Educação Museal e Professores em Formação: práticas, discursos e sentidos produzidos com/nos museus de ciências

Autores

  • Alice Ferreira Azevedo Museu da Vida Fiocruz - Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz
  • Carla Gruzman Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

Museus de ciências, Universidade, Educação Museal, Discurso, Professores em formação

Resumo

O artigo investigou os discursos sobre professores em formação nos processos que abrangem licenciandos de Biologia, em dois contextos educativos – museu de ciências e universidade. O universo do estudo foi composto por profissionais de setores educativos do Museu da Vida Fiocruz e Museu Nacional/UFRJ – e docentes de licenciatura de Biologia de três universidades públicas – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O referencial teórico foi fundamentado na perspectiva sócio-histórica da linguagem de Bakhtin e o Círculo, e as entrevistas semiestruturadas permitiram aprofundar conhecimentos sobre a produção de sentido dos sujeitos. As análises identificaram três eixos de sentido: a) Educação em museus: posições valorativas e interlocutores; b) Atividades com foco em professores e licenciandos; c) Perspectivas sobre processos educativos com professores em formação/licenciandos. Verificou-se esforços individuais para atividades conjuntas e a necessidade de institucionalizar as relações entre museus e universidades.

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Biografia do Autor

Alice Ferreira Azevedo, Museu da Vida Fiocruz - Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Graduada em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, pela Universidade Federal Fluminense.  Bolsista de pesquisa (CNPq) no Museu da Vida Fiocruz/Fundação Oswaldo Cruz (2022 - 2024). Atualmente é educadora museal no Museu Ciência e Vida (Fundação Cecierj) e participa do Grupo de Pesquisa Educação, Museus de Ciências e seus Públicos (Fiocruz).

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Publicado

2024-11-11

Como Citar

FERREIRA AZEVEDO, A.; GRUZMAN, C. Educação Museal e Professores em Formação: práticas, discursos e sentidos produzidos com/nos museus de ciências . Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1945. Acesso em: 13 nov. 2024.