O ato didático e o currículo em ação
aproximações necessárias na formação de professores
Palavras-chave:
Ato didático. Currículo em ação. Formação de professores.Resumo
Este texto tem por objetivo tecer aproximações entre Currículo e Didática na formação de professores, destacando o ato didático como currículo em ação. No intuito de compreender como o ato didático constitui-se em currículo em ação, primeiramente, apresenta um quadro histórico-teórico dos campos curricular e didático. A seguir, discute as tensões e contradições que circundam o ato didático, em busca de identificar alternativas emancipatórias para a ação docente. Ao trazer dados de pesquisas na área do Currículo e da Didática, conforme Fernandes e Pontes, ressalta a importância da participação dos professores na elaboração e na implementação de propostas curriculares; bem como reafirma o professor como principal a(u)tor do ato didático, com poder de criar e recriar didaticamente, de modo multidimensional, conteúdos e formas de ensinar. Desta forma, justifica o ato didático como currículo em ação. O texto dialoga com importantes pensadores da educação brasileira, como Pimenta, Franco, Libâneo, Freitas e com autores que trazem uma visão do exterior como Hossaye, Nóvoa, Charlot. O pensamento de Freire permeia todo o diálogo, indicando o caminho da práxis pedagógica, a fim de promover a aproximação entre Currículo e Didática, integrando teoriaeprática, ensinoeaprendizagem, políticaeprática, açãoreflexãoação, em prol de uma educação humanizada e da justiça social.
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