Entre a militância e a gestão
sentidos da docência na educação de jovens e adultos (EJA) a partir de trajetórias formativas de professoras de Montes Claros
Paraules clau:
Educação de Jovens e Adultos (EJA)., formação docente, Narrativas de Professores, saberes da experiência, identidade profissional docenteResum
Este artigo analisa os sentidos atribuídos à docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir das narrativas formativas de duas professoras da rede pública do município de Montes Claros/MG. Com trajetórias distintas, uma voltada à militância político-pedagógica e outra vinculada à institucionalização da prática docente, as participantes revelam formas plurais de construir a identidade profissional na EJA. A investigação inscreve-se em uma abordagem qualitativa, ancorada na pesquisa biográfico-narrativa (Monteagudo, 2014; Nóvoa, 2007), fundamentada em entrevistas narrativas (Bauer e Gaskell, 2002) e analisadas por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). A partir das categorias de identidade docente, experiências formativas, práticas pedagógicas e sentidos atribuídos à EJA, foram identificadas convergências e contrastes entre as concepções educacionais e as práticas das professoras. Os resultados evidenciam que a docência na EJA é atravessada por disputas simbólicas, políticas e pedagógicas, expressando diferentes modos de interpretar a modalidade, seus sujeitos e seus objetivos. O estudo reafirma a importância de escutar as trajetórias docentes como dispositivo formativo e de valorização da EJA como campo específico de atuação profissional.
Descàrregues
Referències
ARROYO, Miguel González. Formar educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leoncio (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica; SECAD/MEC; Unesco, 2006. p.17-32.
ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leoncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p.19-50.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
DI PIERRO, Maria Clara. A educação de jovens e adultos entre dois mundos. Cadernos CEDES, Campinas, v. 21, n. 55, p. 117–131, 2001.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FONTANA, Roseli. Como nos tornamos professoras? Campinas: Papirus, 2011.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GAZETA NORTE MINEIRA. Educação de Jovens e Adultos é prioridade em Montes Claros. Gazeta Norte Mineira, 13 jul. 2022. Disponível em: https://gazetanm.com.br/educacao-de-jovens-e-adultos-e-prioridade-em-montes-claros. Acesso em: 26 maio 2025.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTICA (IBGE). Censo Demográfico 2022: Alfabetização - Resultados do universo. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/. Acesso em: 27 maio 2025.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Porto: Porto Editora, 2004.
MEIHY, José Carlos S. B. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 2005.
MONTEAGUDO, María Luz. Sentido, formação e narrativa. In: PASSEGGI, Maria da Conceição (org.). Sentidos e trajetórias de vida e formação. Natal: EDUFRN, 2014. p.71–90.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2007.
PAIVA, Jane Soares de. Educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades das políticas públicas. Petrópolis: Vozes, 2013.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A narrativa como recurso de pesquisa e de formação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 1, n. 1, p.13–32, 2011.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira.; EITERER, Carmem Lúcia. Educação de Jovens e Adultos entre a regulação e a emancipação: dimensões de uma prática educativa em disputa. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, Salvador, v. 10, n. 19, p.14–31, 2023.
SOUZA, Elizeu Clementino de. A narrativa como possibilidade de produção de sentidos na formação de professores. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 31, n. 2, p.69–88, jul./dez. 2006.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002
Entrevistas narrativas:
PROFESSORA ALINE. Entrevista concedida à pesquisadora. Montes Claros, abr. 2025.
PROFESSORA HELENA. Entrevista concedida à pesquisadora. Montes Claros, abr. 2025.
Descàrregues
Publicades
Com citar
Número
Secció
Llicència
Drets d'autor (c) 2025 Revista Internacional de Formação de Professores

Aquesta obra està sota una llicència internacional Creative Commons Reconeixement-NoComercial-CompartirIgual 4.0.


Este trabalho está licenciado sob uma licença