A formação de professores numa perspetiva decolonial planetária

análise dos princípios e paradigmas educacionais no contexto moçambicano

Autores

  • Laurentino Américo Nhacuongue Universidade Save
  • Maria Verónica Mapatse Universidade Save

Palavras-chave:

Formação de professores. Paradigmas educacionais. Decolonialidade

Resumo

Com este artigo, buscou-se discutir as premissas para a conceção de planos curriculares de formação de professores, numa perspetiva virada a decolonialidade planetária, no contexto moçambicano. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa com orientação analítico-descritiva, mediante análise documental das orientações curriculares para a formação de professores. Constituiu resultado, o reconhecimento da relevância da compreensão das premissas que norteiam a formação de professores, na análise do tipo de educação que se espera, no real contexto da decolonialidade planetária. Continuam evidentes as marcas da colonialidade inspirada no paradigma tradicional em vários contextos de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurentino Américo Nhacuongue, Universidade Save

Mestrando em Educação Currículo na Universidade Save-Gaza. Possui graduação em Ensino de Informática pela Universidade Católica de Moçambique-Beira (2019).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3051-5761

Maria Verónica Mapatse, Universidade Save

Doutora em Educação/Currículo. Docente da área de Metodologias de Ensino de Geografia, Metodologia de Investigação Científica e Formação de Professores e Supervisão  Pedagógica na Universidade Save- Moçambique. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4974-5754

Referências

ARAÚJO, M. V. e BARROS, D. Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas no município de Aquiraz. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 05, Vol. 06, pp. 56-201. Maio, 2019. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/2019/06/praticas-pedagogicas.pdf, consultado aos 16.10.2022;

BAGETTI ZEIFERT, A. P., & AGNOLETTO, V. O PENSAMENTO DESCOLONIAL E A TEORIA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS: saberes e dignidade nas sociedades latino-americanas. Revista Húmus, 9(26), 2019. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/12077 , consultada aos 26 de Março de 2023;

BAZANA, J.R, BARTH, M. M, NONENMECHER, S.E.B, CHAVES, T.V, RAVÁSIO, M. H. Paradigmas Presentes na Formação Inicial de Professores de Química: reflexões a partir da observação de uma actividade experimental. Revista Insignare Scientia. Vol.3, n. 1. Jan./Abr. 2020. 132-147pp;

DEMARCHI, Thyara Antonielle & RAUSCH, Rita Buzzi. PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA FINLÂNDIA. CAPES. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de Outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt08-3584.pdf, consultada aos 14 de Outubro de 2022

DIAS, H. N. Diversidade cultural e educação em Moçambique. V!RUS, São Carlos, 2010, n.4. Disponível em: <http://www.nomads.usp.br/virus/virus04/?sec=4&item=4&lang=pt>. Acesso em: 30 Maio de 2022;

FEDEL, T.R.B., BEHRENS, M.P. Princípios para a formação docente e para repensar o papel da educação atual à luz do paradigma da complexidade. Revista e-Curriculum, São Paulo, 2019. v.17, n.4, p. 1808-1836 out./dez. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1808-1836. Acesso aos 04.Set.2022;

FONTES, C. Paradigmas e Modelos na Formação de Professores. NAVEGANDO NA EDUCAÇÃO. (s.d). Disponível em: http://www.filorbis.pt/educar/modformacao.htm, Consultado aos 17.Out.2022.

INDE/MINED-Moçambique, PLANO CURRICULAR: Curso de Formação de Professores Primários e Educação de Adultos, Maputo, 2019;

INDE-MINED, Moçambique. Estratégias de implementação do novo currículo. Maputo, 2003;

LANGA, E. M. Desafios da formação dos Professores em Moçambique In : COOPEDU IV — Cooperação e Educação de Qualidade : Livro de Atas [en ligne]. Lisboa, 2019: Centro de Estudos Internacionais. p.347-358. Disponível em : http://books.openedition.org/cei/1177, consultado em 18.Out.2022;

MIGNOLO, W. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Editora UFMG. Paris. 2003. Disponível em: https://monoskop.org/images/7/7e/Mignolo_Walter_D_Historias_locais_projetos_globais_2003.pdf, Consultado 25 de Março de 2023.

RIBEIRO, D.e GAIA, R. da S. P. Uma perspectiva decolonial sobre formação de professores e educação das relações étnico-raciais. Linhas Críticas, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, v. 27 (2021), pp. 1-16.

SANTIAGO, E. Cultura Moçambicana. InfoEscola. 2012. Disponível em http://www.infoescola.com/cultura/cultura/-mocambicana/ Acesso em: 09 Jul.2022.

MOÇAMBIQUE. Assembleia da República. Lei 18/2018. Sistema Nacional de Educação. Boletim da República, Maputo, n. 254 (série), 28 de Dezembro 2018. Maputo: Impressa Nacional, 2018.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

NHACUONGUE, L. A.; MAPATSE, M. V. A formação de professores numa perspetiva decolonial planetária: análise dos princípios e paradigmas educacionais no contexto moçambicano. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023007, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/921. Acesso em: 21 nov. 2024.