La educación y la degenerencia de la formación en Nietzsche

Autores/as

  • Junior Tavernard FAESB
  • Luzia Batista de Oliveira Silva USF

Palabras clave:

Nietzsche, educación alemana, formación

Resumen

Este artigo explora o conceito de educação e formação na filosofia de F. W. Nietzsche, com base em alguns textos selecionados do autor, sobretudo, os dedicados à educação. Como o modelo formativo dos alemães pôde se converter num modelo pragmático que precipitou a degeneração da formação? Como a educação pode ser emancipadora e, ao mesmo tempo, malévola para uma civilização? Realizamos uma
investigação histórico-filosófica da educação alemã, sobretudo e, especialmente, no sec. XIX, a fim de compreendermos o alcance dessas aporias. Os processos formativos ficaram totalmente deteriorados porque foram submetidos aos interesses do Estado e da agenda do capital, transformando-os em mercadorias.

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Biografía del autor/a

Junior Tavernard, FAESB

Bacharel em Teologia pela Umesp/SP, Licenciado em Filosofia pelo CUL; Mestre em Educação-Unimep,
Doutorando UNESP-Rio Claro. 

Luzia Batista de Oliveira Silva, USF

Bacharel e Mestre em Filosofia PUC-SP; Doutora em Educação FE-USP, Pós-doutorado em Antropologia
PUC/SP e Filosofia UnB – Dijon/FR. Docente PPGSSE-USF

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Publicado

2018-06-18

Cómo citar

TAVERNARD, J.; BATISTA DE OLIVEIRA SILVA, L. La educación y la degenerencia de la formación en Nietzsche. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 3, p. 167–186, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/393. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê