Teorias implícitas de professores universitários de cursos de formação docente sobre dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Iron Pedreira Alves Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Juan Ignacio Pozo Universidade Autônoma de Madri

Palavras-chave:

Teorias Implícitas, Dificuldades de Aprendizagem, Concepções de Ensino e Aprendizagem

Resumo

O presente artigo analisa as concepções de professores universitários sobre as dificuldades de seus alunos para aprender, sob o referencial teórico das teorias implícitas e dos níveis de ensino. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 32 professores de cursos de formação docente, no estado da Bahia. As entrevistas foram analisadas, de maneiras quantitativa e qualitativa, por meio da análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os professores adotam, em sua maioria, a Teoria Direta em relação às dificuldades dos estudantes, resultado que foge ao padrão encontrado em estudos anteriores sobre teorias implícitas.

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

PEDREIRA ALVES, I.; POZO, J. I. Teorias implícitas de professores universitários de cursos de formação docente sobre dificuldades de aprendizagem. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 5, p. e020022, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/65. Acesso em: 14 dez. 2024.