Evaluación de desempeño del profesorado de infantil, primaria y secundaria en Portugal

breve perspectiva histórica

Autores/as

  • Marta Pazos Anido Universidade do Porto

Palabras clave:

Evaluación de desempeño, Profesores de infantil primaria y secundaria, Portugal, Política educativa

Resumen

La evaluación del desempeño docente es un asunto que genera interés entre los agentes educativos, los alumnos y la sociedad en general, por ser uno de los aspectos más importantes para garantizar y mejorar la calidad de la educación. Sin embargo, se trata de un proceso complejo y polémico, que en Portugal se ha ido modificando y perfilando a través de una intensa actividad legislativa registrada especialmente desde los años 90. En el siguiente artículo se presenta una breve perspectiva histórica a fin de comprender las bases del actual sistema de evaluación del profesorado de infantil, primaria y secundaria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marta Pazos Anido, Universidade do Porto

Doctora en Ciencias del Lenguaje (Didáctica de Lenguas). Faculdade de Letras da Universidade do Porto. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4147-0888

Citas

ALVES, M. P.; CUNHA, P.; LOURENÇO, A. Afonso.; MONTEIRO, A. P. Perceção dos professores sobre a avaliação do desempenho docente. Revista Portuguesa de Educação, 31, núm. 1, 2018, p. 61-78. https://bit.ly/2WTXx1M

BAPTISTA, I. Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. Lisboa: Ministério da Educação - Conselho Científico para a Avaliação de Professores, 2011. Recuperado de https://bit.ly/3tABpW1

CARVALHO, E. M. Auto-Avaliação e Desenvolvimento Profissional Docente. Estudo Exploratório (Dissertação de Mestrado). Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, 2011. Recuperado de https://bit.ly/2R1wclb

COELHO, M. J. Avaliação de Desempenho Docente: Efeitos no Desenvolvimento Profissional (Dissertação de Mestrado). Instituto Politécnico de Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2013. Recuperado de https://bit.ly/3tABpW1

FERREIRA, C. A. Avaliação do Desempenho Docente. Espectativas dos professores (Dissertação de Mestrado). Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, 2006. Recuperado de https://bit.ly/2RGcKiZ

FLORES, M. A. Da avaliação de profesores: reflexões sobre o caso português. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, n. 2, p. 240-256, 2009. Recuperado de https://bit.ly/2MnoXmX

FLORES, M. A. (Org.). A avaliação de professores numa perspectiva internacional. Sentidos e implicações. Porto: Areal Editores, 2010.

GONÇALVES, M. E. Ramos. Avaliação de desempenho docente. Uma experiência, uma visão. (Relatório de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa, Viseu, 2013. Recuperado de https://bit.ly/2CC0HZJ

MORENO, C. A. Identidade profissional docente: perceções dos professores sobre a (des)motivação e a (in)satisfação. (Tese de doutoramento). Universidade Católica Portuguesa, 2019. Recuperado de https://bit.ly/2YZvmz4

ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICO (OCDE). TALIS 2018 Results (Volume II): Teachers and School Leaders as Valued Professionals, TALIS, OECD Publishing, París, 2020. Recuperado de https://doi.org/10.1787/19cf08df-en

ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICO (OCDE). 2014. Perspetivas das Políticas de Educação: Portugal. Recuperado de https://bit.ly/3nsqcpn

ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICO (OCDE). Synergies for Better Learning: An International Perspective on Evaluation and Assessment. OECD Reviews of Evaluation and Assessment in Education. OECD Publishing: París, 2013. Recuperado de https://bit.ly/2YJfsbM

PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e avaliação de Professores. Porto: Porto Editora, 1999.

RAMOS, C. A Importância da Avaliação do Desempenho dos Professores. In RAMOS, C. (dir.), Avaliação de Professores. Visões e Realidades. Actas da conferência internacional. Lisboa: Conselho Científico para a Avaliação de Professores, 2008, p. 11-16.

SANTIAGO, P.; DONALDSON, G.; LOONEY, A.; NUSCHE, D. OCDE Reviews of Evaluation and Assessment in Education: Portugal, 2012. Recuperado de https://bit.ly/2R8X4j4

SANTIAGO, P.; ROSEVEARE, D.; AMELSVOORT, G. VAN; MANZI, J.; MATTHEWS, P. Teacher Evaluation in Portugal. OCDE Review. OCDE Publishing: París, 2009. Recuperado de https://bit.ly/2FKz5p6

TOMÁS, I.; COSTA, J. A. Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 19, n.72, p. 457-484, jul./set. 2011. Recuperado de https://bit.ly/3C6cTPx

VISEU, S.; BARROSO, J. A carreira e a avaliação dos professores em Portugal: mudanças nos modos de regulação da educação. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 108-128, jan./abr. 2020. https://bit.ly/3BQqJpd

Legislación consultada

Acórdão n.º 345/2002 de 10 de Outubro. Diário da República n.º 234/2002, I Série A. Tribunal Constitucional. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 11/2008, de 23 de Maio. Diário da República n.º 99/2008, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 11/98, de 15 de Maio. Diário da República n.º 112/1998, I Série B. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 14/2009, de 21 de Agosto. Diário da República n.º 162/2009, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 14/92, de 4 de Julho. Diário da República n.º 152/1992, 1º Suplemento, I Série B. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 1-A/2009, de 5 de Janeiro. Diário da República n.º 2/2009, 1º Suplemento, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 2/2008, de 10 de Janeiro. Diário da República n.º 7/2008, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho. Diário da República n.º 120/2010, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 26/2012 de 21 de fevereiro. Diário da República n.º 37/2012, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 4/2008, de 5 de Fevereiro. Diário da República n.º 25/2008, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 58/94, de 22 de Setembro. Diário da República n.º 220/1994, I Série B. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 1/98, de 2 de Janeiro. Diário da República n.º 1/1998, I Série A. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 121/2005 de 26 de Julho. Diário da República n.º 142/2005, I Série A. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 126/2000 de 5 de Julho. Diário da República n.º 153/2000, I Série A. Ministério da Saúde. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho. Diário da República n.º 123/2012, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de Abril. Diário da República n.º 98/1990, 1º Suplemento, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 146/2013, de 22 de outubro. Diário da República n.º 204/2013, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 15/2007 de 19 de Janeiro. Diário da República n.º 14/2007, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 224/2006, de 13 de Novembro. Diário da República n.º 218/2006, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 229/2005, de 29 de Dezembro. Diário da República n.º 249/2005, I Série A. Ministério das Finanças e da Administração Pública. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 240/2001, de 30 de Agosto. Diário da República n.º 201/2001, I Série A. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 270/2009, de 30 de Setembro. Diário da República n.º 190/2009, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 28/2017, de 15 de março. Diário da República n.º 53/2017, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 41/2012, de 21 de fevereiro. Diário da República n.º 37/2012, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 75/2010, de 23 de Junho. Diário da República n.º 120/2010, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de maio. Diário da República n.º 99/2014, 1º Suplemento, I Série. Ministério da Educação e Ciência. Lisboa.

Decreto-Lei n.º 9/2016, de 7 de março. Diário da República n.º 46/2016, I Série. Ministério da Educação. Lisboa.

Despacho n.º 13981/2012, de 26 de outubro. Diário da República n.º 208/2012, II Série. Ministério da Educação e Ciência - Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. Lisboa.

Despacho n.º 21703/2006, de 25 de Outubro. Diário da República n.º 206/2006, II Série. Ministério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Lisboa.

Lei n.º 12/2016, de 28 de abril. Diário da República n.º 82/2016, I Série. Assembleia da República. Lisboa.

Lei n.º 16/2016, de 17 de junho. Diário da República n.º 115/2016, I Série. Assembleia da República. Lisboa.

Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro. Diário da República n.º 237/1986, I Série. Assembleia da República. Lisboa.

Lei n.º 5/73, de 25 de Julho. Diário do Governo n.º 173/1973, I Série. Presidência da República. Lisboa.

Lei n.º 7/2014, de 12 de fevereiro. Diário da República n.º 30/2014, I Série. Assembleia da República. Lisboa.

Descargas

Publicado

2022-12-01

Cómo citar

PAZOS ANIDO, M. Evaluación de desempeño del profesorado de infantil, primaria y secundaria en Portugal: breve perspectiva histórica. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022011, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/709. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.