Ciclo(s) e formação continuada de professores

as perspectivas macro e mesossocial de análise de uma gestão educacional

Autores

  • Elisangela da Silva Bernado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Formação continuada de professor. Ciclos. Escola pública. Gestão educacional.

Resumo

Para atingir o objetivo de caracterizar a formação continuada de professores em uma escola pública carioca, procuramos investigar como se dá a formação continuada docente em escolas organizadas em ciclos. Na dimensão macrossocial, foram utilizados dados de avaliações em larga. Na dimensão mesossocial, foi feito um estudo de caso em uma escola pública no município do Rio de Janeiro por meio de observação e de entrevistas. O estudo considerou, as experiências de formação promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) e pela própria escola. A pesquisa se interessou por aspectos que fogem à perspectiva clássica de formação continuada.

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Biografia do Autor

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutorado em Educação pela UFRJ. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3994-0254

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

BERNADO, E. da S. Ciclo(s) e formação continuada de professores: as perspectivas macro e mesossocial de análise de uma gestão educacional. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 2, p. 186–207, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/184. Acesso em: 30 abr. 2024.