Trajetórias de vida dançantes

a elaboração da corporeidade de professores

Autores

  • Roberta Maria Zambon Maziero
  • Maristela Angotti Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Professor(a). Dança. Corporeidade. Formação. Emancipação.

Resumo

O presente artigo trata da elaboração da corporeidade de três professoras e um professor que possuem experiências com a dança em suas trajetórias de vida. Utiliza pressupostos da Fenomenologia, dentro de uma abordagem qualitativa, entrelaçando os conceitos de corporeidade, cultura, dança e formação de professores. As descrições revelam experiências na formação inicial e continuada com uma dança performática e a visão do corpo como objeto. Na formação contínua em serviço surgem novas experiências e reflexões, levando-nos a compreensão das trajetórias de vida dançantes como geradoras da elaboração da compreensão de si e apreensão da realidade.

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Biografia do Autor

Roberta Maria Zambon Maziero

Mestre em Educação Escolar. Faculdade de Ciências e Letras: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Araraquara. 

Maristela Angotti, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação. Faculdade de Educação: Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2018-06-18

Como Citar

MARIA ZAMBON MAZIERO, R.; ANGOTTI, M. Trajetórias de vida dançantes: a elaboração da corporeidade de professores. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 3, p. 131–147, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/391. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê