Para pensar a complexidade na e para a educação ambiental
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Pensamento Complexo. Morin.Resumo
Neste texto, decorrente de pesquisa que busca relacionar educação e meio ambiente pela ótica da
complexidade de Morin, buscamos tecer junto a Educação Ambiental Pós-Moderna de Reigota, a perspectiva de
uma Alfabetização Ecológica de Capra, trabalhos pioneiros em Ecopedagogia de Gutierrez e Prado, e da ideação
de Leff sobre uma possível Pedagogia Ambiental. Nossa intenção foi defender a Educação Ambiental que visa
superar o estigma de educação para a reciclagem que, sob o lema de conscientização, torna-se responsável por
práticas fragmentadas e reducionistas.
Downloads
Referências
ADAMS, B. G. O que é educação ambiental? Projeto APOEMA, 2005. Disponível em:
<http://www.apoema.com.br/definicoes.htm>. Acesso em: 20 de julho de 2011.
ALMEIDA, C.; PETRAGLIA, I. Apresentação à edição brasileira. Pensamento Complexo e Pedagogia in vivo: Uma experiência no Ensino Médio na França. In MORIN, E.; PENA-VEGA, A; PAILLARD, B. Diálogo sobre o Conhecimento. Trad. Maria Alice Araripe Doria; revisão técnica de
Cleide Almeida e Izabel Petraglia. São Paulo: Cortez, 2004, p. 9-31.
BAITELLO JUNIOR, N. O animal que parou os relógios: ensaios sobre comunicação, cultura e mídia. São Paulo: Annablume, 1999.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Senado Federal, 1999.
CAPRA, F. Como a natureza sustenta a Teia da Vida. In: STONE, M. K.; BARLOW, Z. (orgs.) Alfabetização Ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. Trad. de Carmen Fischer. São Paulo: Cultrix, 2006, p. 13-15.
CAPRA, F. Ecoliteracy: the challenge for education in the next century. Berkeley: Center for Ecoliteracy, 1999.
CARSON, R. Primavera silenciosa. Trad. Claudia Sant'Ana Martin. São Paulo: Gaia, 2010.
GEORGE, P. O meio ambiente. Trad. Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Difel, 1973.
GUIMARÃES, S. T. L. Trilhas Interpretativas e Vivências na Natureza: reconhecendo e reencontrando nossos elos com a paisagem. [s.l.; s.d]. Disponível em . Acesso em: 10 março de 2011.
GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e cidadania planetária. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 1999.
HUTCHISON, D. Educação ecológica: idéias sobre consciência ambiental. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LEFF, E. Complexidade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes. Educação & Realidade, Porto Alegre, vol. 34, no. 3, p. 17-24, set./dez. 2009.
LAYRARGUES, P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, F.; LAYRARGUES, P.; CASTRO, R. (orgs.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez,
, 179-220.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
LOWENTHAL, D. Nature and morality from George Perkins Marsh to the millennium. Journal of Historical Geography, United Kingdom, vol. 26, no. 1, p. 3-27, 2000.
MORIN, E. Para onde vai o mundo? Trad. Francisco Moras. Petrópolis: Vozes, 2010.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Juremir Machado. 3ª. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
MORIN, E. Pour entrer dans Le XXIe siècle. Paris: Seuil, 2004.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª ed. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003a.
MORIN, E. A comunicação pelo meio (teoria complexa da comunicação). Trad. Juremir Machado. Famecos, Porto Alegre, nº 20, 2003b, p. 7-12.
MORIN, E. Para Sair do Século XX. Trad. Vera Azambuja Hervey. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
MORIN, E.; KERN, A. B. Terra-pátria. Trad. Paulo Neves. 4ª. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MORIN, E.; PENA-VEGA, A; PAILLARD, B. Diálogo sobre o Conhecimento. Trad. Maria Alice Araripe Doria; revisão técnica de Cleide Almeida e Izabel Petraglia. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção questões da nossa época; v. 119).
MORIN, E.; WULF, C. Planeta: a aventura desconhecida. Trad. Pedro Goergen. São Paulo: Ed. UNESP, 2003c.
ORR, D.W. Ecological Literacy: education and the transition to a postmodern world. Albany: State University of New York Press. 1992.
PENA-VEGA, A. O despertar ecológico: Edgar Morin e a ecologia complexa. Trad. Renato Cavalheira do Nascimento e Elimar Pinheiro do Nascimento. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
REIGOTA, M. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. São Paulo: Cortez, 1999a.
REIGOTA, M. Ecologistas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999b.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.
THOREAU, H. D. Walden; ou, a vida nos bosques. Trad. Astrid Cabral. 7ª. ed. São Paulo: Ground, 2007.
REIGOTA, M. Caminhando. Trad. Roberto Muggiati. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.