Matemática e Literatura
um jogo de xadrez através do espelho
Palavras-chave:
interdisciplinaridade; matemática; literaturaResumo
Este trabalho é resultado de uma proposta de ensino que visa aliar matemática e literatura com vistas a
um aprendizado mais significativo. Como desdobramento dessa proposta pensou-se numa atividade de leitura que
procurasse trabalhar os conceitos lógico-matemáticos do tabuleiro de xadrez (plano cartesiano, coordenadas,
perpendicularidade, diagonalidade, notação algébrica, simetria, tática e estratégia) no contexto da obra literária
“Alice Através do Espelho” escrito em 1871 por Lewis Carroll. Percebe-se, no contato com a literatura, o
enriquecimento do repertório matemático do estudante e situações propicias para o debate de outras demandas que
a história suscita. Essas questões remetem à vida cotidiana problematizando a condição da mulher, a função do
indivíduo na sociedade, os obstáculos e armadilhas que se interpõem aos nossos esforços, a dicotomia entre
essência e aparência, etc. A experiência literária é repleta de momentos de muita reflexão, ceticismo e
perplexidade. Podemos também identificar nesse empreendimento temas que frequentemente estão associados a
outras áreas do conhecimento oportunizando assim um espaço de interdisciplinaridade
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