Desafios do programa PARFOR

a construção de sentidos na formação em pedagogia

Autores

  • Rosana Aparecida Ferreira Pontes
  • Marly Saba Moreira
  • Cláudia Renata dos Santos Barros Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia. Programa PARFOR. Projetos temáticos integradores.

Resumo

Trata-se de pesquisa em um curso de Pedagogia conveniado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Programa PARFOR). Diante da necessidade de oferecer formação inicial para sujeitos que já possuíam saberes da experiência docente, adotou-se a metodologia de projetos temáticos integradores, na perspectiva interdisciplinar. No intuito de compreender como os projetos proporcionaram construção de sentidos durante a formação, este texto discute o cenário brasileiro das transformações dos cursos de Pedagogia desde os anos 1990; apresenta os procedimentos metodológicos; conclui refletindo que foi preciso superar a concepção curricular rígida, a fim de integrar teoria e prática.

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Biografia do Autor

Rosana Aparecida Ferreira Pontes

Mestre e Doutoranda em Educação. Universidade Católica de Santos. 

Marly Saba Moreira

Mestre em Educação. Universidade Católica de Santos. 

Cláudia Renata dos Santos Barros, Universidade Católica de Santos

Doutora em Saúde Pública. Universidade Católica de Santos.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1582-2010

Referências

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

PONTES, R. A. F.; MOREIRA, M. S.; BARROS, C. R. dos S. Desafios do programa PARFOR: a construção de sentidos na formação em pedagogia. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 2, p. 113–130, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/171. Acesso em: 20 abr. 2024.

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