O que pode a Didática?

Reflexões em torno do convite à aprendizagem

Autores

  • Maria Amélia Santoro Franco Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

Didática. Pedagogia. prática docente.

Resumo

O presente artigo, tecido de forma ensaística, pretende responder à seguinte questão: o que pode a Didática nos tempos atuais? E mais que isso: como a Didática pode dar sentido às atividades docentes concretizadas no espaço/tempo de estar em aula? Realça as articulações entre Didática e Pedagogia, num processo articulado pelas práticas pedagógicas, explorando as contradições do convite à aprendizagem como um dos pilares fundamentais da prática Didática. Conclui considerando que a Didática, como Teoria de Ensino, valorizará a compreensão de que não há ensino fora do sujeito que interpreta.

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Biografia do Autor

Maria Amélia Santoro Franco, Universidade Católica de Santos

Professora/pesquisadora Universidade Católica de Santos. Pesquisadora CNPq. Doutora em Educação. Pós-doutora em pedagogia. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3867-5452

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Publicado

2023-07-18

Como Citar

FRANCO, M. A. S. O que pode a Didática? Reflexões em torno do convite à aprendizagem. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023014, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1133. Acesso em: 25 nov. 2024.

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