La revolución pedagógica de la IA educativa

Autores/as

  • Ángel Ignacio Pérez Gómez Universidad de Málaga

Palabras clave:

Inteligencia artificial. Educación. Revolución pedagógica.

Resumen

Este artículo explora el impacto transformador y los desafíos de la inteligencia artificial (IA) en la educación. Reflexiona sobre sus promesas y riesgos, alentando un análisis crítico de las expectativas y el impacto real de la IA educativa. Cuando se nutren de conocimientos interdisciplinarios y psicopedagógicos de alta calidad, las IAs pueden actuar como asistentes y tutores personalizados, apoyando el proceso de aprendizaje a lo largo de la vida. Entrenadas para ser competentes y empáticas, pueden complementar el trabajo de los docentes. Basadas en tres pilares - epistemología crítica, ética transparente y pedagogía socrática -, estas IA no sustituyen, sino que potencian el papel de los educadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ángel Ignacio Pérez Gómez, Universidad de Málaga

Doctor en Pedagogía por la Universidad Complutense de Madrid. Catedrático de Didáctica y Organización Escolar de la Universidad de Málaga. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8291-0849.

Citas

BENKLER, Y. A riqueza das redes: como a produção social transforma os mercados e a liberdade. Imprensa da Universidade de Yale, 2006.

BLOOM, B. S. O problema dos dois Sigma: a busca por métodos de instrução em grupo tão eficazes quanto a tutoria individual. Educational Researcher, v. 13, n. 6, p. 4-16, 1984. DOI: 10.3102/0013189X013006004.

BOSTROM, N. Superinteligência: Caminhos, perigos, estratégias. DIGA Editorial, 2016.

BRONNER, G. Apocalipse cognitivo: como nossos cérebros são manipulados na era digital. Paidos, 2022.

BYUNG-CHUL, H. Infocracia: Digitalização e a crise da democracia. Touro, 2022.

CARR, N. Superficial: O que a Internet está fazendo com nossas mentes? Touro, 2019.

CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade. Universidade de Oxford Imprensa, 2001.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Fluxo: Uma psicologia da felicidade. Kairós, 2011.

DEHAENE, S. Como aprendemos: a nova ciência da educação e o cérebro. Pinguim, 2021.

DELEVAL, T. Distraído: Se você não pensar, alguém fará isso por você. Aguilar, 2022.

FERNÁNDEZ-SABATER, A. O eclipse da atenção: Recuperando a presença, reabilitando o cuidado, desafiando o domínio do automático. Ned Editores, 2023.

FISHER, M. As redes do caos: a história secreta de como as mídias sociais empobrecem a mente e corróem o mundo. Península, 2024.

FLORIDI, L. Ética da inteligência artificial. Pastor, 2024.

GAWDAT, M. A inteligência que assusta: O futuro da inteligência artificial e como podemos salvar o nosso mundo. Paidos, 2024.

HAIDT, J. A geração ansiosa: Porque é que as redes sociais estão a causar uma epidemia de doenças mentais entre os nossos jovens. Deusto, 2024.

HOFSTADTER, D. Gõdel, Escher, Bach: Uma Eterna Trança Dourada. Pinguim, 2000.

KAHNEMAN, D. Pense rápido, pense devagar. Debate, 2015.

KHAN, S. Admiráveis palavras novas: como a IA revolucionará a educação (e por que isso é uma coisa boa). Viquingues, 2024.

KURZWEIL, R. A singularidade está próxima. Lola Livros, 2024/2005.

LESSIG, L. Código e outras leis do ciberespaço. Livros Básicos, 1999.

MATUTE, H. Nossa mente nos engana: vieses e erros cognitivos que todos cometemos. Shackleton Livros, 2019.

MINSKY, M. A máquina das emoções: bom senso, inteligência artificial e o futuro da mente humana. Debate, 2010.

MITCHELL, M. Inteligência artificial: guia para seres pensantes. Capitão Balanço, 2024.

MOLLICK, E. Co-Inteligência: Vivendo e trabalhando com IA. Portfólio, 2024.

NGUYEN, N. D. Explorando o papel da IA na educação. In: 9ª Conferência Internacional de Londres, 11 a 13 de julho de 2023. Disponível em: https://con.londonic.uk/wp-content/uploads/2023/08/Exploring-the-Role-of-AI-in-Education.pdf.

NEWPORT, C. Foco (Trabalho Profundo): As quatro regras para o sucesso na era da distração. Península, 2022.

O'NEIL, C. Armas de destruição matemática: como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. Capitão Balanço, 2018.

PARISER, E. A bolha do filtro: como a web decide o que lemos e o que pensamos. Touro, 2017.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Eduque-se na era digital. Morata, 2012.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Pedagogias para tempos de perplexidade. Homo Sapiens, 2017.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I.; SOTO, E. Aprender juntos, viver e explorar a complexidade: Novos quadros pedagógicos de interpretação e ação. REICE - Revista Ibero-americana sobre qualidade, eficácia e mudança na educação, v. 19, n. 4, 2021.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I.; SOTO, E. Lição Estudar: Aprenda a ensinar a ensinar a aprender. Morata, 2022.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Desafios da educação na era da incerteza. Inovamos, n. 17, p. 18-22, 2023.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Do conhecimento ao pensamento prático: a complexa construção da subjetividade profissional dos professores. In: PÉREZ GÓMEZ, Á. I.; SOTO, E. Lição Estudar: Aprenda a ensinar a ensinar a aprender. Morata, 2022.

ROBINSON, K. O elemento: Descobrir sua paixão muda tudo. Bolso, 2012.

ROBINSON, K.; ROBINSON, K. Imagine se...: O poder de criar um futuro para todos. Grijalbo, 2022.

SAHLMAN, W. A.; CIECHANOVER, A. M.; GRANDJEAN, E. Khanmigo: Revolucionando o aprendizado com GenAI. Harvard Business School Case, 824-059, novembro de 2023. Revisado em abril de 2024. Disponível em: https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=64929.

SULEYMAN, M. A onda que se aproxima: Tecnologia, poder e o grande dilema do século XXI. Debate, 2023.

SUNSTEIN, C. Conformidade: O poder das influências sociais em nossas decisões. Grão de Sal, 2021.

ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: A luta por um futuro humano face às novas fronteiras do poder. Paidos, 2020.

Publicado

2024-09-12

Cómo citar

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. La revolución pedagógica de la IA educativa. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024013, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1877. Acesso em: 3 dic. 2024.