Para pensar a complexidade na e para a educação ambiental

Autores

  • Ivan Fortunato IFSP - Itapetininga
  • Izabel Petraglia
  • Renata K. S. Santos

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Pensamento Complexo. Morin.

Resumo

Neste texto, decorrente de pesquisa que busca relacionar educação e meio ambiente pela ótica da
complexidade de Morin, buscamos tecer junto a Educação Ambiental Pós-Moderna de Reigota, a perspectiva de
uma Alfabetização Ecológica de Capra, trabalhos pioneiros em Ecopedagogia de Gutierrez e Prado, e da ideação
de Leff sobre uma possível Pedagogia Ambiental. Nossa intenção foi defender a Educação Ambiental que visa
superar o estigma de educação para a reciclagem que, sob o lema de conscientização, torna-se responsável por
práticas fragmentadas e reducionistas.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP - Itapetininga

Doutor em Geografia pela UNESP Rio Claro.

Izabel Petraglia

Doutora em Educação pela USP

Renata K. S. Santos

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

FORTUNATO, I.; PETRAGLIA, I.; SANTOS, R. K. S. Para pensar a complexidade na e para a educação ambiental. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 245–256, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/695. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARQUEOLOGIA DO SABER

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