O uso de narrativas reflexivas na formação de professores: evidências da mobilização de saberes docentes e da consciência crítica

Authors

  • Mariana Tambellini Faustino UFABC
  • Rosana Louro Ferreira Silva Universidade de São Paulo

Keywords:

: Formação Continuada, Saberes docentes, Alfabetização Midiática, Educação Ambiental, Narrativas reflexivas.

Abstract

During their professional careers, teachers construct and re-signify their teaching knowledge, and moments of continuing education are especially conducive to such mobilization. This study aims to identify how the elaboration of reflective narratives and their collective discussion bring elements of the construction and restructuring of teaching knowledge by teachers participating in a training course on Critical Environmental Education and Media Literacy. To this end, we developed a qualitative study that analyzed 27 reflective narratives and the discussion established by the teachers during a conversation circle after writing the reports. It was possible to perceive that the teachers were able to reflect and re-evaluate their own practices, became aware that they were still professionals in training, and established relationships between personal knowledge, school knowledge, and teaching experience. We also showed that, by exchanging experiences, successes, and difficulties, new knowledge was constructed by the teachers and much of the knowledge already acquired was re-signified.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rosana Louro Ferreira Silva, Universidade de São Paulo

Coordenadora do grupo e docente da área de Ensino de Biologia do departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - IBUSP. Atualmente sou diretora da regional I da Associação Brasileira de Ensino de Biologia-SBEnBio. Oriento no programa de pós graduação "Interunidades em Ensino de Ciências" da USP e no Programa de Mestrado Profissional em Conservação da Fauna, da Universidade Federal de São Carlos/Fundação Parque Zoológico de São Paulo, atuo em ensino e pesquisa principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de Zoologia, educação para a biodiversidade, mídia e ensino de biologia e formação de professores de Ciências e Biologia

References

ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, I. (Org). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.

ALTARUGIO, M. H. Da prática do sujeito ao sujeito da prática: uma trajetória para a busca de um sentido próprio acerca da reflexão docente. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (Org). 20 anos sem Donald Schön: o que aconteceu com o professor reflexivo? São Paulo: Edições Hipótese, 2017.

ALTARUGIO, M. H. Ações e Reflexões de formadores de professores: questionamentos e proposições para o atual modelo de formação continuada. Curitiba: Appris, 2014

ALTARUGIO, M. H.; VILLANI, A. MRECH, L. M. FALJONI-ALÁRIO, A. Educar para a realidade: um desafio na formação de professores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.5, n.1, p.17-36, 2005.

ARROIO. A., Is media literacy an urgent issue in education for all? Problems of education in the 21th century, v.75, n.5, 416 - 418, 2017.

AUTORA, 2020

AUTORA, 2018

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 2010. 335p. 192

CARVALHO, A. M. P. Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In: SANTOS, F. M. T.; GRACA, I. M., A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí – RS: Editora Unijuí, 2011. 440p.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3ed. Porto Alegre: Pensa, 2014.

FREIRE, P. A pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. 17ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001a.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 30ªed, São Paulo: Paz e Terra, 2001b. 194

KLOSTERMAN, M. L.; SADLER, T. D.; BROWN, J. Science Teachers’ Use of Mass Media to Address Socio-Scientific and Sustainability Issues. Research in Science Education, v. 42, n. 1, p. 51–74, 2012. 195

KOEHLER, M. J., MISHRA, P. Whats is technological Pedagogical Content Knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, Charlottesville 9(1), p.60 - 70, 2009.

LEONEL, A. A., GOMES, V., KOERICH, V., SCHWERTL, S. L. Formação de professores na perspectiva da mídia educação. Ensino de ciências e tecnologia em revista. v.9, n.1, 2019.

MORICONI, G. M.; DAVIS, C. L. F.; TARTUCE, G. L.; NUNES, M. M. R.; ESPOSITO, Y. L ; SIMIELLI, L. E. R. ; TELES, N. C. G. Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. Coleção Textos FCC (Online), São Paulo : FCC, 2017, 64p.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.1 - 27. Disponível em: < http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf>. Acesso em 04 de julho de 2017.

OCA-LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E POLÍTICA AMBIENTAL. Café compartilha: desafios e potencialidades instaladas na sociedade para a formulação e execução de políticas públicas de educação. In: RAYMUNDO, M. H. A.; BRIANEZI, T.; SORRENTINO, M. Como construir políticas públicas de educação ambiental para sociedades sustentáveis? São Carlos: Diagrama Editorial, 2015. p. 20-27.

SANTOS, J. O. C., Perspectiva crítico-reflexiva e colaboração na formação do professor. Rev. Int. de Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 4, n.1, p. 85-99, jan./mar., 2019.

SAUVÉ, L. Perspectivas curriculares para la formación de formadores en educacíon ambiental. Centro Nacional de Educación Ambiental. 2004. Disponivel em: https://www.miteco.gob.es/es/ceneam/articulos-de-opinion/2004_11sauve_tcm30-163438.pdf

SAUVÉ, L. Complexité et diversité du champ de l’éducation relative à l’environnement. Chemin de traverse - Revue transdisciplinaire en éducation à l'environnement. 3, 51-62, 2006.

SILVA, R. L. F. O meio ambiente por trás da tela: estudo das concepções de educação ambiental dos filmes da TV Escola. 2007. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2007.

SILVA, R. L. F. Leitura de imagens da mídia e educação ambiental: contribuições para a formação de professores. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 26, n.02, p.277-298, 2010.

SILVA, R. L. F.; SCHERK, L. Z. de L. Formação ambiental em contexto escolar: possibilidades de construção coletiva. In: Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 8., 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UNIRIO e UFRJ, 2015. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2015_anais/pdfs/plenary/219.pdf Acesso: 17/07/2017.

TARDIF, M. Saberes Docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2011. 325p.

TEIXEIRA, P. M. M.; NETO, J. M. Uma tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Ciênc, Educa. Bauru, v.23, n.4, p.1055 - 1076, 2017.

TOZONI-REIS, M. F. de C. Temas ambientais como “ temas geradores” contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar, Curitiba, n.27, p.93-110, 2006.

VEIGA, I, P, A. Docência como atividade profissional. In: VEIGA I, P, A., D´ÁVILA, C. Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas – SP: Editora Papirus, 2008. 176p.

Published

2024-11-11

How to Cite

TAMBELLINI FAUSTINO, M.; LOURO FERREIRA SILVA, R. O uso de narrativas reflexivas na formação de professores: evidências da mobilização de saberes docentes e da consciência crítica. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1932. Acesso em: 22 nov. 2024.