Ação pedagógica do professor
as linguagens a partir do olhar freinetiano
Palavras-chave:
formação, linguagens, professor, conhecimento.Resumo
A criança da atualidade vive mergulhada num mundo feito de símbolos os quais utiliza, desde muito cedo, para desvendar e conhecer o mundo. Em outras palavras, podemos afirmar que, para a “construção de seu conhecimento”, a criança se relaciona com outras crianças, adultos e o meio em que vivem, usando diferentes linguagens. O nosso objetivo é o de discutir como se dá essa construção a partir de um olhar freinetiano, uma vez que, nessa proposta as diferentes linguagens: verbal, gráfica, plástica, corporal, musical, escrita são estimuladas e acolhidas como elemento propulsor de todas as atividades. Ao introduzir no ambiente escolar, técnicas educativas tais como o texto livre, o jornal, a correspondência, o plano de trabalho, a biblioteca de classe, o conselho cooperativo, Célestin Freinet dotou a sala de aula de condições estruturais e funcionais para um trabalho com todas as linguagens, baseado na liberdade de expressão, no intercâmbio de ideias, no tateio experimental, no trabalho criativo e na cooperação.
Downloads
Referências
CLANCHÉ, P. O texto livre: escrita das crianças. Lisboa: Estampa, 1977.
COLLECTIF ICEM. Perspectives d’éducation populaire. Paris: Maspéro, 1979.
DALHBERG, G. MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectives pós-modernas. Porto Alegre: ArtMed, 2003.
ELIAS, M. D. C. (Org.) Pedagogia Freinet: teoria e prática. Campinas: Papirus, 1996.
ELIAS, M. D. C. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. 9. ed. Petrópolis: Vozes; 2010.
ELIAS, M. D. C. De Emílio a Emília: a trajetória da alfabetização. São Paulo: Scipione, 2000.
ELIAS, M. D. C. Illiteracy and learning of reading and writing. In: MULTILETTRE, Bulletin de la FIMEM, n. 5, p. 7-11, 1990.
FREINET, C. A educação do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
FREINET, C. As técnicas Freinet da Escola Moderna. 4.ed. Lisboa: Estampa, 1975.
FREINET, C. Ensaios de pedagogia sensível. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
FREINET, C. O Método natural. Lisboa: Estampa, 1971. 3 v.
FREINET, C. Pedagogia do bom Senso. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
FREINET, C. Uma escola para o povo. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FREINET, É. O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.