Supervisão pedagógica e autorregulação das aprendizagens pelos alunos

percepções de supervisores de cursos profissionais

Autores

  • Carlos Moura Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Carlos Alberto Ferreira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Palavras-chave:

Supervisão pedagógica; competências supervisor; alunos; autorregulação das aprendizagens

Resumo

O supervisor pedagógico deve ser dotado de competências para promover a autorregulação das aprendizagens dos alunos dos cursos profissionais. Daí a seguinte questão de investigação: quais as percepções de supervisores pedagógicos de cursos profissionais sobre as suas competências para a promoção da autorregulação das aprendizagens dos alunos? Para a resposta ao problema, optámos por a administração de um questionário a supervisores pedagógicos desses cursos da região norte de Portugal. Os resultados obtidos permitiram verificar que as dimensões das competências do supervisor pedagógico com médias ponderadas mais elevadas foram “inovação” (4,32), “competências profissionais” (4,02) e “orientação” (3,82). Os resultados revelam que o género, tempo de serviço docente, tempo de exercício profissional na Escola, as habilitações académicas e formação em supervisão pedagógica foram variáveis com relevância estatisticamente significativa (p<0,05).

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Biografia do Autor

Carlos Moura, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mestre em Ciências da Educação, na especialização em Supervisão Pedagógica. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-3294-3179

Carlos Alberto Ferreira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutorado em Educação/Desenvolvimento Curricular. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-1752-1796

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

MOURA, C.; FERREIRA, C. A. Supervisão pedagógica e autorregulação das aprendizagens pelos alunos: percepções de supervisores de cursos profissionais. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023021, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1342. Acesso em: 3 nov. 2024.