Reimaginar a formação docente a partir de uma concepção interseccional

uma discussão decolonial

Autores

  • Nilton Tomelin Universidade Regional de Blumenau
  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau e Universidade da Região de Joinville

Palavras-chave:

Contribuições decoloniais, Formação docente, Interseccionalidade

Resumo

O artigo pretende identificar contribuições decoloniais à formação docente diante da intersecção entre educação, formação docente e diferentes campos do saber. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza teórica, cujos dados foram analisados a partir do paradigma indiciário. Com isso, é possível pensar em proposições à transformação da escola numa perspectiva de pluralidade de futuros. O texto aponta algumas proposições para um processo de ruptura com o atual modelo de escola, além de apresentar a interseccionalidade entre educação, formação docente e diferentes campos do saber historicamente consolidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Tomelin, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em educação e mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau e Universidade da Região de Joinville

Pós-doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora em educação pela Unvisersidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Escola, Didática e Interculturalidade: desafios atuais. In: CANDAU, Vera Maria Ferrão (org.). Didática Crítica Intercultural. 2. reimp. Petrópolis: Vozes, 2018. p. 95- 119.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

DUSSEL, Enrique. Eurocentrismo y modernidade (Introducción a las Lecturas de Frankfurt). MIGNOLO, Walter (org.). Capitalismo y geopolítica del conocimiento: el eurocentrismo y la filosofia de la liberación en el debate intelectual contemporâneo. 2. ed. Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 57 – 70.

ESCOBAR, Arturo. Sentipensar con la tierra: nuevas lecturas sobre desarrollo, territorio y diferencia. Medellin: Ediciones Unaula, 2014. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/Colombia/escpos-unaula/20170802050253/pdf_460.pdf. Acesso em: 7 nov. 2022.

FANON, Frantz. Los condenados de la tierra. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 2003.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GROSFOGUEL, Ramón. Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos paradigmas da esquerda ocidentalizada. BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (org.). Decolonialidade epensamento afrodiaspórico. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 107-126.

MIGNOLO, Walter. Histórias globais, projetos locais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Colaboração: Yara Alvim. Salvador: SEC/IAT, 2022.

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato si’ sobre o cuidado da casa comum. Vaticano, 24 maio 2015. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/dam/francesco/pdf/encyclicals/ documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si_po.pdf. Acesso: 17 jan. 2017.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. (org.). El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre, 2007. p. 93-126.

SANTOS, Boaventura de Sousa Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 63, p. 237-280, out. 2002. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/1285. Acesso em: 20 mar. 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 29 – 67.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022.

WALSH, Catherine. Introducion - (Re) pensamiento crítico y (de) colonialidad. WALSH, Catherine. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial: reflexiones latinoamericanas. Quito: Abya-yala, 2005. p. 13-35.

WALSH, Catherine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. CANDAU, Vera Maria Ferrão. (org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12 – 42.

Downloads

Publicado

2023-04-03

Como Citar

TOMELIN, N.; RAUSCH, R. B. Reimaginar a formação docente a partir de uma concepção interseccional: uma discussão decolonial. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023008, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/843. Acesso em: 7 maio. 2024.