La revolución pedagógica de la IA educativa
Palabras clave:
Inteligencia artificial. Educación. Revolución pedagógica.Resumen
Este artículo explora el impacto transformador y los desafíos de la inteligencia artificial (IA) en la educación. Reflexiona sobre sus promesas y riesgos, alentando un análisis crítico de las expectativas y el impacto real de la IA educativa. Cuando se nutren de conocimientos interdisciplinarios y psicopedagógicos de alta calidad, las IAs pueden actuar como asistentes y tutores personalizados, apoyando el proceso de aprendizaje a lo largo de la vida. Entrenadas para ser competentes y empáticas, pueden complementar el trabajo de los docentes. Basadas en tres pilares - epistemología crítica, ética transparente y pedagogía socrática -, estas IA no sustituyen, sino que potencian el papel de los educadores.
Descargas
Citas
BENKLER, Y. A riqueza das redes: como a produção social transforma os mercados e a liberdade. Imprensa da Universidade de Yale, 2006.
BLOOM, B. S. O problema dos dois Sigma: a busca por métodos de instrução em grupo tão eficazes quanto a tutoria individual. Educational Researcher, v. 13, n. 6, p. 4-16, 1984. DOI: 10.3102/0013189X013006004.
BOSTROM, N. Superinteligência: Caminhos, perigos, estratégias. DIGA Editorial, 2016.
BRONNER, G. Apocalipse cognitivo: como nossos cérebros são manipulados na era digital. Paidos, 2022.
BYUNG-CHUL, H. Infocracia: Digitalização e a crise da democracia. Touro, 2022.
CARR, N. Superficial: O que a Internet está fazendo com nossas mentes? Touro, 2019.
CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade. Universidade de Oxford Imprensa, 2001.
CSIKSZENTMIHALYI, M. Fluxo: Uma psicologia da felicidade. Kairós, 2011.
DEHAENE, S. Como aprendemos: a nova ciência da educação e o cérebro. Pinguim, 2021.
DELEVAL, T. Distraído: Se você não pensar, alguém fará isso por você. Aguilar, 2022.
FERNÁNDEZ-SABATER, A. O eclipse da atenção: Recuperando a presença, reabilitando o cuidado, desafiando o domínio do automático. Ned Editores, 2023.
FISHER, M. As redes do caos: a história secreta de como as mídias sociais empobrecem a mente e corróem o mundo. Península, 2024.
FLORIDI, L. Ética da inteligência artificial. Pastor, 2024.
GAWDAT, M. A inteligência que assusta: O futuro da inteligência artificial e como podemos salvar o nosso mundo. Paidos, 2024.
HAIDT, J. A geração ansiosa: Porque é que as redes sociais estão a causar uma epidemia de doenças mentais entre os nossos jovens. Deusto, 2024.
HOFSTADTER, D. Gõdel, Escher, Bach: Uma Eterna Trança Dourada. Pinguim, 2000.
KAHNEMAN, D. Pense rápido, pense devagar. Debate, 2015.
KHAN, S. Admiráveis palavras novas: como a IA revolucionará a educação (e por que isso é uma coisa boa). Viquingues, 2024.
KURZWEIL, R. A singularidade está próxima. Lola Livros, 2024/2005.
LESSIG, L. Código e outras leis do ciberespaço. Livros Básicos, 1999.
MATUTE, H. Nossa mente nos engana: vieses e erros cognitivos que todos cometemos. Shackleton Livros, 2019.
MINSKY, M. A máquina das emoções: bom senso, inteligência artificial e o futuro da mente humana. Debate, 2010.
MITCHELL, M. Inteligência artificial: guia para seres pensantes. Capitão Balanço, 2024.
MOLLICK, E. Co-Inteligência: Vivendo e trabalhando com IA. Portfólio, 2024.
NGUYEN, N. D. Explorando o papel da IA na educação. In: 9ª Conferência Internacional de Londres, 11 a 13 de julho de 2023. Disponível em: https://con.londonic.uk/wp-content/uploads/2023/08/Exploring-the-Role-of-AI-in-Education.pdf.
NEWPORT, C. Foco (Trabalho Profundo): As quatro regras para o sucesso na era da distração. Península, 2022.
O'NEIL, C. Armas de destruição matemática: como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. Capitão Balanço, 2018.
PARISER, E. A bolha do filtro: como a web decide o que lemos e o que pensamos. Touro, 2017.
PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Eduque-se na era digital. Morata, 2012.
PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Pedagogias para tempos de perplexidade. Homo Sapiens, 2017.
PÉREZ GÓMEZ, Á. I.; SOTO, E. Aprender juntos, viver e explorar a complexidade: Novos quadros pedagógicos de interpretação e ação. REICE - Revista Ibero-americana sobre qualidade, eficácia e mudança na educação, v. 19, n. 4, 2021.
PÉREZ GÓMEZ, Á. I.; SOTO, E. Lição Estudar: Aprenda a ensinar a ensinar a aprender. Morata, 2022.
PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Desafios da educação na era da incerteza. Inovamos, n. 17, p. 18-22, 2023.
PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Do conhecimento ao pensamento prático: a complexa construção da subjetividade profissional dos professores. In: PÉREZ GÓMEZ, Á. I.; SOTO, E. Lição Estudar: Aprenda a ensinar a ensinar a aprender. Morata, 2022.
ROBINSON, K. O elemento: Descobrir sua paixão muda tudo. Bolso, 2012.
ROBINSON, K.; ROBINSON, K. Imagine se...: O poder de criar um futuro para todos. Grijalbo, 2022.
SAHLMAN, W. A.; CIECHANOVER, A. M.; GRANDJEAN, E. Khanmigo: Revolucionando o aprendizado com GenAI. Harvard Business School Case, 824-059, novembro de 2023. Revisado em abril de 2024. Disponível em: https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=64929.
SULEYMAN, M. A onda que se aproxima: Tecnologia, poder e o grande dilema do século XXI. Debate, 2023.
SUNSTEIN, C. Conformidade: O poder das influências sociais em nossas decisões. Grão de Sal, 2021.
ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: A luta por um futuro humano face às novas fronteiras do poder. Paidos, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Internacional de Formação de Professores
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.