O uso de narrativas reflexivas na formação de professores: evidências da mobilização de saberes docentes e da consciência crítica
Palavras-chave:
: Formação Continuada, Saberes docentes, Alfabetização Midiática, Educação Ambiental, Narrativas reflexivas.Resumo
Durante sua trajetória profissional, os professores constroem e ressignificam seus saberes docentes, sendo os momentos de formação continuada especialmente propícios para tal mobilização. Este trabalho tem como objetivo identificar como a elaboração de narrativas reflexivas e a sua discussão coletiva trazem elementos da construção e reestruturação de saberes docentes por professores participantes de uma formação sobre Educação Ambiental Crítica e Alfabetização Midiática. Para tal, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo que analisa 27 narrativas reflexivas e a discussão estabelecida pelos professores durante uma roda de conversa posterior à escrita das narrativas. Foi possível perceber que os professores conseguiram refletir e reavaliar suas próprias práticas, tomaram consciência de ainda serem profissionais em formação e estabeleceram relações entre saberes pessoais, escolares e da experiência docente. Evidenciamos também que, ao trocarem experiências, sucessos e dificuldades, novos saberes foram construídos pelos professores e muitos dos saberes já concretizados foram ressignificados.
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