A emergência de percursos inventivos na educação para enfrentarmos os desafios do tempo contemporâneo

Autores

  • Leiliane Domingues da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Dagmar de Mello e Silva Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Aprendizagem inventiva. Ensino Superior. Formação.

Resumo

Esse artigo trata da emergência de percursos inventivos na educação, para enfrentarmos os problemas e desafios pessoais, profissionais, sociais e planetários que nos atravessam no tempo contemporâneo. Dessa forma, as experiências no exercício profissional do magistério superior aliado a fontes bibliográficas que sustentaram essa escrita, tornou possíveis à compreensão sobre a relevância de políticas inventivas de ensino e aprendizagens para a Educação, e, sobretudo, para o Ensino Superior, mais especificamente para a formação de professores. Nesse intento, esse estudo visa colaborar para a criação de processos de ensino e aprendizagem instituintes de formações emancipadoras.

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Biografia do Autor

Leiliane Domingues da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Curso de Pós-graduação em Didática e Práticas de Ensino pela UFVJM, Tutora da graduação dos Cursos de Segunda Licenciatura em Educação Especial pela UFSCar e de Pedagogia pela UERJ/CEDERJ e do Curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva e Especial pela UFLA.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3764-8818

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada da UFF, professora permanente dos programas de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), Programa de Pós-graduação de Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) e do Programa de Pós-graduação de Doutorado em Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5863-3607.

 

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

DOMINGUES DA SILVA, L.; DE MELLO E SILVA, D. A emergência de percursos inventivos na educação para enfrentarmos os desafios do tempo contemporâneo. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023006, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/920. Acesso em: 8 maio. 2024.