Matemática e Literatura

um jogo de xadrez através do espelho

Autores

  • Diana Patricia Ferreira de Santana Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Neide Biodere IFPR Campus Ivaiporã

Palavras-chave:

interdisciplinaridade; matemática; literatura

Resumo

Este trabalho é resultado de uma proposta de ensino que visa aliar matemática e literatura com vistas a
um aprendizado mais significativo. Como desdobramento dessa proposta pensou-se numa atividade de leitura que
procurasse trabalhar os conceitos lógico-matemáticos do tabuleiro de xadrez (plano cartesiano, coordenadas,
perpendicularidade, diagonalidade, notação algébrica, simetria, tática e estratégia) no contexto da obra literária
“Alice Através do Espelho” escrito em 1871 por Lewis Carroll. Percebe-se, no contato com a literatura, o
enriquecimento do repertório matemático do estudante e situações propicias para o debate de outras demandas que
a história suscita. Essas questões remetem à vida cotidiana problematizando a condição da mulher, a função do
indivíduo na sociedade, os obstáculos e armadilhas que se interpõem aos nossos esforços, a dicotomia entre
essência e aparência, etc. A experiência literária é repleta de momentos de muita reflexão, ceticismo e
perplexidade. Podemos também identificar nesse empreendimento temas que frequentemente estão associados a
outras áreas do conhecimento oportunizando assim um espaço de interdisciplinaridade

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Biografia do Autor

Diana Patricia Ferreira de Santana, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutora em Ensino e Práticas Culturais pela Universidade de Campinas, integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática da Universidade de São Paulo (GEPEm) e o Grupo Pesquisa em Inovações Tecnológicas e Ensino de Ciências (PITECO) do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Neide Biodere, IFPR Campus Ivaiporã

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Marília, professora efetiva do
IFPR Campus Ivaiporã

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Publicado

2022-07-27

Como Citar

SANTANA, D. P. F. de; BIODERE, N. Matemática e Literatura: um jogo de xadrez através do espelho. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 77–87, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/680. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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