Uso do portfólio como instrumento de avaliação na educação superior

Autores

  • Fabiane Nunes Gonçalves
  • Daniela Fernandes Pacheco
  • Ricardo Luiz de Bittencourt Universidade do Extremo Sul Catarinense

Palavras-chave:

Universidade. Pedagogia universitária. Ensino. Avaliação. Portfólio.

Resumo

A universidade é vista como o ambiente formador de pessoas na busca pelo conhecimento com
estímulo à curiosidade, à ousadia e à iniciativa. Com a necessidade de adequar e expandir esse processo de formação, inúmeros pesquisadores têm se esforçado para compreender o papel da universidade enquanto formadora de professores. A formação de professores é um tema que acompanha a história da educação e suas
constantes modificações. Nesse aspecto o portfólio tem sido visto como uma proposta promissora na avaliação ensino/aprendizagem o qual visa o detalhamento documentado dos conhecimentos adquiridos. Assim, o presente
artigo evidencia o uso do portfólio como um instrumento de avaliação capaz de promover ao estudante universitário emancipação e autonomia no seu processo aprendizagem. O estudo esta fundamentado, principalmente, nos seguintes autores: Nóvoa (1995), Tardiff (2002), Chauí (2003), Alves (2005), Anastasiou (2005), Fávero (2006) e Assis e Bonifácio (2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Nunes Gonçalves

Master in Environmental Sciences at the University of Extremo Sul Catarinense - UNESC (2017). Graduated in Environmental Engineering (2013 - UNESC). Technical in Mechanical Projects (2007) by SATC Technical School. It operates in the area of hydrology, above all, with precipitation anomalies and climatic changes.

http://lattes.cnpq.br/2519417370714593

Daniela Fernandes Pacheco

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - UNESC. Possuo graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2013).Participei como bolsista pelo Programa de Iniciação Cientifica do Artigo-170 -PIC170 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade do Extremo Sul Catarinense, no ano de 2010 e 2011 e pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ? PIBID, no ano de 2012.

http://lattes.cnpq.br/5951257785246875

Ricardo Luiz de Bittencourt, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Pedagogia e Licenciatura em Filosofia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É professor no curso de Pedagogia desde 1994 atuando nas disciplinas de Pedagogia e Profissão Docente, Didática e Psicologia da Aprendizagem. Atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Nos PPGs em Ciências da Saúde e Ciências Ambientais ministra a disciplina Metodologia do Ensino Superior. Coordena o Subprojeto Interdisciplinar do Programa de Iniciação à Docência (2014-2017). É líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores. É editor da Revista Saberes Pedagógicos do curso de Pedagogia. Atua como parecerista em diversas revistas científicas do campo da educação. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia da UNESC. Associado da ANPED. 

Referências

ALVES, L. P. (2005) Portfólios como instrumentos de avaliação dos processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. 5ed. Joinville-SC. Univille, Cap. 4.

ASSIS, R. M. & BONIFÁCIO, N. A. (2011) A formação docente na universidade: ensino, pesquisa e extensão. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.1, n.3, p.36-50, set./dez.

BITENCOURT, L. P. (2010) A contribuição do uso de Portfólios na formação inicial de professores de Matemática. Revista da Faculdade de Educação, Ano VIII nº 14, jul./dez.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 dez. 1996. (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

CHAUI, M. (2003) A universidade pública sob nova perspectiva. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, Dec.

FÁVERO, M. L. A. (2006) A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36. Editora UFPR.

FÁVERO, A. A. & PAZINATO, A. (2014) Pedagogia universitária: uma proposta inovadora de formação docente para a educação superior. X ANPED Sul, Florianópolis.

FORTE, F. D. S., COSTA, C. H. M. C., PESSOA, T. R. R. F., GOMES, A. M. A., FREITAS, C. H. S. M., COIMBRA, L. C., AQUINO, D. M. C. (2015) Portfólio como estratégia de avaliação de estudantes de Odontologia. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 25-38.

HERNÁNDEZ, F. (1998) Transgressão e mudança na educação: Os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed.

LÜDKE, M. (1997) A pesquisa na formação do professor. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus. p. 111 - 120.

NÓVOA, A. (Org.). (1995) Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote. p. 13‐33.

NÓVOA, A & AMANTE, L. (2015) Em busca da Liberdade. A pedagogia universitária do nosso tempo. REDU - Revista de Docência Universitária, 13 (1), 21-34.

SÁ-CHAVES, I. (2000) Portfólios Reflexivos: estratégia de formação e de supervisão. Aveiro: Universidade.

TARDIF, M. (2002) Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.

TARDIF, M. (2008) Princípios para guiar a aplicação dos programas deformação inicial para o ensino. Anais do XIV ENDIPE:trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. XIV ENDIPE, 27 a 30 de abril de 2008. PUC/Porto Alegre, RS. (p.17-46).

Downloads

Publicado

2018-09-25

Como Citar

GONÇALVES, F. N.; PACHECO , D. F.; BITTENCOURT, R. L. de. Uso do portfólio como instrumento de avaliação na educação superior. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 209–221, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/371. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de seção livre