“Habitus” as tensões e as relações culturais da qual podem surgir o fracasso universitário

Autores

  • Marcos Procópio Universidad Castilla-la Mancha
  • Leandra Fernandes Procópio Universidad Autónoma de Madrid

Palavras-chave:

Fracasso Universitário; Física; Habitus; Zona de desenvolvimento.

Resumo

O fracasso universitário se tornou um problema de ordem mundial, sobretudo em cursos como o do curso superior em Física. Frente a esta realidade, após uma exaustiva pesquisa de campo e teórica em dois países, Portugal e Brasil, verificamos uma serie de fatores que exploram uma explicaçao mais profunda do fracasso nesse curso e também uma escassez de estudos que buscam compreender mais a fundo os fatores que podem influenciar no desempenho desse acadêmico. O método utilizado para a análise dos dados foi a triangulação sequenciada, sendo que no estudo realizou-se a análise qualitativa e a quantitativa em uma amostra de 169 estudantes de Física e ainda buscou-se como suporte teórico Bourdieu e Vygotsky para discussão dos resultados. As discussões explicitaram a complexidade do problema do fracasso atrelada ao suporte teórico utilizado de forma a levantar o habitus, e a zona de desenvolvimento que o acadêmico apresenta durante seu percurso nos cursos de Física.

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Biografia do Autor

Marcos Procópio, Universidad Castilla-la Mancha

[1]Licenciado em Física (PUC/GO), Mestrado em Ciências e Matemática (UFG), Doutorado e Pos Doutorado em Educação pela PUC/GO. Docente na Universidad Castilla-la Mancha (UCLM)/España. 

Leandra Fernandes Procópio, Universidad Autónoma de Madrid

Pedagogia (PUC/GO), Mestre Psicologia Educacional (Universidade de Coimbra), Doutorado em Educação (Universidade de Aveiro/Portugal e Pós Doutorado em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Docente na Universidad Autónoma de Madrid (UAM) e na Univerisdade Complutense de Madrid/España

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Publicado

2021-03-11

Como Citar

PROCÓPIO, M.; FERNANDES PROCÓPIO, L. “Habitus” as tensões e as relações culturais da qual podem surgir o fracasso universitário. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021010, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/400. Acesso em: 13 dez. 2024.