Uso do portfólio como instrumento de avaliação na educação superior

Autores

  • Fabiane Nunes Gonçalves
  • Daniela Fernandes Pacheco
  • Ricardo Luiz de Bittencourt Universidade do Extremo Sul Catarinense

Palavras-chave:

Universidade. Pedagogia universitária. Ensino. Avaliação. Portfólio.

Resumo

A universidade é vista como o ambiente formador de pessoas na busca pelo conhecimento com
estímulo à curiosidade, à ousadia e à iniciativa. Com a necessidade de adequar e expandir esse processo de formação, inúmeros pesquisadores têm se esforçado para compreender o papel da universidade enquanto formadora de professores. A formação de professores é um tema que acompanha a história da educação e suas
constantes modificações. Nesse aspecto o portfólio tem sido visto como uma proposta promissora na avaliação ensino/aprendizagem o qual visa o detalhamento documentado dos conhecimentos adquiridos. Assim, o presente
artigo evidencia o uso do portfólio como um instrumento de avaliação capaz de promover ao estudante universitário emancipação e autonomia no seu processo aprendizagem. O estudo esta fundamentado, principalmente, nos seguintes autores: Nóvoa (1995), Tardiff (2002), Chauí (2003), Alves (2005), Anastasiou (2005), Fávero (2006) e Assis e Bonifácio (2011).

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Biografia do Autor

Fabiane Nunes Gonçalves

Master in Environmental Sciences at the University of Extremo Sul Catarinense - UNESC (2017). Graduated in Environmental Engineering (2013 - UNESC). Technical in Mechanical Projects (2007) by SATC Technical School. It operates in the area of hydrology, above all, with precipitation anomalies and climatic changes.

http://lattes.cnpq.br/2519417370714593

Daniela Fernandes Pacheco

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - UNESC. Possuo graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2013).Participei como bolsista pelo Programa de Iniciação Cientifica do Artigo-170 -PIC170 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade do Extremo Sul Catarinense, no ano de 2010 e 2011 e pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ? PIBID, no ano de 2012.

http://lattes.cnpq.br/5951257785246875

Ricardo Luiz de Bittencourt, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Pedagogia e Licenciatura em Filosofia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É professor no curso de Pedagogia desde 1994 atuando nas disciplinas de Pedagogia e Profissão Docente, Didática e Psicologia da Aprendizagem. Atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Nos PPGs em Ciências da Saúde e Ciências Ambientais ministra a disciplina Metodologia do Ensino Superior. Coordena o Subprojeto Interdisciplinar do Programa de Iniciação à Docência (2014-2017). É líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores. É editor da Revista Saberes Pedagógicos do curso de Pedagogia. Atua como parecerista em diversas revistas científicas do campo da educação. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia da UNESC. Associado da ANPED. 

Referências

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Publicado

2018-09-25

Como Citar

GONÇALVES, F. N.; PACHECO , D. F.; BITTENCOURT, R. L. de. Uso do portfólio como instrumento de avaliação na educação superior. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 209–221, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/371. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de seção livre