The pedagogical revolution of educational AI

Authors

  • Ángel Ignacio Pérez Gómez Universidad de Málaga

Keywords:

Artificial inteligence. Education. Pedagogical revolution.

Abstract

This paper explores the transformative impact and challenges of artificial intelligence (AI) in education. It reflects on its promises and risks, encouraging a critical analysis of the expectations and the real impact of educational AI. When fueled by high-quality interdisciplinary and psychopedagogical knowledge, AIs can act as personalized assistants and tutors, supporting lifelong learning. Trained to be competent and empathetic, they can complement the work of teachers. Based on three pillars—critical epistemology, transparent ethics, and Socratic pedagogy—these AIs do not replace but rather enhance the role of educators.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ángel Ignacio Pérez Gómez, Universidad de Málaga

Doctor en Pedagogía por la Universidad Complutense de Madrid. Catedrático de Didáctica y Organización Escolar de la Universidad de Málaga. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8291-0849.

References

BENKLER, Y. A riqueza das redes: como a produção social transforma os mercados e a liberdade. Imprensa da Universidade de Yale, 2006.

BLOOM, B. S. O problema dos dois Sigma: a busca por métodos de instrução em grupo tão eficazes quanto a tutoria individual. Educational Researcher, v. 13, n. 6, p. 4-16, 1984. DOI: 10.3102/0013189X013006004.

BOSTROM, N. Superinteligência: Caminhos, perigos, estratégias. DIGA Editorial, 2016.

BRONNER, G. Apocalipse cognitivo: como nossos cérebros são manipulados na era digital. Paidos, 2022.

BYUNG-CHUL, H. Infocracia: Digitalização e a crise da democracia. Touro, 2022.

CARR, N. Superficial: O que a Internet está fazendo com nossas mentes? Touro, 2019.

CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade. Universidade de Oxford Imprensa, 2001.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Fluxo: Uma psicologia da felicidade. Kairós, 2011.

DEHAENE, S. Como aprendemos: a nova ciência da educação e o cérebro. Pinguim, 2021.

DELEVAL, T. Distraído: Se você não pensar, alguém fará isso por você. Aguilar, 2022.

FERNÁNDEZ-SABATER, A. O eclipse da atenção: Recuperando a presença, reabilitando o cuidado, desafiando o domínio do automático. Ned Editores, 2023.

FISHER, M. As redes do caos: a história secreta de como as mídias sociais empobrecem a mente e corróem o mundo. Península, 2024.

FLORIDI, L. Ética da inteligência artificial. Pastor, 2024.

GAWDAT, M. A inteligência que assusta: O futuro da inteligência artificial e como podemos salvar o nosso mundo. Paidos, 2024.

HAIDT, J. A geração ansiosa: Porque é que as redes sociais estão a causar uma epidemia de doenças mentais entre os nossos jovens. Deusto, 2024.

HOFSTADTER, D. Gõdel, Escher, Bach: Uma Eterna Trança Dourada. Pinguim, 2000.

KAHNEMAN, D. Pense rápido, pense devagar. Debate, 2015.

KHAN, S. Admiráveis palavras novas: como a IA revolucionará a educação (e por que isso é uma coisa boa). Viquingues, 2024.

KURZWEIL, R. A singularidade está próxima. Lola Livros, 2024/2005.

LESSIG, L. Código e outras leis do ciberespaço. Livros Básicos, 1999.

MATUTE, H. Nossa mente nos engana: vieses e erros cognitivos que todos cometemos. Shackleton Livros, 2019.

MINSKY, M. A máquina das emoções: bom senso, inteligência artificial e o futuro da mente humana. Debate, 2010.

MITCHELL, M. Inteligência artificial: guia para seres pensantes. Capitão Balanço, 2024.

MOLLICK, E. Co-Inteligência: Vivendo e trabalhando com IA. Portfólio, 2024.

NGUYEN, N. D. Explorando o papel da IA na educação. In: 9ª Conferência Internacional de Londres, 11 a 13 de julho de 2023. Disponível em: https://con.londonic.uk/wp-content/uploads/2023/08/Exploring-the-Role-of-AI-in-Education.pdf.

NEWPORT, C. Foco (Trabalho Profundo): As quatro regras para o sucesso na era da distração. Península, 2022.

O'NEIL, C. Armas de destruição matemática: como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. Capitão Balanço, 2018.

PARISER, E. A bolha do filtro: como a web decide o que lemos e o que pensamos. Touro, 2017.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Eduque-se na era digital. Morata, 2012.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Pedagogias para tempos de perplexidade. Homo Sapiens, 2017.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I.; SOTO, E. Aprender juntos, viver e explorar a complexidade: Novos quadros pedagógicos de interpretação e ação. REICE - Revista Ibero-americana sobre qualidade, eficácia e mudança na educação, v. 19, n. 4, 2021.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I.; SOTO, E. Lição Estudar: Aprenda a ensinar a ensinar a aprender. Morata, 2022.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Desafios da educação na era da incerteza. Inovamos, n. 17, p. 18-22, 2023.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Do conhecimento ao pensamento prático: a complexa construção da subjetividade profissional dos professores. In: PÉREZ GÓMEZ, Á. I.; SOTO, E. Lição Estudar: Aprenda a ensinar a ensinar a aprender. Morata, 2022.

ROBINSON, K. O elemento: Descobrir sua paixão muda tudo. Bolso, 2012.

ROBINSON, K.; ROBINSON, K. Imagine se...: O poder de criar um futuro para todos. Grijalbo, 2022.

SAHLMAN, W. A.; CIECHANOVER, A. M.; GRANDJEAN, E. Khanmigo: Revolucionando o aprendizado com GenAI. Harvard Business School Case, 824-059, novembro de 2023. Revisado em abril de 2024. Disponível em: https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=64929.

SULEYMAN, M. A onda que se aproxima: Tecnologia, poder e o grande dilema do século XXI. Debate, 2023.

SUNSTEIN, C. Conformidade: O poder das influências sociais em nossas decisões. Grão de Sal, 2021.

ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: A luta por um futuro humano face às novas fronteiras do poder. Paidos, 2020.

Published

2024-09-12

How to Cite

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. The pedagogical revolution of educational AI. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024013, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1877. Acesso em: 27 sep. 2024.