Para pensar a complexidade na e para a educação ambiental

Autores

  • Ivan Fortunato IFSP - Itapetininga
  • Izabel Petraglia
  • Renata K. S. Santos

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Pensamento Complexo. Morin.

Resumo

Neste texto, decorrente de pesquisa que busca relacionar educação e meio ambiente pela ótica da
complexidade de Morin, buscamos tecer junto a Educação Ambiental Pós-Moderna de Reigota, a perspectiva de
uma Alfabetização Ecológica de Capra, trabalhos pioneiros em Ecopedagogia de Gutierrez e Prado, e da ideação
de Leff sobre uma possível Pedagogia Ambiental. Nossa intenção foi defender a Educação Ambiental que visa
superar o estigma de educação para a reciclagem que, sob o lema de conscientização, torna-se responsável por
práticas fragmentadas e reducionistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP - Itapetininga

Doutor em Geografia pela UNESP Rio Claro.

Izabel Petraglia

Doutora em Educação pela USP

Renata K. S. Santos

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho

Referências

ADAMS, B. G. O que é educação ambiental? Projeto APOEMA, 2005. Disponível em:

<http://www.apoema.com.br/definicoes.htm>. Acesso em: 20 de julho de 2011.

ALMEIDA, C.; PETRAGLIA, I. Apresentação à edição brasileira. Pensamento Complexo e Pedagogia in vivo: Uma experiência no Ensino Médio na França. In MORIN, E.; PENA-VEGA, A; PAILLARD, B. Diálogo sobre o Conhecimento. Trad. Maria Alice Araripe Doria; revisão técnica de

Cleide Almeida e Izabel Petraglia. São Paulo: Cortez, 2004, p. 9-31.

BAITELLO JUNIOR, N. O animal que parou os relógios: ensaios sobre comunicação, cultura e mídia. São Paulo: Annablume, 1999.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Senado Federal, 1999.

CAPRA, F. Como a natureza sustenta a Teia da Vida. In: STONE, M. K.; BARLOW, Z. (orgs.) Alfabetização Ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. Trad. de Carmen Fischer. São Paulo: Cultrix, 2006, p. 13-15.

CAPRA, F. Ecoliteracy: the challenge for education in the next century. Berkeley: Center for Ecoliteracy, 1999.

CARSON, R. Primavera silenciosa. Trad. Claudia Sant'Ana Martin. São Paulo: Gaia, 2010.

GEORGE, P. O meio ambiente. Trad. Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Difel, 1973.

GUIMARÃES, S. T. L. Trilhas Interpretativas e Vivências na Natureza: reconhecendo e reencontrando nossos elos com a paisagem. [s.l.; s.d]. Disponível em . Acesso em: 10 março de 2011.

GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e cidadania planetária. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 1999.

HUTCHISON, D. Educação ecológica: idéias sobre consciência ambiental. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 2000.

LEFF, E. Complexidade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes. Educação & Realidade, Porto Alegre, vol. 34, no. 3, p. 17-24, set./dez. 2009.

LAYRARGUES, P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, F.; LAYRARGUES, P.; CASTRO, R. (orgs.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez,

, 179-220.

LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

LOWENTHAL, D. Nature and morality from George Perkins Marsh to the millennium. Journal of Historical Geography, United Kingdom, vol. 26, no. 1, p. 3-27, 2000.

MORIN, E. Para onde vai o mundo? Trad. Francisco Moras. Petrópolis: Vozes, 2010.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Juremir Machado. 3ª. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MORIN, E. Pour entrer dans Le XXIe siècle. Paris: Seuil, 2004.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª ed. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003a.

MORIN, E. A comunicação pelo meio (teoria complexa da comunicação). Trad. Juremir Machado. Famecos, Porto Alegre, nº 20, 2003b, p. 7-12.

MORIN, E. Para Sair do Século XX. Trad. Vera Azambuja Hervey. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

MORIN, E.; KERN, A. B. Terra-pátria. Trad. Paulo Neves. 4ª. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, E.; PENA-VEGA, A; PAILLARD, B. Diálogo sobre o Conhecimento. Trad. Maria Alice Araripe Doria; revisão técnica de Cleide Almeida e Izabel Petraglia. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção questões da nossa época; v. 119).

MORIN, E.; WULF, C. Planeta: a aventura desconhecida. Trad. Pedro Goergen. São Paulo: Ed. UNESP, 2003c.

ORR, D.W. Ecological Literacy: education and the transition to a postmodern world. Albany: State University of New York Press. 1992.

PENA-VEGA, A. O despertar ecológico: Edgar Morin e a ecologia complexa. Trad. Renato Cavalheira do Nascimento e Elimar Pinheiro do Nascimento. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

REIGOTA, M. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. São Paulo: Cortez, 1999a.

REIGOTA, M. Ecologistas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999b.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.

THOREAU, H. D. Walden; ou, a vida nos bosques. Trad. Astrid Cabral. 7ª. ed. São Paulo: Ground, 2007.

REIGOTA, M. Caminhando. Trad. Roberto Muggiati. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2006.

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

FORTUNATO, I.; PETRAGLIA, I.; SANTOS, R. K. S. Para pensar a complexidade na e para a educação ambiental. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 245–256, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/695. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARQUEOLOGIA DO SABER

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>