The lúdico as a pedagogical device

training and professional activity in the field of leisure

Authors

  • Cathia Alves Instituto Federal de São Paulo, campus Salto

Keywords:

Playful. Recreation. Formation e Acting.

Abstract

The concept of playfulness represents a historical connection with games, games and toys. In addition, the playground has free expression in the field of leisure, collaborating to produce knowledge and knowledge for participants and professionals who interact in this environment. Thus, by stitching a bibliographical review, the purpose of the text is to propose reflections around this component, as one of the ways to subsidize the training and performance of leisure professionals. I conclude that there is a production in the field of leisure around the knowledge and knowledge of the professionals and that it is possible to share and reflect on the play as a pedagogical device of mediation of the educators / entertainers of the leisure.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cathia Alves, Instituto Federal de São Paulo, campus Salto

Doutora em Estudos do Lazer. Instituto Federal de São Paulo, IFSP, campus Salto, professora de Educação Física.  ORICOLE / LIMC / REDE OTIUM. 

References

ALVES, Cathia e ISAYAMA, Helder F. Considerações sobre o lazer na idade adulta. In: MARCELLINO, N, C. Repertorio de atividades por fases da vida. Campinas: Papirus, 2006.

ALVES, Cathia. O papel do profissional de Educação Física como intermediário entre o adulto e o lúdico. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Educação Física, Unimep, 2007.

ALVES, Cathia; CÂMARA, Ana Rosa; GERALDIN, Camila; MARTINS, Ida C. Políticas públicas de lazer: jogos, brinquedos e brincadeiras de crianças em praças, na cidade de Araras. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 196-214, jul./dez. 2014.

ALVES, Cathia. O lazer no Programa Escola da Família: análise do currículo e da ação dos educadores universitários. (Tese de Doutorado). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer. Belo Horizonte: UFMG/EEFTO, 2017.

ALVES, Rubem. A gestação do Futuro. Campinas: Papirus, 1987.

ARIÉS, Phillipe. História Social da criança e da família. 2ª Ed. Rio de Janeiro, Zahar,1976.

BAUDRILLARD, Jean. Da Sedução. 3ª Ed. Campinas: Papirus, 2000.

CAMARGO, Luiz O. L. O lazer e a ludicidade do brasileiro. Revista do centro de pesquisa e formação, maio, 2016.

CAPI, André H. C. Construção de saberes sobre o lazer nas trajetórias de formadores/as do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). (Tese de Doutorado). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer. Belo Horizonte: UFMG/EEFTO, 2016.

FOUCAULT, Michel. Verdade e subjectividade (Howison Lectures). Revista de Comunicação e linguagem. n.19. Lisboa: Edições Cosmos, 1993. p. 203-223.

FOUCAULT, Michel. Dits et écrits. vol. IV. Technologies of the Self. Paris: Gallimard, 1994, p. 783 - 813. Disponível em: www.filoesco.unb.br/foucault Acesso 20 de mar, 2016.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. Curso no College de France (1975-1976). 4ª tiragem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. Curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir Nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GOMES, Christianne L. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 1, n.1, p.3-20, jan./abr. 2014.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva/ EDUSP, 1986.

ISAYAMA, Hélder F. Recreação e Lazer como integrantes de currículos dos cursos de graduação em Educação Física. (Tese de Doutorado) Campinas: Unicamp, Departamento de Educação Física, 2002.

____________. O profissional da Educação Física como intelectual: Atuação no âmbito do lazer. In: MARCELLINO, N, C. Formação e Desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte. Campinas: Papirus, 2003.

______________. Educação Física, Recreação e Lazer: considerações a partir dos currículos de formação profissional em Educação Física. In: MOREIRA, W, W (org). Educação Física Intervenção e Conhecimento Científico, Campinas: Unimep, 2004.

_____________. Um olhar sobre a formação profissional no lazer. Licere, vol. 8, n.1, p.1-188, Belo Horizonte: UFMG, 2005.

______________. Atuação do Profissional de Educação Física no âmbito do Lazer: a Perspectiva da Animação Cultural. Motriz, Rio Claro, v.15, nº p.407-413, abr/jun. 2009.

_______________. Formação profissional no âmbito do lazer: desafios e perspectivas. In: Lazer em estudo: Currículo e Formação Profissional. Campinas: Papirus, 2010.

_______________. O profissional do lazer. Sinais Sociais. Vol. 8; n. 23. Rio de Janeiro, set-dez, 2013.

KISHIMOTO, Tizuko M. (org.) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LARROSA, Jorge. “Tecnologias do eu e educação”. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.

LOPES, Tarcila B. Sobre o fazer técnico e o fazer político: A atuação do profissional de lazer no serviço público Municipal. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer. Belo Horizonte: UFMG/EEFTO, 2009.

LOPES, T, B, ISAYAMA, H, F. Sobre o fazer técnico e o fazer político: a atuação do profissional de lazer no serviço público municipal. R. bras. Ci. e Mov. 19 (1): 87-99, 2011.

MARCELLINO, Nelson C. Lazer e qualidade de vida. In: MOREIRA, Wagner Wey (org). Qualidade de vida: complexidade e educação. Campinas-SP: Papirus, 2001a.

___________________. A ação profissional no lazer, sua especificidade e

seu caráter interdisciplinar. In: _____. (Org.) Lazer: formação e atuação profissional. Campinas: Papirus, 2001b.

___________________. (org.) Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte. Campinas: Papirus, 2003.

___________________. Pedagogia da Animação. 7ª Ed. Campinas: Papirus, 2005.

___________________. Lazer e Educação. 13ºEd. Campinas: Papirus, 2008a.

___________________. Políticas públicas de lazer. Campinas: Alínea, 2008b.

MARCELLINO, Nelson C. CAPI, André, C. SILVA, Debora A. M. Lazer no município: formação e desenvolvimento de quadros – os casos de Campinas e Piracicaba - SP. In: ISAYAMA, Helder. F.; PINTO, Leila, M. S. M. UVINHA, Ricardo, R. STOPPA, Edmur, A. Gestão de politicas de esporte e lazer experiências, inovações, potencialidades e desafios. Belo Horizonte: Ed UFMG, 2011.

MELO, Victor A. A formação cultural do animador cultural: antigas reflexões, persistências, continuidades. In: Lazer em estudo: Currículo e Formação Profissional. Campinas: Papirus, 2010.

MELO, Victor A. O lazer (ou a diversão) e os estudos históricos. In: ISAYAMA, Helder F. SILVA, Silvio R. Estudos do lazer: um panorama. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011a.

MELO, Victor A. Sobre lazer, recreação e animação cultural: apontamentos (ou à busca de um espírito). Revista Norte Mineira de Educação Física. Volume 1 Número 1 Ano, 2011b.

MELO, Victor A. Sobre o conceito de lazer. Sinais Sociais. Vol. 8; n. 23. Rio de Janeiro, set-dez, 2013.

MELO, Victor. “Vai malandra”, Anitta e a urgência da animação cultural. Licere, Belo Horizonte, v.21, n.2, jun/2018.

PARAÍSO, Marlucy A. Currículo e formação profissional em lazer. ISAYAMA, Helder F. (org). Lazer em estudo: Currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010.

PINTO, Leila M. S. A Recreação / Lazer e a Educação Física: a manobra da autenticidade do jogo. Dissertação de Mestrado. Campinas, Unicamp, Departamento de Educação Física. 1992.

_______________. Formação de educadores e educadoras para o lazer: saberes e competências. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 3, p. 53-71, maio 2001.

_______________. In: MOREIRA, Wagner W (org). Educação Física Intervenção e Conhecimento Científico. Piracicaba: Unimep, 2004.

QUEIROZ, Heitor C, A. CHAVES, Silas F, J. ALVES, Cathia. Formação e intervenção do profissional no lazer: Um estudo de caso de um projeto social no interior do Estado de São Paulo. RENEF, Revista Norte Mineira de Educação Física. vol 06; n. 07, 2016.

SANTOS, Carla A. N. L; ISAYAMA, Helder F. O currículo de cursos técnicos de lazer no Brasil: um estudo de caso da formação profissional. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 240, p. 276-303, maio/ago. 2014.

SILVA, D. A. M. Territórios do lazer: panoramas e reflexões sobre a animação sociocultural. In: MARCELLINO, N. C. Políticas Públicas de Lazer. Campinas, 2008.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr. Nº 13, p. 05 -24, 2000.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, no 73, Dezembro, 2000.

WERNECK, Christianne L. G. A formação profissional no lazer em nossa moderna sociedade: Repensando os limites, os horizontes e os desafios para a área. Revista Licere, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 47-65, set. 1998.

________________. Lazer, trabalho e educação: Relações históricas, questões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

WINNICOTT, Donald W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Published

2019-09-25

How to Cite

ALVES, C. The lúdico as a pedagogical device: training and professional activity in the field of leisure. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 3, p. 167–189, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/155. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos