“Habitus” as tensões e as relações culturais da qual podem surgir o fracasso universitário

Autores

  • Marcos Procópio Universidad Castilla-la Mancha
  • Leandra Fernandes Procópio Universidad Autónoma de Madrid

Palavras-chave:

Fracasso Universitário; Física; Habitus; Zona de desenvolvimento.

Resumo

O fracasso universitário se tornou um problema de ordem mundial, sobretudo em cursos como o do curso superior em Física. Frente a esta realidade, após uma exaustiva pesquisa de campo e teórica em dois países, Portugal e Brasil, verificamos uma serie de fatores que exploram uma explicaçao mais profunda do fracasso nesse curso e também uma escassez de estudos que buscam compreender mais a fundo os fatores que podem influenciar no desempenho desse acadêmico. O método utilizado para a análise dos dados foi a triangulação sequenciada, sendo que no estudo realizou-se a análise qualitativa e a quantitativa em uma amostra de 169 estudantes de Física e ainda buscou-se como suporte teórico Bourdieu e Vygotsky para discussão dos resultados. As discussões explicitaram a complexidade do problema do fracasso atrelada ao suporte teórico utilizado de forma a levantar o habitus, e a zona de desenvolvimento que o acadêmico apresenta durante seu percurso nos cursos de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Procópio, Universidad Castilla-la Mancha

[1]Licenciado em Física (PUC/GO), Mestrado em Ciências e Matemática (UFG), Doutorado e Pos Doutorado em Educação pela PUC/GO. Docente na Universidad Castilla-la Mancha (UCLM)/España. 

Leandra Fernandes Procópio, Universidad Autónoma de Madrid

Pedagogia (PUC/GO), Mestre Psicologia Educacional (Universidade de Coimbra), Doutorado em Educação (Universidade de Aveiro/Portugal e Pós Doutorado em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Docente na Universidad Autónoma de Madrid (UAM) e na Univerisdade Complutense de Madrid/España

Referências

ALMEIDA, L. S. Transição, adaptação acadêmica e êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. Coruña, Espanha, v. 14, n. 2, p. 203-215, 2007.

ALMEIDA, et al. Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Avaliação. Campinas e Sorocaba, SP, v. 17, n. 3, p. 899-920, nov. 2012.

BOURDIEU, P.. Structures, habitus, practices. In The Logic of Practice. Cambridge: Polity, pp. 52-65, 1990.

BOURDIEU, P. The Essence of Neoliberalism: What is Neoliberalism? : a Programme for Destroying Collective Structures which May Impede the Pure Market Logic: Utopia of Endless Exploitation. Editora Le Monde Diplomatique, 1998.

BOURDIEU, P. Ce que parler veut dire. L`économie des échanges linguistiques, Fayard, París, 1982.

BOURDIEU, P. Esboço de Uma Teoria da Prática, Precedido de Três Estudos de Etnologia Cabila. Oeiras: Celta Editora, 2002.

BRAGA, M. M. et al. Perfil socioeconômico dos alunos, repetência e evasão no Curso de Química da UFMG. Química Nova, 20(4), 1997.

CARVALHO, P. da S. Hábitos de estudo e sua influência no rendimento escolar. Universidade Fernando Pessoa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Dissertação de Mestrado, Porto, 2012.

CHAMORRO-PREMUZIC, Tomas; FURNHAM, Adrian. Personality, intellgence and approaches to learning as predictors of academic performance. Educational Psychology, Memphis, TN, n. 26, 769 – 779, 2008.

CRAVINO, J.P.C. Ensino da física geral nas universidades públicas portuguesas e a sua relação com o sucesso escolar: caracterização do problema e desenho, implementação e avaliação de uma intervenção didática. Tese de doutoramento em Física, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real, 2004.

DEMBO, M.H.. Applying educational psychology (5 ed.). New York: Longman, 1994.

FERNANDES, L. V. C.. Stress no estágio Pedagógico: estudo comparativo entre Portugal e Brasil. Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, Tese de Doutorado, Aveiro, Portugal 2011. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/8783/1/6103.pdf

FRANCISCO, C.; PEREIRA, A. M. S. & PEREIRA, M.. O stresse do aluno estagiário: contributos da supervisão para o bem-estar do aluno. In Marques, R., Luis, H., Hamido, G. e Rodão, M. (Org.). Transversalidade na Educação e na Saúde. Porto: Porto Editora, 196-211, 2006.

GONÇALVES, P,S,D. Estratégias de aprendizagem em contexto educativo e informativo: contributos para aprendizagem ao longo da vida. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária, não publicada. Porto, Portugal, Universidade Fernando Pessoa, 2009.

HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Objetiva, 2001.

JESUS, S. N.. Motivação e Formação de Professores. Coimbra: Quarteto Editora, 1996.

JESUS, S. N.. Motivação e stress em professores estagiários: Um estudo longitudinal exploratório. Revista Portuguesa de Educação, 5, 117-127, 1992.

JESUS, S. N.. Insucesso funcional dos alunos: um novo conceito para uma nova realidade. Correio da Educação, 47, 1-3, 2000.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

LEFEVRE, F e LEFEVRE, A. M. C.. O sujeito coletivo que fala. Comunic, Saúde, Educ. jul/dez; 10(20):517-24 2006.

LEAL, M.J. e ALMEIDA.A.. Estratégias de aprendizagem: contributos para a sua definição e avaliação. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária). Não publicada. Universidade do Ninho, Braga, 1993.

LIPP, M.. O Stress Emocional: prevalência e implicações. In: Hélio José Guilhardi. (Org.). Comportamento e Cognição. SP: ESETec, v. 1, p. 229-237, 2006.

LUCKESI, C. C.. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

MACHADO, R. C. e CAVALCANTI, E. L. D.. Dificuldades de aprendizagem versus sucesso acadêmico dos alunos do curso de química: relatos possíveis. (UFBA-ICADS), 2010.

MASETTO, Marcos Tarcisio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2012.

MENDES, O. M.. Os cursos de licenciatura e a formação do professor: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da educação. (Dissertação de Mestrado), 199f. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.

NERI, Dayse. Procedência dos alunos e o sucesso acadêmico: um estudo de Cálculo I e elementos de Física da universidade de Aveiro. (Tese de Doutorado). Portugal: Aveiro, 2006. Disponíel em: https://core.ac.uk/download/pdf/15564867.pdf

O’CONNOR, M.; PAUNONEN, S.. Big five personality predictors of post-secondary academic performance. Personality and individual differences, Washington, DC, v. 43, p. 971–990, 2007.

PROCOPIO, M. V. R. .; PROCÓPIO, L. V. F. C. Fracasso universitário: o discurso produzido nas últimas décadas. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020008, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14230

PROCÓPIO, M.; FERNANDES PROCOPIO, L., FREITAS, R. M... Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como fonte de análise para um problema de aprendizagem em ciências. Revista Internacional de Pesq. em Didática Das Ciências E Matemática (Revin). 1 p. 1-22, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/95/56

PROCÓPIO, M.; FERNANDES PROCOPIO, L., FREITAS, R. M.. Diálogo sobre a aprendizagem da física sob o olhar das considerações de vygotsky. Revista Internacional de Formación de Profesores (RIFP), Itapetininga, v. 5, e020016, p. 01-22, 2020. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1867/1282

PROCÓPIO, M.; FREITAS, R. M.; FERNANDES PROCOPIO, L.. A Zona De Desenvolvimento Proximal (ZDP) como fonte de análise para o problema de aprendizagem na Física. In: 6.º Congresso Ibero-americano em Investigação Qualitativa e 2nd International Symposium on Qualitative Research, 2017, Salamanca - Espanha. Atas - Investigação Qualitativa em Educação. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2017. v. 1. p. 1932-1941.

PROCÓPIO, M. Fracasso universitário: um estudo sobre a permanência dos acadêmicos do curso de física. Dissertaçao de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2014. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/711/1/MARCOS%20VINICIOS%20RABELO%20PROCOPIO.pdf

PEREIRA, A., MONTEIRO, S., GOMES, A. & TAVARES, J.. Educação para a saúde e bem-estar: Avaliação de um programa de intervenção no ensino superior. In d@es – docência e aprendizagem no ensino superior 2005http://webct2.ua.pt/public/leies/daes_artigos.htm

PET-FÍSICA. Relatório à comissão de graduação do instituto de Física: “Um estudo da evasão no curso de graduação em Física da UnB”. Brasília – agosto/2008.

SANTOS, K. M. P. L. Avaliação emancipatória do curso de licenciatura plena em Química da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá: UFMT, Dissertação (Mestrado em Educação Pública). Universidade Federal de Mato Grosso. 1996.

SCREMIN, S. B. Educação a distância: uma possibilidade na educação profissional básica. Florianópolis: Visual Books, 2002.

SILVA, R.R.; TUNES, E.; PACHÁ, L.C.L. JUNQUEIRA, R.M. P. Evasão e Reprovações no Curso de Química da Universidade de Brasília, Química Nova, n. 18, p. 210, 1995.

SILVA CARVALHO. P.. Hábitos de estudo e sua influência no rendimento escolar. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, não publicada. Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2012.

SILVA, C. A. D., HALPERN, F. B. S. & SILVA, L. A. D.. Meninas bem comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados. Cadernos de Pesquisa, 107, 207- 225, 1999.

SILVA, A. Lopes e SÁ, I. Saber Estudar e Estudar para Saber. Porto: Porto Editora, Coleção Ciências da Educação, 1997.

SOUZA, C. L. E.; IBANEZ, S. C. e FORSTER, M. M. S.. Evasão universitária: causas e carreiras profissionais. In: Anais do XIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2001.

TAVARES, J., BRZEZINSKI, I., CABRAL, A. P., & SILVA, I. . Jornadas sobre pedagogia universitária e sucesso académico. In: (Org.). Pedagogia Universitária e Sucesso Académico. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2002.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente: os desenvolvimentos dos processos psicológicos superiores. Organizadores Michael Cole et al. Tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche.7ª ed. São Paulo, Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2021-03-11

Como Citar

PROCÓPIO, M.; FERNANDES PROCÓPIO, L. “Habitus” as tensões e as relações culturais da qual podem surgir o fracasso universitário. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021010, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/400. Acesso em: 19 abr. 2024.