Evaluación de desempeño del profesorado de infantil, primaria y secundaria en Portugal
breve perspectiva histórica
Palabras clave:
Evaluación de desempeño, Profesores de infantil primaria y secundaria, Portugal, Política educativaResumen
La evaluación del desempeño docente es un asunto que genera interés entre los agentes educativos, los alumnos y la sociedad en general, por ser uno de los aspectos más importantes para garantizar y mejorar la calidad de la educación. Sin embargo, se trata de un proceso complejo y polémico, que en Portugal se ha ido modificando y perfilando a través de una intensa actividad legislativa registrada especialmente desde los años 90. En el siguiente artículo se presenta una breve perspectiva histórica a fin de comprender las bases del actual sistema de evaluación del profesorado de infantil, primaria y secundaria.
Descargas
Citas
ALVES, M. P.; CUNHA, P.; LOURENÇO, A. Afonso.; MONTEIRO, A. P. Perceção dos professores sobre a avaliação do desempenho docente. Revista Portuguesa de Educação, 31, núm. 1, 2018, p. 61-78. https://bit.ly/2WTXx1M
BAPTISTA, I. Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. Lisboa: Ministério da Educação - Conselho Científico para a Avaliação de Professores, 2011. Recuperado de https://bit.ly/3tABpW1
CARVALHO, E. M. Auto-Avaliação e Desenvolvimento Profissional Docente. Estudo Exploratório (Dissertação de Mestrado). Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, 2011. Recuperado de https://bit.ly/2R1wclb
COELHO, M. J. Avaliação de Desempenho Docente: Efeitos no Desenvolvimento Profissional (Dissertação de Mestrado). Instituto Politécnico de Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2013. Recuperado de https://bit.ly/3tABpW1
FERREIRA, C. A. Avaliação do Desempenho Docente. Espectativas dos professores (Dissertação de Mestrado). Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, 2006. Recuperado de https://bit.ly/2RGcKiZ
FLORES, M. A. Da avaliação de profesores: reflexões sobre o caso português. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, n. 2, p. 240-256, 2009. Recuperado de https://bit.ly/2MnoXmX
FLORES, M. A. (Org.). A avaliação de professores numa perspectiva internacional. Sentidos e implicações. Porto: Areal Editores, 2010.
GONÇALVES, M. E. Ramos. Avaliação de desempenho docente. Uma experiência, uma visão. (Relatório de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa, Viseu, 2013. Recuperado de https://bit.ly/2CC0HZJ
MORENO, C. A. Identidade profissional docente: perceções dos professores sobre a (des)motivação e a (in)satisfação. (Tese de doutoramento). Universidade Católica Portuguesa, 2019. Recuperado de https://bit.ly/2YZvmz4
ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICO (OCDE). TALIS 2018 Results (Volume II): Teachers and School Leaders as Valued Professionals, TALIS, OECD Publishing, París, 2020. Recuperado de https://doi.org/10.1787/19cf08df-en
ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICO (OCDE). 2014. Perspetivas das Políticas de Educação: Portugal. Recuperado de https://bit.ly/3nsqcpn
ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICO (OCDE). Synergies for Better Learning: An International Perspective on Evaluation and Assessment. OECD Reviews of Evaluation and Assessment in Education. OECD Publishing: París, 2013. Recuperado de https://bit.ly/2YJfsbM
PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e avaliação de Professores. Porto: Porto Editora, 1999.
RAMOS, C. A Importância da Avaliação do Desempenho dos Professores. In RAMOS, C. (dir.), Avaliação de Professores. Visões e Realidades. Actas da conferência internacional. Lisboa: Conselho Científico para a Avaliação de Professores, 2008, p. 11-16.
SANTIAGO, P.; DONALDSON, G.; LOONEY, A.; NUSCHE, D. OCDE Reviews of Evaluation and Assessment in Education: Portugal, 2012. Recuperado de https://bit.ly/2R8X4j4
SANTIAGO, P.; ROSEVEARE, D.; AMELSVOORT, G. VAN; MANZI, J.; MATTHEWS, P. Teacher Evaluation in Portugal. OCDE Review. OCDE Publishing: París, 2009. Recuperado de https://bit.ly/2FKz5p6
TOMÁS, I.; COSTA, J. A. Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 19, n.72, p. 457-484, jul./set. 2011. Recuperado de https://bit.ly/3C6cTPx
VISEU, S.; BARROSO, J. A carreira e a avaliação dos professores em Portugal: mudanças nos modos de regulação da educação. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 108-128, jan./abr. 2020. https://bit.ly/3BQqJpd
Legislación consultada
Acórdão n.º 345/2002 de 10 de Outubro. Diário da República n.º 234/2002, I Série A. Tribunal Constitucional. Lisboa.
Decreto Regulamentar n.º 11/2008, de 23 de Maio. Diário da República n.º 99/2008, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto Regulamentar n.º 11/98, de 15 de Maio. Diário da República n.º 112/1998, I Série B. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto Regulamentar n.º 14/2009, de 21 de Agosto. Diário da República n.º 162/2009, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto Regulamentar n.º 14/92, de 4 de Julho. Diário da República n.º 152/1992, 1º Suplemento, I Série B. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto Regulamentar n.º 1-A/2009, de 5 de Janeiro. Diário da República n.º 2/2009, 1º Suplemento, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto Regulamentar n.º 2/2008, de 10 de Janeiro. Diário da República n.º 7/2008, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho. Diário da República n.º 120/2010, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto Regulamentar n.º 26/2012 de 21 de fevereiro. Diário da República n.º 37/2012, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.
Decreto Regulamentar n.º 4/2008, de 5 de Fevereiro. Diário da República n.º 25/2008, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto Regulamentar n.º 58/94, de 22 de Setembro. Diário da República n.º 220/1994, I Série B. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 1/98, de 2 de Janeiro. Diário da República n.º 1/1998, I Série A. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 121/2005 de 26 de Julho. Diário da República n.º 142/2005, I Série A. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 126/2000 de 5 de Julho. Diário da República n.º 153/2000, I Série A. Ministério da Saúde. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho. Diário da República n.º 123/2012, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de Abril. Diário da República n.º 98/1990, 1º Suplemento, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 146/2013, de 22 de outubro. Diário da República n.º 204/2013, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 15/2007 de 19 de Janeiro. Diário da República n.º 14/2007, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 224/2006, de 13 de Novembro. Diário da República n.º 218/2006, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 229/2005, de 29 de Dezembro. Diário da República n.º 249/2005, I Série A. Ministério das Finanças e da Administração Pública. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 240/2001, de 30 de Agosto. Diário da República n.º 201/2001, I Série A. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 270/2009, de 30 de Setembro. Diário da República n.º 190/2009, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 28/2017, de 15 de março. Diário da República n.º 53/2017, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 41/2012, de 21 de fevereiro. Diário da República n.º 37/2012, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 75/2010, de 23 de Junho. Diário da República n.º 120/2010, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de maio. Diário da República n.º 99/2014, 1º Suplemento, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.
Decreto-Lei n.º 9/2016, de 7 de março. Diário da República n.º 46/2016, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.
Despacho n.º 13981/2012, de 26 de outubro. Diário da República n.º 208/2012, II Série. Ministério da Educação e Ciência - Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. Lisboa.
Despacho n.º 21703/2006, de 25 de Outubro. Diário da República n.º 206/2006, II Série. Ministério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Lisboa.
Lei n.º 12/2016, de 28 de abril. Diário da República n.º 82/2016, I Série. Assembleia da República. Lisboa.
Lei n.º 16/2016, de 17 de junho. Diário da República n.º 115/2016, I Série. Assembleia da República. Lisboa.
Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro. Diário da República n.º 237/1986, I Série. Assembleia da República. Lisboa.
Lei n.º 5/73, de 25 de Julho. Diário do Governo n.º 173/1973, I Série. Presidência da República. Lisboa.
Lei n.º 7/2014, de 12 de fevereiro. Diário da República n.º 30/2014, I Série. Assembleia da República. Lisboa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.