A educação e a degenerescência da formação em Nietzsche
Palavras-chave:
Nietzsche, educação alemã, formaçãoResumo
Este artigo explora o conceito de educação e formação na filosofia de F. W. Nietzsche, com base em alguns textos selecionados do autor, sobretudo, os dedicados à educação. Como o modelo formativo dos alemães pôde se converter num modelo pragmático que precipitou a degeneração da formação? Como a educação pode ser emancipadora e, ao mesmo tempo, malévola para uma civilização? Realizamos uma investigação histórico-filosófica da educação alemã, sobretudo e, especialmente, no sec. XIX, a fim de
compreendermos o alcance dessas aporias. Os processos formativos ficaram totalmente deteriorados porque foram submetidos aos interesses do Estado e da agenda do capital, transformando-os em mercadorias.
Downloads
Referências
ABEL, G. Verdade e interpretação. Trad. de Claudemir Luís Araldi. In: Cadernos Nietzsche, n. 12, São Paulo, 2002. [Grupo de estudos Nietzsche].
ABRÃO, B. S. História da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 2004.
ALMEIDA, R. M. A fragmentação da cultura e o fim do sujeito. São Paulo: Loyola, 2012.
ARALDI, C. L. Nietzsche, a educação e a crítica da cultura. In: AZEVEDO, V. D. (Org.). Nietzsche: filosofia e educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2008.
SILVA Jr., I. (org.). Nietzsche e a interpretação. Curitiba: CRV, São Paulo: Humanitas, 2012 (Col. Nietzsche em perspectiva, Vol I).
DELEUZE, G. Nietzsche. Trad. Alberto Campos. Lisboa: Edições 70, 2001.
DIAS, R. M. Nietzsche educador. São Paulo: Scipione, 1991.
DRIJARD, A. Alemanha: panorama histórico e cultural. Lisboa: Dom Quixote, 1972.
ELIAS, N. História das grandes ideias do mundo ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1972, (Coleção Os Pensadores).
ELIAS, N. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
KANT, I. Sobre a pedagogia. Trad. de Francisco Cock Fontanella. 2.ed. Piracicaba: Unimep, 1999.
KROCKOW, C. G. V. Prússia: um balanço. Trad. de Rósula Kelly Medrado Almeida Passos. São Paulo: Mackenzie, 2002.
LARROSA, J. Extravagâncias: ensaios sobre a filosofia de Nietzsche. São Paulo: Discurso Editorial e UNIJUÍ, 2000.
LARROSA, J. Nietzsche e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LARROSA, J. Claustros vão se fazer outra vez necessários. In: AZEVEDO, V. D. (Org.). Nietzsche: filosofia e educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2008 (Coleção Nietzsche em perspectiva).
NEUKAMP, E. As críticas do professor Nietzsche à educação de seu tempo. 2012. Disponível em: . Acesso em 10.08.2012.
NIETZSCHE, F. Breviário de Citações: Fragmentos e Aforismos. São Paulo: Princípio Editora, 1996.
NIETZSCHE, F. Escritos sobre política. (Vol. I e Vol. II). São Paulo: Loyola / Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2007.
NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ídolos: ou como filosofar a marteladas. Trad. de Antonio Carlos Braga. 2.ed. São Paulo: Escala, 2008.
NIETZSCHE, F. Escritos sobre educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli Correia de Melo Sobrinho. 6.ed. São Paulo: Loyola/Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2012.
WEBER, J. F. Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: Eduel, 2011.
WEBER, J. F. Fragmentos finais. Seleção, tradução e prefácio de Flávio R. Khote. Brasília: Editora Universidade de Brasília, São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.