A emergência de percursos inventivos na educação para enfrentarmos os desafios do tempo contemporâneo

Autores

  • Leiliane Domingues da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Dagmar de Mello e Silva Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Aprendizagem inventiva. Ensino Superior. Formação.

Resumo

Esse artigo trata da emergência de percursos inventivos na educação, para enfrentarmos os problemas e desafios pessoais, profissionais, sociais e planetários que nos atravessam no tempo contemporâneo. Dessa forma, as experiências no exercício profissional do magistério superior aliado a fontes bibliográficas que sustentaram essa escrita, tornou possíveis à compreensão sobre a relevância de políticas inventivas de ensino e aprendizagens para a Educação, e, sobretudo, para o Ensino Superior, mais especificamente para a formação de professores. Nesse intento, esse estudo visa colaborar para a criação de processos de ensino e aprendizagem instituintes de formações emancipadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leiliane Domingues da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Curso de Pós-graduação em Didática e Práticas de Ensino pela UFVJM, Tutora da graduação dos Cursos de Segunda Licenciatura em Educação Especial pela UFSCar e de Pedagogia pela UERJ/CEDERJ e do Curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva e Especial pela UFLA.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3764-8818

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada da UFF, professora permanente dos programas de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), Programa de Pós-graduação de Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) e do Programa de Pós-graduação de Doutorado em Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5863-3607.

 

Referências

ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Práticas pedagógicas que promovem a criatividade segundo professores de ensino fundamental. Relatório de Pesquisa. Brasília: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 2005.

ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. A repressão ao potencial criador. Psicologia: ciência e profissão, v. 9, p.11-13, 1989.

BONDIÁ, Jorge Larrosa. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica 2018.

BONDIÁ, Jorge Larrosa. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BONDIÁ, Jorge Larrosa. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, v.19, n.2, p.4-27, 2011.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

CARVALHO, José Sérgio. Por uma pedagogia da dignidade: memórias e reflexões sobre a experiência escolar. São Paulo: Summus, 2016.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1980.

CRITELLI, Dulce Mára. Educação e dominação cultural. São Paulo: Cortez, 1981.

DE LA TORRE, Saturnino. Instituiciones Educativas Creativas: instrumento para valorar el desarrollo creativo de las instituiciones educativas (VADECRIE). Sitges: Editorial Círculo Rojo, 2012.

DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. 34 ed. São Paulo: Editora 34, 2022.

DANELON, Márcio. Intersubjetividade e Educação: O Estatuto do Olhar nas Relações Educativas. Uma Reflexão a partir da fenomenologia existencial de Sartre. Educação em Foco, p. 45-70, 2015.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação Inventiva de Professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 74 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GALLO, Sílvio. As múltiplas dimensões do aprender... Anais do Congresso de Educação Básica – Educação e Currículo. Florianópolis: COEB, 2012.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. 12 ed. Campinas: Papirus Editora, 2022.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em estudo, v.6, p.17-27, 2001.

KASTRUP, Virginia; ROCHA, Tatiana Gomes da. Partilha do sensível na comunidade: interseções entre psicologia e teatro. Estudos de Psicologia, v. 13, p. 97-105, 2008.

LIMA, Elizabeth Araújo. Oficinas e outros dispositivos para uma clínica atravessada pela criação. In: COSTA, Clarice Moura; FIGUEIREDO, Ana Cristina (Orgs.). Oficinas terapêuticas em saúde mental: Sujeito, produção e cidadania. Rio de Janeiro: Contracapa, 2010. p.71-81.

MASETTO, Marcos Tarciso; GAETA, Cecília. Currículo inovador. Revista Forges, v.4, n.2, p.273-290, 2002.

MICHALKO, Michael. Los secretos de los genios de creatividad. Barcelona: Gestión, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Crepúsculo dos ídolos: ou como se filosofa com o martelo (Paulo César de Souza, tradução). São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PEREIRA, Marcos Villela. Estética da Professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.

PESSOA, Fernando. Obras completas. Lisboa: Ática, 1974.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante - Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Rio de Janeiro: Autêntica Editora, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

SALES, Marcea; CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza; SÁ, Maria Roseli Gomes Brito. Palavras que inscrevem a nossa história: viagens e memórias no curso de Formação de Professores da rede municipal de ensino em Irecê. Revista de Educação, n.57, p.38-43, 2007.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Cruel Pedagogia do Vírus. Portugal: Boitempo Editorial, 2020.

SCHÉRER, René. Aprender com Deleuze. Educação e Sociedade, vol. 26, n. 93, p. 1183-1194, set./dez. 2005.

SILVA, Dagmar de Mello e; MARTON, Silmara Lídia. Autoformação e experiência sensível em “Filosofia com crianças”. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 18, p.124-141, mai./out. 2012.

SNYDERS, Georges. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.

SORDI, Mara Regina Lemes de. Os materiais da autoria. In: FONSECA, Tania Mara Galli KIRST, Patrícia Gomes (Orgs.). Cartografia e devires: a construção do presente. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

SORDI, Mara Regina Lemes de. A aula universitária em questão: espaço de descoberta ou de reprodução? Revista de Educação PUC-Campinas, n.3, p.59-74, 1997.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

DOMINGUES DA SILVA, L.; DE MELLO E SILVA, D. A emergência de percursos inventivos na educação para enfrentarmos os desafios do tempo contemporâneo. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023006, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/920. Acesso em: 22 nov. 2024.