Programa de gestão para organizações comunitárias
uma experiência da narração três voz
Palavras-chave:
Gestão Comunitária. Conformação. Gerentes de comunidade. Mobilização Comunitária. Bom viver.Resumo
A partir da linha de pesquisa: Gestão social comunitária, liderança, empoderamento e projetos sociocomunitários em transformação social para o bem viver, procedeu-se a análise do processo de formação para gestão comunitária que atualmente está sendo desenvolvido por meio do Programa de Gestão para Organizações Comunitárias (PGOC) Território oriental, com o uso da pesquisa biográfico-narrativa, a partir da qual se reflete a con-formação dos gestores comunitários com a virada hermenêutica para desenvolver um trabalho assertivo de mobilização comunitária a partir da identidade com o território, seu povo , empoderamento, cultura, ideosincracia, valores, estatuto jurídico, pensamentos sustentáveis e outros referenciais que permitem ao gestor criar um conjunto de relações que permitem a constituição de um tecido humano de relações e laços para dinamizar a vida popular que se gesta, a história que se constrói e nele a boa vida.
Downloads
Referências
ALCÁNTARA, A. Educación superior y COVID-19: una perspectiva comparada. En. Casanova, H (Coord.). Educación y pandemia: uma visión acadêmica. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación, 2020.
ÁLVAREZ, F. Los nuevos comienzos y la educación, reflexiones desde el confinamiento. En: CASANOVA, H. Educación y pandemia. Una visión académica. México: UNAM, 2020.
CHEHAIBAR, L. Flexibilidad Curricular. Tensiones en Tiempos de Pandemia. En: CASANOVA, H. Educación y pandemia. Una visión académica. México: UNAM, 2020.
DURÁN, R. Educación virtual universitaria como medio para mejorar las competencias genéricas y los aprendizajes a través de buenas prácticas docentes. Tesis Doctoral, Barcelona España, Universidad Politécnica de Catalunya, 2015.
ESTABA, E. Programa Gerencial para Organizaciones Comunitarias. Guía del Participante. Caracas: Ediciones@Fundación Empresas Polar.org, 2019.
ILLICH, I. La convivencialidad. México: Joaquín Mortiz - Planeta, 1985.
LEMUS, J. Enseñanza de la Matemática Compleja en La Con-Formación Ciudadana. Rev.Int. de Form.de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 5, e. 020013, 1-31, 2020a.
LEMUS, J. Formación Docente Comunitaria Decolonial en la Universidad Venezolana. Revista Angolana de ciências, Huamgo, v. 2, n.1, 32-55, 2020b.
LEMUS, J.; LEMUS, F.; PÉREZ, N. Redes Sociales en la Gestión Social Comunitaria Venezolana. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 6, n. 1, 300-322, 2020.
RODRÍGUEZ, M. La educación matemática en la con-formación del ciudadano. Telos Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, Maracaibo, n°.15, v. 2, 215-230, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.