Reimaginar a formação docente a partir de uma concepção interseccional

uma discussão decolonial

Autores

  • Nilton Tomelin Universidade Regional de Blumenau
  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau e Universidade da Região de Joinville

Palavras-chave:

Contribuições decoloniais, Formação docente, Interseccionalidade

Resumo

O artigo pretende identificar contribuições decoloniais à formação docente diante da intersecção entre educação, formação docente e diferentes campos do saber. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza teórica, cujos dados foram analisados a partir do paradigma indiciário. Com isso, é possível pensar em proposições à transformação da escola numa perspectiva de pluralidade de futuros. O texto aponta algumas proposições para um processo de ruptura com o atual modelo de escola, além de apresentar a interseccionalidade entre educação, formação docente e diferentes campos do saber historicamente consolidados.

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Biografia do Autor

Nilton Tomelin, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em educação e mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau e Universidade da Região de Joinville

Pós-doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora em educação pela Unvisersidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2023-04-03

Como Citar

TOMELIN, N.; RAUSCH, R. B. Reimaginar a formação docente a partir de uma concepção interseccional: uma discussão decolonial. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023008, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/843. Acesso em: 26 dez. 2024.