Aprender a ensinar com cinema
criação e possibilidades pedagógicas no trajeto docente
Palavras-chave:
Cinema. Docência. Aprender. Feedback. Reinvenção.Resumo
O artigo aponta possibilidades de reinvenção da docência através do cinema e linguagem audiovisual como dispositivo pedagógico, observando o trajeto docente por meio do aprender a ensinar atravessando elementos da linguagem audiovisual presentes nas práticas da pedagogia do Inventar com a Diferença, projeto de cinema, educação e direitos humanos criado por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense. Aborda reflexões sobre reconhecer-se, e reinventar-se como docente. Traz o recorte da comunicação e do audiovisual ao encontrar-se com a educação. Observa aspectos voltados para o trajeto percorrido na vida docente, permeado pelo termo “ecossistema de formação”, contextualizando a ferramenta feedback aplicada na educação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria do Carmo Souza de. Prática educomunicativa com o cinema nas licenciaturas. 2014. 189 p. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2014.
ALVEZ, Dayane. Cinema e educação: projeto da UFF aproxima Brasil e América Latina. In: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Notícias. Niterói, RJ: UFF, 2017. Disponível em: https://www.uff.br/?q=noticias/08-06-2017/cinema-e-educacao-projeto-da-uff-aproxima-brasil-e- america-latina. Acesso em: 15 jan. 2023.
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro, RJ: Booklink - CINEADLISE-FE/UFRJ, 2008.
BRANCHER, Vantoir Roberto, OLIVEIRA, Valeska Fortes de: Formação de Professores em Tempos de Incerteza Imaginários, narrativas e processos autoformadores. Anhangabaú - Jundiaí-SP: Editorial Paco, 2017.
COUTINHO, Alves Mario; SOUTTO, Ana Lúcia. Godard e a educação. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2013.
HATTIE, John; TIMPERLEY, Helen. The power of Feedback. Review of Educational Research. Universidade de Auckland, março de 2007, vol. 77, nº 1, pp. 81–112. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/003465430298487. Acesso em: 15 jan. 2023.
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre, RS: EdiPUCRS. 2010.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. Rio Grande do Norte/São Paulo: EDUFRN/Paulus, 2010.
MIGLIORIN, Cezar [et al]. Cadernos de Inventar: cinema, educação e direitos humanos. Niterói RJ: EDG, 2016.
MOURAZ, Ana. Re-valorizar o feedback como estratégia para reinventar a docência no ensino superior. Seminário Reinventar a docência. Universidade Federal de Santa Maria (Brasil). 12 de janeiro de 2023. Disponível em: https://meet.google.com/yed-obrx-gqn; https://ead06.proj.ufsm.br/pluginfile.php/4369937/mod_resource/content/1/revalorizar%20o%20fee dback%20no%20ensino%20superior%20uni%20st%20maria.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.
NÓVOA, Antonio. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação v. 27 e270129. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TBsRtWkP7hx9ZZNWywbLjny/citation/. Acesso em: 15 jan. 2023.
SANTÀNNA, Armando. Propaganda, teoria, técnica e prática. São Paulo, SP: Editora Pioneira, 1999.
SOUTO, Marta. URI: Grupos y dispositivos de formación. Buenos Aires: Editora Novedades Educativas, 2005.
VASCONCELLOS, V. A. S.; OLIVEIRA, V. F. Experiências estéticas na docência: o cinema como dispositivo formativo. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.20, n.42, p. 405-420, mai./ago. 2014.
Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4322. Acesso em: 15 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.