História, Filosofia e Sociologia da Física Quântica nas Pesquisas sobre Formação de Professores

Autores

  • Iara Pereira de Queirós Universidade Federal de Goiás
  • Luiz Gonzaga Roversi Genovese Universidade Federal de Goiás
  • Wellington Pereira de Queirós UFMS

Palavras-chave:

História, Filosofia e Sociologia da Ciência. Física Quântica. Ensino de Física. Formação Inicial de Professores.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo apresentar o cenário das pesquisas de História, Filosofia e Sociologia da Física Quântica (FQ), na formação inicial de professores de Física. Para tanto, acessamos o catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e encontramos um total de 6 trabalhos. Adotamos uma metodologia de pesquisa do tipo análise documental: síntese e crônica; e, como referencial teórico de análise, os modelos formativos de professores especialista técnico, reflexivo e intelectual crítico, apresentados por Contreras.  Assim, como resultados, percebemos que a maioria dos estudos apresentam, de forma implícita, os modelos formativos de professores, com a preponderância do modelo formativo reflexivo, com traços do especialista técnico. Apontamos como demandas, a elaboração de pesquisas no modelo formativo crítico e o incremento dessa discussão nas práticas pedagógicas dos cursos de formação inicial e continuada de professores de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Pereira de Queirós, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Física. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-6068-3694

Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Física. Doutorado e Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Física da UFG e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática da UFG. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Sociologia da Ciência, da Tecnologia e da Tecnociência e Formação de Professores pertencentes à interseção do Campo Escolar e do Campo Universitário, o Grande Grupo de Pesquisa-Física. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7259-0119

Wellington Pereira de Queirós, UFMS

Doutorado em Educação para a Ciência. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9734-7136

Referências

CARDOSO, F. Uma abordagem histórico-conceitual para o ensino de introdução a física quântica na formação inicial de professores de física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GIROUX, H.A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed,1997.

GRECA, I. M.; MOREIRA, M.A. Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da mecânica quântica introdutória. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.6, n.1, p. 29-56, março,2001. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/585 Acesso em 16 de julho de 2024.

GUERRA, A.; BRAGA, M. A. B.; REIS, J.C. Tempo, espaço e simultaneidade: uma questão para os cientistas, artistas, engenheiros e matemáticos no século XIX. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 27, n.3, dezembro, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/issue/view/1563 Acesso em 20 de julho de 2024.

MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no ensino de ciências: Uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 3, p. 703-737, dezembro, 2015.

MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3: p. 164-214, dez. 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084 Acesso em 19 de julho de 2024.

MELO, E. G. S. A natureza da ciência na formação inicial de professores-contribuições do teatro científico-experimental. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016.

MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 327-332, agosto,2016.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n2p327 Acesso em 18 de julhos de 2024.

MOZENA, E. R. A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino da física quântica. Dissertação (Mestrado em Ensino de ciência). Universidade de São Paulo, São Paulo,2003.

NARDI, R.; GATTI, S. R. T. A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Série Educação para Ciência. São Paulo: Escrituras, 2016.

OLIVEIRA, F. F.; VIANNA, D. M.; GERBASSI, R. S. Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 29, n. 3, p. 447-454, Abril,2007 Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000300016 Acesso em: 13 de julho de 2024.

OSTERMANN, F.; RICCI, T.F. Conceitos de Física Quântica na formação de professores: relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v.22, n.1, p.9-35, abril,2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6392/5917 Acesso em 19 de julho de 2024.

PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA M. A.; HERCOVITZ, V. E. Uma revisão de literatura sobre a pesquisa em ensino de mecânica quântica no período de 1999 a 2009. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 4, n. 3, p.1-34, dezembro 2011. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/976 Acesso em 16 de Julho de 2024.

PEREIRA, A.P.; OSTERMANN, F. Sobre o ensino de física moderna e contemporânea: uma revisão da produção acadêmica recente. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre v.14, n.3, dezembro,2009. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/976 Acesso em 16 de julho de 2024.

PIGOZZO, Daniel. Do místico ao quântico: O emaranhamento de cosmovisões no desenvolvimento da Física Moderna e Contemporânea. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Universidade Federal do Rio grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

PIMENTA, S. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

ROCHA, C. R.; HERSCOVITZ, V.E.; MOREIRA, M.A. Uma revisão da literatura em publicações de 2010 a 2016 sobre o ensino de conceitos fundamentais de Mecânica Quântica. Latin-American Journal of Physics Education, Cidade do México, v.12, n.1, p.1-20, março, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6556285 Acesso em 18 de julho de 2024.

RODRIGUES, W. V. Bohr e o princípio da complementaridade: subsídios para materiais educacionais numa abordagem histórica. Dissertação (Mestrado em Ciência, tecnologia e Educação). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2016.

ROSA, P. R.S. Uma introdução à pesquisa qualitativa em ensino de ciências. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,2015.

SANTOS, F. O. J.; SÁNCHEZ, G.S. Pesquisa educacional: Quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2000.

SCHITTLER, D.; MOREIRA M. A. Física Moderna e Contemporânea no primeiro ano de ensino médio: laser de rubi, um exemplo de unidade de ensino potencialmente significativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 9, n.3, p.1- 24, maio/agosto, 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect Acesso em 13 de Julho de 2024.

SCHON, D. A. La formación de profesionales reflexivos. Hacia um nuevo disseño de la ensenãnza y El aprendizaje em las profesiones. Barcelona: Paidós,1992.

SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M.; HALLACK, M. L. Fragmentos do paradoxo EPR em um trecho de divulgação científica: uma pesquisa de cunho exploratório com ingressantes na universidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 1, p. 53-75, abril, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n1p53 Acesso em 18 de julho de 2024.

SILVA, Aline dos Santos. Movimento surrealista e física quântica: uma possível aproximação para um ensino de física como processo cultural. Dissertação (Mestrado em Ciência, tecnologia e Educação). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2019.

SOUZA, R. S.; GRECA, I. M.; SILVA, I; TEIXEIRA, E. S. Reflexões sobre o ensino de Mecânica Quântica no cursos de graduação em Física a partir de uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v.20, p.1363-1391, janeiro/dezembro, 2020 a. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/issue/view/1010 Acesso em 18 de julho de 2024.

SOUZA, R. S.; GRECA, I. M.; SILVA, I; TEIXEIRA, E. S. Contributos ao ensino de mecânica quântica a partir da análise da Complexidade de questões presentes no ENADE à luz da Taxonomia de Bloom revisada. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.42, e20190004, 2020b. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0004 Acesso em: 18 de julho de 2024.

SOUZA, R. S.; GRECA, I. M.; SILVA, I; TEIXEIRA, E. S. Ensino de Mecânica na licenciatura em física por meio da história e filosofia da ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 38, n.2, p.914-944, agosto de 2021. Disponível em:https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74157 Acesso em:20 de julho de 2024.

SOUZA, R. S.; REIS, G. A J.; HORA, G.M.B. O estado da arte das pesquisas relacionadas à divulgação científica sobre a física quântica entre os anos 2010 e 2022. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 46, e20240052,2024 Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2024-0052 Acesso em: 10 de agosto de 2024.

SOUZA, R. S. Análise de uma proposta didática para o ensino de mecânica quântica por meio de contextualização histórica na formação de professores de física. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador,2020.

STENHOUSE, L. El professor como tema de investigación y desarollo. Revista de Educación, Madrid, v.277,n.1,p.43-53,maio/agosto,1985. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=18486 Acesso em 20 de julho de 2024.

TEIXEIRA, E.S., FREIRE JR. O., EL-HANI, C. N. A influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de física. Ciência e Educação, Bauru, v.15, n, 3, p.529-556, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132009000300006 Acesso em 20 de julho de 2024.

TEIXEIRA, P. M. A. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento CTS no ensino de ciências. Ciência e Educação, Bauru v.9, n.2, p.177-190, ,2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200003 Acesso em: 22 de julho de 2024.

VILELA, M. L; SELLES, S. E. É possível uma Educação em Ciências críticas em tempos de negacionismo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v.37, n.3, p.1722-1747, Dezembro, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74999 Acesso em: 22 de julho de 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

PEREIRA DE QUEIRÓS, I.; ROVERSI GENOVESE, L. G.; PEREIRA DE QUEIRÓS, W. História, Filosofia e Sociologia da Física Quântica nas Pesquisas sobre Formação de Professores. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024007, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1928. Acesso em: 21 nov. 2024.