Aprender a ensinar com cinema

criação e possibilidades pedagógicas no trajeto docente

Autores

  • Adriana Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Valeska Maria Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Cinema. Docência. Aprender. Feedback. Reinvenção.

Resumo

O artigo aponta possibilidades de reinvenção da docência através do cinema e linguagem audiovisual como dispositivo pedagógico, observando o trajeto docente por meio do aprender a ensinar atravessando elementos da linguagem audiovisual presentes nas práticas da pedagogia do Inventar com a Diferença, projeto de cinema, educação e direitos humanos criado por pesquisadores   da Universidade Federal Fluminense. Aborda reflexões sobre reconhecer-se, e reinventar-se como docente. Traz o recorte da comunicação e do audiovisual ao encontrar-se com a educação.       Observa aspectos voltados para o trajeto percorrido na vida docente, permeado pelo termo “ecossistema de formação”, contextualizando a ferramenta feedback aplicada na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Educadora Audiovisual, Bacharel em comunicação social-Urcamp (2001), Especialista em comunicação & educação e suas interfaces-Urcamp (2006), Mestra em patrimônio cultural-UFSM (2020), doutoranda no PPGE-Universidade Federal de Santa Maria. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3975-64

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria, orientadora da tese no Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8295-1007

Referências

ALMEIDA, Maria do Carmo Souza de. Prática educomunicativa com o cinema nas licenciaturas. 2014. 189 p. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2014.

ALVEZ, Dayane. Cinema e educação: projeto da UFF aproxima Brasil e América Latina. In: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Notícias. Niterói, RJ: UFF, 2017. Disponível em: https://www.uff.br/?q=noticias/08-06-2017/cinema-e-educacao-projeto-da-uff-aproxima-brasil-e- america-latina. Acesso em: 15 jan. 2023.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro, RJ: Booklink - CINEADLISE-FE/UFRJ, 2008.

BRANCHER, Vantoir Roberto, OLIVEIRA, Valeska Fortes de: Formação de Professores em Tempos de Incerteza Imaginários, narrativas e processos autoformadores. Anhangabaú - Jundiaí-SP: Editorial Paco, 2017.

COUTINHO, Alves Mario; SOUTTO, Ana Lúcia. Godard e a educação. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2013.

HATTIE, John; TIMPERLEY, Helen. The power of Feedback. Review of Educational Research. Universidade de Auckland, março de 2007, vol. 77, nº 1, pp. 81–112. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/003465430298487. Acesso em: 15 jan. 2023.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre, RS: EdiPUCRS. 2010.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. Rio Grande do Norte/São Paulo: EDUFRN/Paulus, 2010.

MIGLIORIN, Cezar [et al]. Cadernos de Inventar: cinema, educação e direitos humanos. Niterói RJ: EDG, 2016.

MOURAZ, Ana. Re-valorizar o feedback como estratégia para reinventar a docência no ensino superior. Seminário Reinventar a docência. Universidade Federal de Santa Maria (Brasil). 12 de janeiro de 2023. Disponível em: https://meet.google.com/yed-obrx-gqn; https://ead06.proj.ufsm.br/pluginfile.php/4369937/mod_resource/content/1/revalorizar%20o%20fee dback%20no%20ensino%20superior%20uni%20st%20maria.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.

NÓVOA, Antonio. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação v. 27 e270129. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TBsRtWkP7hx9ZZNWywbLjny/citation/. Acesso em: 15 jan. 2023.

SANTÀNNA, Armando. Propaganda, teoria, técnica e prática. São Paulo, SP: Editora Pioneira, 1999.

SOUTO, Marta. URI: Grupos y dispositivos de formación. Buenos Aires: Editora Novedades Educativas, 2005.

VASCONCELLOS, V. A. S.; OLIVEIRA, V. F. Experiências estéticas na docência: o cinema como dispositivo formativo. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.20, n.42, p. 405-420, mai./ago. 2014.

Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4322. Acesso em: 15 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

FERREIRA, A.; FORTES DE OLIVEIRA, V. M. Aprender a ensinar com cinema: criação e possibilidades pedagógicas no trajeto docente. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023004, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/876. Acesso em: 19 abr. 2024.