A escrita como formação de professores

Autores

  • Cosimo Laneve University of Naples “Suor Orsola Benincasa”
  • Laura Agrati University of Bari
  • Vincenzo Cafagna University of Bari

Palavras-chave:

Cotidiano. Ensino. Aprendizado.

Resumo

Este trabalho é um convite aos professores, para que estes descreveram o ensino de todos os dias. O ponto de vista do professor é usado para investigar as atividades que se desenvolvem através da interação com as condições existentes e as adaptações que professores fazem com sucesso. A escrita é melhor ferramenta de pesquisa para investigar a experiência: você pode atribuir capacidades heurísticas fortes para o tipo de escrita que permite ações a serem tecidas em conjunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cosimo Laneve, University of Naples “Suor Orsola Benincasa”

University of Naples “Suor Orsola Benincasa”, Italy

Laura Agrati, University of Bari

University of Bari “Aldo Moro”, Italy

Vincenzo Cafagna, University of Bari

University of Bari “Aldo Moro”, Italy

Referências

Alberici A. (ed.) (2000), Educazione in età adulta, Armando, Roma.

Clandinin D. J., Connelly F. M. (1994), Telling Teaching Stories, in “Teacher Education Quarterly”, 21, 1, pp. 145-158.

Courtois B. (1995), L’expérience formatrice: entre auto et écoformation, in “Education Permanente”, 122.

Gomez F., Hostein B. (1996), La mémoire professionnel. Pour une approche formative, in “Recherche et formation”, 23, pp. 73-86.

Gomez F., Hostein B. (1997), Mémoire de formation professionnelle et alternances, in D. Violet, Formation d’enseignants et alternances, L’Harmattan, Paris, pp. 39-73.

Huber M., Chautard P. (2001), Les savoirs cachès des enseignants, L’Harmattan, Paris.

Laneve C. (1997), Teuth e il papiro, LED, Milano.

Laneve C. (2005), Training is the topos which encompasses all the complexity of the research in the field of teaching, in 29th Annual Conference Teacher Education between Theory and Practice, ATEE.

Laneve C. (2011), Manuale di Didattica, La Scuola, Brescia.

Laneve C., Day C. (eds.) (2011), Analysis of Educational Practies, La Scuola, Brescia.

Portelli A. (2007), Storie orali, Donzelli, Roma.

Richardson L. (2000), Writing: A Method of Inquiry, in N. Denzin, Y. Lincoln (eds.), The Handbook of Qualitative Research, Sage, Thousand Oaks, pp. 923-948.

Zembylas M. (2003), Emotions and Teacher Identity: a Poststructural Perspecitive, in “Teacher and Teaching”, 9, 3, pp. 213-238.

Publicado

2016-03-23

Como Citar

LANEVE, C.; AGRATI, L.; CAFAGNA, V. A escrita como formação de professores. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 137–147, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1836. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.