A coordenação pedagógica e o pedagógico a ser coordenado
Palavras-chave:
Formação Continuada. Coordenação Pedagógica. Escola.Resumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência de um grupo de estudos do Centro de Formação de Professores de Mato Grosso com os coordenadores pedagógicos da rede estadual. Apontamos aqui algumas considerações acerca das contradições entre pensamento e ação na atuação do sujeito professor quando a investidura da função de coordenar o trabalho pedagógico. Constatamos que a formação do coordenador pedagógico não se dá no isolamento e sim com o coletivo da escola, sendo assim deve estar em permanente formação para coordenar todos os aspectos pedagógicos da escola.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
CARVALHO, Ademar de L. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: EdUFMT,2005.
FRANCO, Maria A. R. S. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: 2008a.
______. Coordenação Pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras. São Paulo, v.1, n.1, p.117-131, Jan/Jun, 2008b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
______. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2006.
______. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
GEGLIO, Paulo C. O papel do coordenador pedagógico na formação em serviço. In: PlACCO, V. M. S. (org). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2010.
LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001.
PINTO, Humberto de A. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão escolar. São Paulo: Cortez, 2011.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.