Novas tecnologias, trabalho e educação

um debate multidisciplinar

Autores

  • José Anderson Santos Cruz
  • Eliana Alves Arxer
  • Arielly Kizzy Cunha
  • José Luís Bizelli

Palavras-chave:

Educação. Gestão. Tecnologia.

Resumo

A gestão educacional tem demandado cada vez mais criatividade e reflexão voltadas ao desenho de
novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Há que se enfrentar necessidades de interação
entre conteúdo, ambiente de aprendizagem e formação do estudante, mediados por Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC). Essa articulação requer repensar práticas em sala de aula, principalmente recolocar a
atividade relacional de educandos e educadores, frente às inovações tecnológicas que permitem aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Anderson Santos Cruz

Doutorando em Educação Escolar pela FCLAr/UNESP

Eliana Alves Arxer

Doutoranda em Educação Escolar pela FCLAr/UNESP

Arielly Kizzy Cunha

Doutoranda em Mídia e Tecnologia pela FAAC/UNESP

José Luís Bizelli

Livre Docente em Gestão de Políticas Públicas, Docente e Coordenador do PPG em Educação Escolar,
FCLAr/UNESP.

Referências

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990.

FAVA, R. Educação 3.0: aplicando o PDCA nas instituições de ensino. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GIACOMETTI-ROCHA, Erika.; MILL, Daniel. Mudanças nas interações sociais e mobilidade na educação com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 966-982, 2017. E-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.9074.

JENKINS, H. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2011.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Educa: Lisboa, 2009.

RANGEL, M.; FREIRE, W. Educação com tecnologia: texto, hipertexto e leitura. Wak. Rio de Janeiro. 2012.

SANTOS CRUZ, J. A.; BIZELLI, J. L. Inovação e ensino: educação, tecnologias e mediação pedagógica. In: NAGAMINI, E. (Org.). Práticas educativas e interativas em comunicação e educação. Ilhéus, BA: Editus, 2016. Série Comunicação e educação; v.3.

SOUZA, Mariana Aranha de.; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade, Currículo e Tecnologia: um estudo sobre práticas pedagógicas no Ensino Fundamental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 708-721, 2017. E-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8303.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

CRUZ, J. A. S.; ARXER, E. A.; CUNHA, A. K.; BIZELLI, J. L. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 99–108, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/683. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)