Novas tecnologias, trabalho e educação
um debate multidisciplinar
Palavras-chave:
Educação. Gestão. Tecnologia.Resumo
A gestão educacional tem demandado cada vez mais criatividade e reflexão voltadas ao desenho de
novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Há que se enfrentar necessidades de interação
entre conteúdo, ambiente de aprendizagem e formação do estudante, mediados por Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC). Essa articulação requer repensar práticas em sala de aula, principalmente recolocar a
atividade relacional de educandos e educadores, frente às inovações tecnológicas que permitem aprender.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990.
FAVA, R. Educação 3.0: aplicando o PDCA nas instituições de ensino. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GIACOMETTI-ROCHA, Erika.; MILL, Daniel. Mudanças nas interações sociais e mobilidade na educação com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 966-982, 2017. E-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.9074.
JENKINS, H. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2011.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Educa: Lisboa, 2009.
RANGEL, M.; FREIRE, W. Educação com tecnologia: texto, hipertexto e leitura. Wak. Rio de Janeiro. 2012.
SANTOS CRUZ, J. A.; BIZELLI, J. L. Inovação e ensino: educação, tecnologias e mediação pedagógica. In: NAGAMINI, E. (Org.). Práticas educativas e interativas em comunicação e educação. Ilhéus, BA: Editus, 2016. Série Comunicação e educação; v.3.
SOUZA, Mariana Aranha de.; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade, Currículo e Tecnologia: um estudo sobre práticas pedagógicas no Ensino Fundamental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 708-721, 2017. E-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8303.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.