A formação de professores numa perspetiva decolonial planetária

análise dos princípios e paradigmas educacionais no contexto moçambicano

Autores

  • Laurentino Américo Nhacuongue Universidade Save
  • Maria Verónica Mapatse Universidade Save

Palavras-chave:

Formação de professores. Paradigmas educacionais. Decolonialidade

Resumo

Com este artigo, buscou-se discutir as premissas para a conceção de planos curriculares de formação de professores, numa perspetiva virada a decolonialidade planetária, no contexto moçambicano. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa com orientação analítico-descritiva, mediante análise documental das orientações curriculares para a formação de professores. Constituiu resultado, o reconhecimento da relevância da compreensão das premissas que norteiam a formação de professores, na análise do tipo de educação que se espera, no real contexto da decolonialidade planetária. Continuam evidentes as marcas da colonialidade inspirada no paradigma tradicional em vários contextos de educação.

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Biografia do Autor

Laurentino Américo Nhacuongue, Universidade Save

Mestrando em Educação Currículo na Universidade Save-Gaza. Possui graduação em Ensino de Informática pela Universidade Católica de Moçambique-Beira (2019).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3051-5761

Maria Verónica Mapatse, Universidade Save

Doutora em Educação/Currículo. Docente da área de Metodologias de Ensino de Geografia, Metodologia de Investigação Científica e Formação de Professores e Supervisão  Pedagógica na Universidade Save- Moçambique. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4974-5754

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

NHACUONGUE, L. A.; MAPATSE, M. V. A formação de professores numa perspetiva decolonial planetária: análise dos princípios e paradigmas educacionais no contexto moçambicano. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023007, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/921. Acesso em: 3 nov. 2024.