O lúdico como dispositivo pedagógico

formação e atuação profissional no campo do lazer

Autores

  • Cathia Alves Instituto Federal de São Paulo, campus Salto

Palavras-chave:

Lúdico. Lazer. Formação e Atuação.

Resumo

O conceito de lúdico representa historicamente ligação com brincadeiras, jogos e brinquedos, além disso, o lúdico tem no campo do lazer livre expressão, colaborando para produção de conhecimento e saberes para os participantes e os profissionais que interagem nesse meio. Desse modo, costurando uma revisão bibliográfica, o objetivo do texto é propor reflexões em torno desse componente, como uma das formas de subsidiar a formação e atuação de profissionais do lazer. Concluo que existe uma produção no campo do lazer em torno dos saberes e conhecimentos dos profissionais e que é possível compartilhar e refletir sobre o lúdico como dispositivo pedagógico de mediação dos educadores/animadores do lazer.

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Biografia do Autor

Cathia Alves, Instituto Federal de São Paulo, campus Salto

Doutora em Estudos do Lazer. Instituto Federal de São Paulo, IFSP, campus Salto, professora de Educação Física.  ORICOLE / LIMC / REDE OTIUM. 

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

ALVES, C. O lúdico como dispositivo pedagógico: formação e atuação profissional no campo do lazer. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 3, p. 167–189, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/155. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos