“Habitus” as tensões e as relações culturais da qual podem surgir o fracasso universitário
Palavras-chave:
Fracasso Universitário; Física; Habitus; Zona de desenvolvimento.Resumo
O fracasso universitário se tornou um problema de ordem mundial, sobretudo em cursos como o do curso superior em Física. Frente a esta realidade, após uma exaustiva pesquisa de campo e teórica em dois países, Portugal e Brasil, verificamos uma serie de fatores que exploram uma explicaçao mais profunda do fracasso nesse curso e também uma escassez de estudos que buscam compreender mais a fundo os fatores que podem influenciar no desempenho desse acadêmico. O método utilizado para a análise dos dados foi a triangulação sequenciada, sendo que no estudo realizou-se a análise qualitativa e a quantitativa em uma amostra de 169 estudantes de Física e ainda buscou-se como suporte teórico Bourdieu e Vygotsky para discussão dos resultados. As discussões explicitaram a complexidade do problema do fracasso atrelada ao suporte teórico utilizado de forma a levantar o habitus, e a zona de desenvolvimento que o acadêmico apresenta durante seu percurso nos cursos de Física.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. S. Transição, adaptação acadêmica e êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. Coruña, Espanha, v. 14, n. 2, p. 203-215, 2007.
ALMEIDA, et al. Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Avaliação. Campinas e Sorocaba, SP, v. 17, n. 3, p. 899-920, nov. 2012.
BOURDIEU, P.. Structures, habitus, practices. In The Logic of Practice. Cambridge: Polity, pp. 52-65, 1990.
BOURDIEU, P. The Essence of Neoliberalism: What is Neoliberalism? : a Programme for Destroying Collective Structures which May Impede the Pure Market Logic: Utopia of Endless Exploitation. Editora Le Monde Diplomatique, 1998.
BOURDIEU, P. Ce que parler veut dire. L`économie des échanges linguistiques, Fayard, París, 1982.
BOURDIEU, P. Esboço de Uma Teoria da Prática, Precedido de Três Estudos de Etnologia Cabila. Oeiras: Celta Editora, 2002.
BRAGA, M. M. et al. Perfil socioeconômico dos alunos, repetência e evasão no Curso de Química da UFMG. Química Nova, 20(4), 1997.
CARVALHO, P. da S. Hábitos de estudo e sua influência no rendimento escolar. Universidade Fernando Pessoa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Dissertação de Mestrado, Porto, 2012.
CHAMORRO-PREMUZIC, Tomas; FURNHAM, Adrian. Personality, intellgence and approaches to learning as predictors of academic performance. Educational Psychology, Memphis, TN, n. 26, 769 – 779, 2008.
CRAVINO, J.P.C. Ensino da física geral nas universidades públicas portuguesas e a sua relação com o sucesso escolar: caracterização do problema e desenho, implementação e avaliação de uma intervenção didática. Tese de doutoramento em Física, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real, 2004.
DEMBO, M.H.. Applying educational psychology (5 ed.). New York: Longman, 1994.
FERNANDES, L. V. C.. Stress no estágio Pedagógico: estudo comparativo entre Portugal e Brasil. Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, Tese de Doutorado, Aveiro, Portugal 2011. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/8783/1/6103.pdf
FRANCISCO, C.; PEREIRA, A. M. S. & PEREIRA, M.. O stresse do aluno estagiário: contributos da supervisão para o bem-estar do aluno. In Marques, R., Luis, H., Hamido, G. e Rodão, M. (Org.). Transversalidade na Educação e na Saúde. Porto: Porto Editora, 196-211, 2006.
GONÇALVES, P,S,D. Estratégias de aprendizagem em contexto educativo e informativo: contributos para aprendizagem ao longo da vida. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária, não publicada. Porto, Portugal, Universidade Fernando Pessoa, 2009.
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Objetiva, 2001.
JESUS, S. N.. Motivação e Formação de Professores. Coimbra: Quarteto Editora, 1996.
JESUS, S. N.. Motivação e stress em professores estagiários: Um estudo longitudinal exploratório. Revista Portuguesa de Educação, 5, 117-127, 1992.
JESUS, S. N.. Insucesso funcional dos alunos: um novo conceito para uma nova realidade. Correio da Educação, 47, 1-3, 2000.
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
LEFEVRE, F e LEFEVRE, A. M. C.. O sujeito coletivo que fala. Comunic, Saúde, Educ. jul/dez; 10(20):517-24 2006.
LEAL, M.J. e ALMEIDA.A.. Estratégias de aprendizagem: contributos para a sua definição e avaliação. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária). Não publicada. Universidade do Ninho, Braga, 1993.
LIPP, M.. O Stress Emocional: prevalência e implicações. In: Hélio José Guilhardi. (Org.). Comportamento e Cognição. SP: ESETec, v. 1, p. 229-237, 2006.
LUCKESI, C. C.. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
MACHADO, R. C. e CAVALCANTI, E. L. D.. Dificuldades de aprendizagem versus sucesso acadêmico dos alunos do curso de química: relatos possíveis. (UFBA-ICADS), 2010.
MASETTO, Marcos Tarcisio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2012.
MENDES, O. M.. Os cursos de licenciatura e a formação do professor: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da educação. (Dissertação de Mestrado), 199f. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
NERI, Dayse. Procedência dos alunos e o sucesso acadêmico: um estudo de Cálculo I e elementos de Física da universidade de Aveiro. (Tese de Doutorado). Portugal: Aveiro, 2006. Disponíel em: https://core.ac.uk/download/pdf/15564867.pdf
O’CONNOR, M.; PAUNONEN, S.. Big five personality predictors of post-secondary academic performance. Personality and individual differences, Washington, DC, v. 43, p. 971–990, 2007.
PROCOPIO, M. V. R. .; PROCÓPIO, L. V. F. C. Fracasso universitário: o discurso produzido nas últimas décadas. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020008, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14230
PROCÓPIO, M.; FERNANDES PROCOPIO, L., FREITAS, R. M... Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como fonte de análise para um problema de aprendizagem em ciências. Revista Internacional de Pesq. em Didática Das Ciências E Matemática (Revin). 1 p. 1-22, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/95/56
PROCÓPIO, M.; FERNANDES PROCOPIO, L., FREITAS, R. M.. Diálogo sobre a aprendizagem da física sob o olhar das considerações de vygotsky. Revista Internacional de Formación de Profesores (RIFP), Itapetininga, v. 5, e020016, p. 01-22, 2020. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1867/1282
PROCÓPIO, M.; FREITAS, R. M.; FERNANDES PROCOPIO, L.. A Zona De Desenvolvimento Proximal (ZDP) como fonte de análise para o problema de aprendizagem na Física. In: 6.º Congresso Ibero-americano em Investigação Qualitativa e 2nd International Symposium on Qualitative Research, 2017, Salamanca - Espanha. Atas - Investigação Qualitativa em Educação. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2017. v. 1. p. 1932-1941.
PROCÓPIO, M. Fracasso universitário: um estudo sobre a permanência dos acadêmicos do curso de física. Dissertaçao de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2014. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/711/1/MARCOS%20VINICIOS%20RABELO%20PROCOPIO.pdf
PEREIRA, A., MONTEIRO, S., GOMES, A. & TAVARES, J.. Educação para a saúde e bem-estar: Avaliação de um programa de intervenção no ensino superior. In d@es – docência e aprendizagem no ensino superior 2005http://webct2.ua.pt/public/leies/daes_artigos.htm
PET-FÍSICA. Relatório à comissão de graduação do instituto de Física: “Um estudo da evasão no curso de graduação em Física da UnB”. Brasília – agosto/2008.
SANTOS, K. M. P. L. Avaliação emancipatória do curso de licenciatura plena em Química da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá: UFMT, Dissertação (Mestrado em Educação Pública). Universidade Federal de Mato Grosso. 1996.
SCREMIN, S. B. Educação a distância: uma possibilidade na educação profissional básica. Florianópolis: Visual Books, 2002.
SILVA, R.R.; TUNES, E.; PACHÁ, L.C.L. JUNQUEIRA, R.M. P. Evasão e Reprovações no Curso de Química da Universidade de Brasília, Química Nova, n. 18, p. 210, 1995.
SILVA CARVALHO. P.. Hábitos de estudo e sua influência no rendimento escolar. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, não publicada. Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2012.
SILVA, C. A. D., HALPERN, F. B. S. & SILVA, L. A. D.. Meninas bem comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados. Cadernos de Pesquisa, 107, 207- 225, 1999.
SILVA, A. Lopes e SÁ, I. Saber Estudar e Estudar para Saber. Porto: Porto Editora, Coleção Ciências da Educação, 1997.
SOUZA, C. L. E.; IBANEZ, S. C. e FORSTER, M. M. S.. Evasão universitária: causas e carreiras profissionais. In: Anais do XIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2001.
TAVARES, J., BRZEZINSKI, I., CABRAL, A. P., & SILVA, I. . Jornadas sobre pedagogia universitária e sucesso académico. In: (Org.). Pedagogia Universitária e Sucesso Académico. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2002.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente: os desenvolvimentos dos processos psicológicos superiores. Organizadores Michael Cole et al. Tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche.7ª ed. São Paulo, Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.