Formação do professor do ensino fundamental - anos iniciais

inquietações acerca da prática de ensino

Autores

  • Roberta Abreu Fundação Visconde de Cairu
  • Dídima Maria de Mello Andrade Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Formação de professores; prática de ensino; conteúdos curriculares

Resumo

Essa investigação aborda as dificuldades dos estagiários do curso de Pedagogia no que se refere ao domínio dos conteúdos específicos das disciplinas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, durante a realização das atividades de Estágio Supervisionado. A metodologia utilizada além, do levantamento bibliográfico, se consubstanciou através das observações participantes, relatos, registros escritos e de imagens. O interesse pela temática se materializou quando do nosso exercício como docentes do componente curricular Estágio Supervisionado. O presente estudo contou com o apoio financeiro da Universidade do Estado da Bahia e concluiu que as dificuldades encontradas pelos estagiários/ professores no que se refere ao domínio dos conteúdos é consequência da desarticulação entre a realidade prática e os conteúdos acadêmicos do futuro
professor e da separação entre as disciplinas específicas e as pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Abreu, Fundação Visconde de Cairu

Doutora, Docente e pesquisadora da Fundação Visconde de Cairu

Dídima Maria de Mello Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Doutora, Docente e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia

Referências

ANDRADE, Dídima Maria de Mello- Formação inicial e construção de saberes profissionais docentes. Dissertação de Mestrado [manuscrito] : Um estudo de caso no seio do Programa Rede Uneb 2000. 2007. 133 f.

BALZAN, Newton César. Hei de vencer, mesmo sendo professor ou a introjeção da ética do dominador. Revista de Educação - AEC, Brasília, DF, v. 14, n. 58, p. 16-21, out./dez. 1985.

BALZAN, Newton César; PAOLI, Niervenius J. Licenciaturas: o discurso e a realidade. Ciência e Leitura, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 147-151, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei 9.394/96.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação. Brasília, DF: MEC/CNE, 2002.

GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

___________. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

LUDKE, M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação e Sociedade. Campinas – SP, v. 22, n. 74, p. 77-96, abr. 2001.

MARTINS, Pura Lucia O. A didática na atual organização do trabalho na escola: uma experiência metodológica. 1985. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte

. ______. Conteúdos escolares: a quem compete a seleção e organização. In: VEIGA, Ilma Passos. Repensando a didática. 3. ed. Campinas: Papirus, 1989.

______. Didática teórica / Didática prática: para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1989a.

NÓVOA, Antônio. A formação contínua entre a pessoa-professor e a organização-escola. Inovação, 4 (1), 1991.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. v. 1.

___________. Saberes pedagógicos e atividade docente: saberes e docência. São Paulo: Cortez.1999.

___________. De professores pesquisa e didática. Campinas, SP: Papirus, 2002. (Coleção entre nós professores).

___________. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

SCHON, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

2016-08-01

Como Citar

ABREU, R.; ANDRADE, D. M. de M. Formação do professor do ensino fundamental - anos iniciais: inquietações acerca da prática de ensino. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 3, p. 93–105, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1394. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.