A avaliação em relatórios de estagiários do curso de licenciatura em letras

língua portuguesa – da UFPA

Autores

  • Ana Lygia Almeida Cunha Universidade Federal do Pará
  • Maria Cristina Ataide Lobato

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Avaliação. Formação de professores.

Resumo

Anunciando a tendência atual, de considerar a avaliação como um meio de reorientar o sistema de ensino-aprendizagem, Mere Abramowicz (1998) chamava a atenção, ainda no fim do século XX, para a relação entre a avaliação e a condição existencial do professor, que, segundo a autora, deve ser sujeito ativo do processo de avaliação do próprio desempenho (1998, p. 40). Assim, hoje se compreende a avaliação não apenas como uma forma de mensurar a aprendizagem dos alunos. Acredita-se que seus resultados sinalizam, para o professor, até que ponto as estratégias de ensino por ele selecionadas são eficazes. Segundo Luckesi (2002), para evitar o autoritarismo e o conservadorismo, a avaliação deve ser diagnóstica e inovadora, permitindo a identificação de estratégias a serem empregadas (2002, p. 43). Este trabalho tem o objetivo de verificar, por meio da análise de relatórios apresentados por estagiários do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa – da Universidade Federal do Pará, se sua proposta de avaliação reflete esta concepção de avaliação, isto é, se os futuros professores de língua materna propõem, de fato, um modelo de avaliação da aprendizagem diferente do tradicional e tecnicista, que visa apenas à atribuição de notas e à classificação dos alunos da educação básica. Palavras-chave: Estágio supervisionado. Avaliação. Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lygia Almeida Cunha, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Pará. 

Maria Cristina Ataide Lobato

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Referências

ABRAMOWICZ, M. Avaliação do desempenho profissional do professor e formação do educador: reflexões. In: Revista de Educação, PUC-Campinas, v. 1, n. 4, p. 39-42, junho 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

Downloads

Publicado

2019-01-08

Como Citar

CUNHA, A. L. A.; LOBATO, M. C. A. A avaliação em relatórios de estagiários do curso de licenciatura em letras: língua portuguesa – da UFPA. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 1, p. 2–11, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/187. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.