La nueva política de formación del profesorado

na visión general del programa de residencia pedagógica

Autores/as

  • Mikaella Rocchigiani Magnavita Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Fontes, S. S. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Siqueira, M. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Palabras clave:

Residencia Pedagógica, Formación de profesores, Formación inicial

Resumen

El objetivo de este estudio fue investigar las relaciones existentes entre los Avisos CAPES 06/2018 y 01/2020 sobre Residencia Pedagógica, haciendo consideraciones sobre los puntos y contrapuntos en estos documentos. Se realizó un análisis cualitativo, y los instrumentos para la obtención de la información fueron los avisos antes mencionados. Se constató que el programa tiene obstáculos desde su génesis, extendiéndose hasta la actualidad, también se observa que existen avances y retrocesos presentes en lo aviso 2020. Por lo tanto, es necesario que las voces que abogan por la continuidad del programa resuen y se movilicen produciendo investigaciones que señalen la pertinencia y revelen las adversidades del programa

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mikaella Rocchigiani Magnavita, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Ciências Biológicas e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7771-3074.

Fontes, S. S., Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

[1] Licenciada em Química e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9116-6780

Siqueira, M. , Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutor em Educação. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2165-4244

Citas

ABE, R. S.; ARRUDA, S. M.; LUCAS, L. B.; LIMA, M. I. O desenvolvimento do interesse da docência no contexto do Programa da Residência Pedagógica em Ciências Biológicas. Educação em Foco, v. 24, n. 42, p. 279-299, 2021.

AGUIAR, M. A. S. Políticas de educação em questão: retrocessos, desafios e perspectivas. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, p. 618-620, 2020.

ANDRÉ, M. E. D. A. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. Obra original publicada em, 1977.

BRASIL. Constituição (1988). Capítulo III-Da Educação, da Cultura e do Desporto. Seção I - Da Educação, Art. 207. Disponível em https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_18.02.2016/art_207_.asp. Acessado dia 29 de maio de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica.2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 1. Brasília: Ministério da Educação, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Política Nacional de Formação de Professores. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 259, de 17 dezembro de 2019. Brasília: Ministério da Educação, 2019a.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Brasília: MEC, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 02, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Brasília: MEC, 2019b.

CARNEIRO, K. T.; SILVA, B. A. R.; REIS, F. P. G. As implicações do Programa de Residência Pedagógica para formação docente: das narrativas à (re) elaboração do trabalho pedagógico no ensino da Educação Física. Educação (UFSM), v. 46, n. 1, p. 58-1-33, 2021.

FARIA, J. B.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019.

GARCIA, C. M. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente, 1 (1), 109-131, 2009.

GARCIA, C. M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação docente, 2 (3), 11-49, 2010.

GATTI, B.A; BARRETTO, E.S.S.; ANDRÉ, M.E.D.A.; ALMEIDA, P.C.A. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília, UNESCO, 2019.

GONÇALVES, S. R. V.; MOTA, M. R. A.; ANADON, S. B. A Resolução CNE/CP N. 2/2019 e os Retrocessos na Formação de Professores. Revista Formação em Movimento, v. 2, n. 4, p. 360-379, 2020.

GUEDES, M. Q. A nova política de formação de professores no Brasil: enquadramentos da base nacional comum curricular e do programa de residência pedagógica. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, v. 9, n. 1, p. 90-99, 2019.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, C. R. N. A. Gênero, trabalho e cidadania: função igual, tratamento salarial desigual. Revista Estudos Feministas, v. 26, 2018.

NOTAS DAS ENTIDADES. Manifestação das entidades educacionais sobre a política de formação de professores anunciada pelo MEC. 2018. Disponível em <http://www.anped.org.br/news/manifestacao-das-entidades-educacionais-sobre- politica-de-formacao-de-professores-anunciada> Acesso em 15 de maio de 2021.

NÓVOA, A. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

ROCHA, G.B.; SILVA, M.A.A.; SILVA, J.G.S. Algumas lacunas na Formação Inicial: O que dizem os egressos de uma licenciatura? Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP). Itapetininga, p.17-36, 2021.

ROCHA, L. F.; FERREIRA, O. S.; PIRES, D. A. T. Programa Residência Pedagógica: Análise a partir dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Química. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, v. 2, n. 5, 2020.

SANTANA, F. C. M.; BARBOSA, J. C. O dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020.

SANTOS, M. R. M.; SIQUEIRA, M. R. P. Tendências sobre o Programa de Residência Pedagógica no Ensino de Ciências: um levantamento bibliográfico em periódicos. Editora Realize: Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2021.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Penso Editora, 2009.

SILVA, K. A. C. P.; CRUZ, S. P. A residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistência. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, 2018.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TAVARES, A; SOUSA, K; CRUZ, K. Residência pedagógica e formação docente em debate inicial. Natal,RN, Editora IFRN, 2019.

TINTI, D. S.; SILVA, J. F.; FARIAS, R. A. Cenário da distribuição de cotas para Residentes do Edital 01/2020 da CAPES. Epistemologia e Práxis Educativa-EPEduc, v. 4, n. 2, 2021.

VELOSO, F. S.; PIVOVAR, A. Residência pedagógica nas IES: programa de aperfeiçoamento do estágio curricular obrigatório? Formação Docente, v. 13, n. 26, p. 187-200, 2021.

UCZAK, L. H.; BERNARDI, L. M.; ROSSI, A. J. O governo Temer e a asfixia dos processos de democratização da educação. Educação (Santa Maria). Santa Maria, RS. v. 45, 2020.

Publicado

2022-12-05

Cómo citar

MAGNAVITA, M. R.; SILVA FONTES, S. S.; SIQUEIRA, M. La nueva política de formación del profesorado: na visión general del programa de residencia pedagógica. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022012, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/627. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.