A coordenação pedagógica e o pedagógico a ser coordenado

Autores

Palavras-chave:

Formação Continuada. Coordenação Pedagógica. Escola.

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência de um grupo de estudos do Centro de Formação de Professores de Mato Grosso com os coordenadores pedagógicos da rede estadual. Apontamos aqui algumas considerações acerca das contradições entre pensamento e ação na atuação do sujeito professor quando a investidura da função de coordenar o trabalho pedagógico. Constatamos que a formação do coordenador pedagógico não se dá no isolamento e sim com o coletivo da escola, sendo assim deve estar em permanente formação para coordenar todos os aspectos pedagógicos da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sávio Antunes dos Santos, Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Mato Grosso – CEFAPRO

Mestre em Educação. Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Mato Grosso – CEFAPRO

Valdelicede Oliveira Holanda, Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Mato Grosso – CEFAPRO

Mestre em Educação. Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Mato Grosso – CEFAPRO

Éderson Andrade, Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG

Doutor em Educação. Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

CARVALHO, Ademar de L. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: EdUFMT,2005.

FRANCO, Maria A. R. S. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: 2008a.

______. Coordenação Pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras. São Paulo, v.1, n.1, p.117-131, Jan/Jun, 2008b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

______. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2006.

______. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

GEGLIO, Paulo C. O papel do coordenador pedagógico na formação em serviço. In: PlACCO, V. M. S. (org). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2010.

LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001.

PINTO, Humberto de A. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão escolar. São Paulo: Cortez, 2011.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2008.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

SANTOS, S. A. dos; HOLANDA, V. O.; ANDRADE, Éderson. A coordenação pedagógica e o pedagógico a ser coordenado. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 5, p. e020007, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/30. Acesso em: 4 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.