Formação de professores para o ensino de solos

uma experiência com discentes do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura

Autores

  • Mirla Andrade Weber Universidade Federal do Pampa
  • Frederico Costa Beber Vieira Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Educação em solos; Relação homem-meio ambiente; Interdisciplinaridade

Resumo

A educação em solos tem o objetivo de aumentar a conscientização das pessoas a respeito do solo e de suas funções nos ecossistemas e para a sociedade, além da necessidade de sua conservação. Um meio de alcançar este objetivo é através da popularização do solo nas escolas. Entretanto, há muitos problemas no ensino de solos nas escolas de ensino fundamental. Dentre eles, tem-se a formação do professor. O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir uma metodologia para preparer estudantes de licenciatura dos cursos de Ciências Biológicas para o ensino de solos de escolas de ensino fundamental, objetivando dentro deste treinamento que estes estudantes fossem ativos, engajados e conscientes de seu papel como professor. O trabalho foi desenvolvido com quatro discentes do curso de Ciências Biológicas/Licenciatura do campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa durante o segundo semestre letivo de 2015. As aulas foram divididas em teóricas e práticas. As aulas práticas foram desenvolvidas na Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha em São Gabriel, RS, com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. As aulas práticas foram organizadas e desenvolvidas pelos discentes de licenciatura com experimentos de solos e brincadeiras. Após cada aula prática os estudantes de licenciatura faziam relatórios e autoavaliações sobre suas atividades na escola. O ensino de solos com atividades práticas, neste caso, usando experimentos e brincadeitras mostrou aumento da atenção e aprendizado das crianças. Durante o periodo deste trabalho os estudantes de licenciatura foram encorajados a refletir sobre sua formação e atuação como professor. Considerando as observações e discussões realizadas, o comprometimento e progresso dos estudantes de licenciatura na sua atividade de ensinar e sua performance nas aulas práticas com alunos de sexto ano é possível concluir que este estudo, na forma como foi desenvolvido, contribuiu para a formação destes futuros professores, tornando-os motivados a elaborar aulas sobre solos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirla Andrade Weber, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Ciência do Solo. Docente da Universidade Federal do Pampa.

Frederico Costa Beber Vieira, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Ciência do Solo. Docente da Universidade Federal do Pampa.

Referências

ABREU, A. O ensino de solos nos níveis fundamental e médio: o caso da Escola Estadual Cidade dos Meninos [Monigrafia]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2000.

APARIN, B.; SUHACHEVA, E. Methodology of uninterrupted ecological education and soil science. In: 17th World Congress of Soil Science; 2002; Bangkok Thailand. Bagkok; 2002. p.1685.

BRADY, N.C.; WELL, R.R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. 3rd ed. Porto Alegre: Bookman; 2013.

FALCONI, S. Produção de material didático para o ensino de solos. [Dissertação]. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista; 2004.

FRASSON, V.N.; WERLANG, M.K. Ensino de solos na perspectiva da educação ambiental: contribuições da ciência geográfica. Geografia: Ensino & Pesquisa, v.14, p.94-9, 2010.

HATUM, I.S.; ZECCHINI, M..; FUSHIMI, M.; NUNES, J.O.R. Trilhando Pelos Solos – Aprendizagem e Con¬servação do Solo. Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista; 2008.

INFORSATO, E.C. Aspectos Gerais da formação de professores. Paideia, v.10-11; s/p, 1996.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências. Sao Paulo em Perspectiva, v.14, p.85-93, 2000.

KNUPPE, L. Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do Ensino Fundamental. Educar em Revista, v.27, p.277-90, 2006.

LIMA, M.R. Coleção de cores (Colorteca). Experimentoteca de Solos, Projeto Solo na Escola, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR.2005b.

LIMA, M.R. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educucação, v.3, p.383-94, 2005a.

LOPES, R.P. Da Licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos de espaços variados. Educar, v.36, p.163-79, 2010.

MACANHÃO, P.; LIMA, M.R. Conhecendo a composição do solo e suas diferentes texturas. Experimentoteca de Solos, Projeto Solo na Escola, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. 2005.

MUGGLER, C.C.; PINTO SOBRINHO, F.A.; MACHADO, V.A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.30, p.733-40, 2006.

POMANOWSKI, J.P.; MARTINS, P.L.O. Desafios da formação de professores iniciantes. Páginas de Educación, 6 (s/p), 2013.

RUELLAN, A. Contribuição de pesquisas em zona tropical ao desenvolvimento da Ciência do Solo. In: 21º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo; 1988; Campinas. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; 1988. p. 67-74.

SEREIA, D.A.O.; PIRANHA, M.M. Aulas práticas investigativas: uma experiência no ensino fundamental para a formação de alunos participativos. Secretaria da Educação. Paraná Governo do estado. Dia a dia Educação.

TERRAZAN, E.A.; LUNARDI, G.; HERNANDES, C.L. O uso de experimentos naelaboração de módulos didáticos por professores do GTPF/NEC. In: IV Encontro nacional depesquisa em educação em ciências; 2003; Bauru. Bauru: Universidade de São Paulo; 2003.

TOZONI-REIS, M.F.C.; CAMPOS, L.M.L. Educação ambiental escolar, formação humana e formação deprofessores: articulações necessárias. Educar em Revista, v.3; p.145-62, 2014.

YOSHIOKA, M.H.; LIMA, M.R. Erosão eólica e hídrica do solo. Experimentoteca de Solos, Projeto Solo na Escola, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. 2005c.

YOSHIOKA, M.H.; LIMA, M.R. Porosidade do solo. Experimentoteca de Solos, Projeto Solo na Escola, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. 2005a.

YOSHIOKA, M.H.; LIMA, M.R. Retenção da água pelo solo. Experimentoteca de Solos, Projeto Solo na Escola, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. 2005b.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Como Citar

WEBER, M. A.; VIEIRA, F. C. B. Formação de professores para o ensino de solos: uma experiência com discentes do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 127–144, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/366. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos