58/94, de 22 de Setembro. Diário da República n.º 220/1994, I Série B. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 1/98, de 2 de Janeiro. Diário da República n.º 1/1998, I Série A. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 121/2005 de 26 de Julho. Diário da República n.º 142/2005, I Série A. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 126/2000 de 5 de Julho. Diário da República n.º 153/2000, I Série A. Ministério da Saúde. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho. Diário da República n.º 123/2012, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de Abril. Diário da República n.º 98/1990, 1º Suplemento, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 146/2013, de 22 de outubro. Diário da República n.º 204/2013, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 15/2007 de 19 de Janeiro. Diário da República n.º 14/2007, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 224/2006, de 13 de Novembro. Diário da República n.º 218/2006, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 229/2005, de 29 de Dezembro. Diário da República n.º 249/2005, I Série A. Ministério das Finanças e da Administração Pública. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 240/2001, de 30 de Agosto. Diário da República n.º 201/2001, I Série A. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 270/2009, de 30 de Setembro. Diário da República n.º 190/2009, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 28/2017, de 15 de março. Diário da República n.º 53/2017, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 41/2012, de 21 de fevereiro. Diário da República n.º 37/2012, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 75/2010, de 23 de Junho. Diário da República n.º 120/2010, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de maio. Diário da República n.º 99/2014, 1º Suplemento, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 9/2016, de 7 de março. Diário da República n.º 46/2016, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Despacho n.º 13981/2012, de 26 de outubro. Diário da República n.º 208/2012, II Série. Ministério da Educação e Ciência - Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. Lisboa.

Despacho n.º 21703/2006, de 25 de Outubro. Diário da República n.º 206/2006, II Série. Ministério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Lisboa.

Lei n.º 12/2016, de 28 de abril. Diário da República n.º 82/2016, I Série. Assembleia da República. Lisboa.

Lei n.º 16/2016, de 17 de junho. Diário da República n.º 115/2016, I Série. Assembleia da República. Lisboa.

Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro. Diário da República n.º 237/1986, I Série. Assembleia da República. Lisboa.

Lei n.º 5/73, de 25 de Julho. Diário do Governo n.º 173/1973, I Série. Presidência da República. Lisboa.

Lei n.º 7/2014, de 12 de fevereiro. Diário da República n.º 30/2014, I Série. Assembleia da República. Lisboa.

Published

2022-12-01

How to Cite

PAZOS ANIDO, M. Teacher performance appraisal in Pre-school, Primary and Secondary Education in Portugal: a brief historical perspective. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022011, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/709. Acesso em: 21 nov. 2024.