Saberes docentes sob a lente do materialismo histórico dialético

revisão crítica de fundamentos teóricos-metodológicos da epistemologia da prática a partir de um estudo comparativo

Autores/as

  • Jonas Emanuel Pinto Magalhães Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Saberes docentes. Epistemologia da prática. Profissionalidade docente. Práxis docente.

Resumen

Este artigo se propõe a discutir teórica e empiricamente um tema que se tornou recorrente nas pesquisas acadêmicas voltadas para a formação inicial e contínua de professores e nos estudos sobre o trabalho e profissionalização docente. O termo “saberes docentes” tem sido amplamente adotado em textos oficiais que tratam de programas de formação e (re) qualificação de professores da educação básica, com poucos questionamentos sobre os pressupostos teóricos e sobre as implicações político-pedagógicas inerentes ao contexto de surgimento e penetração deste conceito no campo da didática e da formação docente. Tomando como ponto de partida um estudo realizado com 48 professores alfabetizadores da Rede Municipal do Rio de Janeiro e em diálogo crítico com a principal referência e propagador deste termo no Brasil, Maurice Tardif, contestamos algumas das asserções da chamada “epistemologia da prática” que se tornaram consensuais nos discursos políticos e acadêmicos, em especial àquelas que apontam os saberes da experiência como núcleo estruturante da prática docente. Nossa análise referenciada no materialismo histórico dialético também identifica algumas inconsistências teórico-metodológicas dos estudos dos saberes docentes e propõe uma abordagem, que sem negar possíveis contribuições desta linha de estudo, focalize a dimensão da profissionalidade docente e da práxis educativa na sua relação com a totalidade social em seus aspectos múltiplos, dialéticos e contraditórios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jonas Emanuel Pinto Magalhães, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de Disciplinas Pedagógicas da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Pedagogo da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Citas

ANDRÉ Marli E. D. A. Etnografia da prática escolar. Papirus Editora, 2005.

________________. Tendências da pesquisa e do conhecimento didático no início dos anos 2000. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. XIV ENDIPE, Porto Alegre, p. 487-499. 2008.

AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, S. G. et al. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez. 2001.

BORGES, Cecília. O professor de educação física e a construção do saber. Campinas: Papirus, 1998.

_______________. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, v. 22, n. 74, p. 59-76, 2001.

CARROLO, Carlos. Formação e identidade dos professores. In: ESTRELA (org.). Viver e construir a profissão docente. Porto. Porto Editora. 1997.

DUARTE, Newton. Lukács e Saviani: A ontologia do ser social e a pedagogía histórico-crítica. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/GlNNNi3M.pdf Acesso em 01/03/2013.

_______________. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Educação & Sociedade, v. 24, n. 83, p. 601-625, 2003.

ELLIOTT, John. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: GERALDI, FIORENTINI & PEREIRA. Cartografias do trabalho docente: Professor(a)-pesquisador(a).. Campinas: Mercado das Letras/ALB.1998.

____________. El cambio educativo desde la investigación-acción; Madrid: d. Morata, 1993.

FIORENTINI, Dario; SOUZA E MELO, G. F. Saberes docentes: Um desafio para acadêmicos e práticos In: GERALDI, C. (org). Cartografias do trabalho docente: Professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras/ALB, 1998.

_________________, PARENTE, Luciana. O desafio de ser e constituir-se professor de matemática durante os primeiros anos de docência. Anped, 28° encontro anual. 2005

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na esquisa educacional. In.: FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. Cortez Editora, 1991.

GAUTHIER, Claude. et al. Por uma teoria da pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.

GUIMARÃES, Valter S. Formação de Professores: saberes, identidade e profissão. Campinas. Papirus, 2004.

HELLER, Agnes. Sociología de la vida cotidiana. 2 ed. Barcelona: Península, 1987.

HOUSSAYE, Jean. Une illusion pédagogique? Cahiers Pédagogiques, Paris, n.334. p.28-31, mai. 1995.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

KRAMER, Sônia; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Alfabetização: um estudo sobre professores das camadas populares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 65, n. 151, p. 523-537.1984.

LIBÂNEO, José C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma Garrido, e GHEDIN, Evandro: Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito.São Paulo, Cortez, 2002.

LELIS, Isabel A. Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico. Educação & Sociedade, v. 22, n. 74, p. 43-58, 2001

LÜDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, v. 22, n. 74, p. 251-283, 2001

MONTEIRO, Ana M. Professores de História: entre saberes e práticas. Mauad Editora Ltda, 2007.

NÓVOA, Antônio. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1996.

NUNES, Célia M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, p.27-42, Abril/2001.

OLIVEIRA, Maria R. N. O S. 20 anos de ENDIPE. In: CANDAU, Vera Mariaet al. Didática, Currículo e Saberes Escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

___________________. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor : Profissionalização e razão pedagógicas. Porto Alegre (Brasil), Artmed Editora, 2002.

___________________; THURLER, Mônica. G. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Artmed. 2002.

PIMENTA, Selma G. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 22, n.2, p. 72-89, 1996.

_________________ . O estágio na formação de professores - unidade teoria e prática?. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 94, p. 58-73, 1995.

_________________. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002

_________________. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro; FRANCO Maria A. S. (org.). Pesquisa em Educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.

___________________. A Pesquisa em Didática (1996-1999). In: CANDAU, Vera Maria et al. (Org.). Didática, Currículo e Saberes Escolares. Rio de Janeiro: DP&A,2000. P. 78-106.

___________________ ; LIMA, Maria Socorro Lucena . Estágio e Docência. São Paulo. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.

____________________; LISITA, Verbena. M. S. de S. . Pesquisa sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação da FEUSP de 1990 a 1998. Educar em Revista, Curitiba, n.24, p. 87-109, 2004.

SAVIANI, Demerval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida; SILVA JUNIOR, Celestino Alves (Orgs.). Formação do educador:dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: Unesp, 1996.

____________________. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.

SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

_____________. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1996.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review nº 1, vol. 57, 1986.

STENHOUSE, Lawrence. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 1984.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis (RJ): Vozes,2002.

______________. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 13, p.5-24, 2000.

_______________; LESSARD, Claude. e LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação nº 4, Porto Alegre: Pannônica, 1991.

VAZQUEZ, Adolfo S. Filosofia da práxis. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa,1992.

_________________ . Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.

_________________. e LISTON, Daniel P. (1996). Reflective teaching: an introduction. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, pp. 8-20, 1996.

ZIBETTI, Marli Lúcia T; SOUZA, Marilene P. R. Apropriação e mobilização de saberes na prática pedagógica: contribuição para a formação de professores . Educação e Pesquisa, Brasil, v. 33, n. 2, p. 247-262 , ago. 2007.

______________________________________. A dimensão criadora no trabalho docente: subsídios para. Educação e Pesquisa, 2010, 36.2: p. 459-473. 2010.

Publicado

2016-03-23

Cómo citar

MAGALHÃES, J. E. P. Saberes docentes sob a lente do materialismo histórico dialético: revisão crítica de fundamentos teóricos-metodológicos da epistemologia da prática a partir de um estudo comparativo. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 109–136, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1835. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos