Papel do professor

de Erasmo de Rotterdam a Vygotsky

Autores/as

  • Ada Augusta Celestino Bezerra Universidade Tiradentes
  • Josevânia Teixeira Guedes Universidade Tiradentes
  • Vanda Maria Campos Salmeron Dantas Universidade Tiradentes

Palabras clave:

Educação. Ideias Pedagógicas. Papel do Professor.

Resumen

O artigo analisa o circuito de ideias pedagógicas sobre a função e preparação do professor ao longo da história, sob o recorte do século XVI ao século XX, a partir das contribuições de doze teóricos/filósofos da educação, do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova no Brasil (1932) e do Manifesto dos Educadores. O diálogo com os teóricos estabeleceu-se cronologicamente, considerando os contextos em que as obras foram publicadas e/ou difundidas, com suas implicações no papel do professor. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica que permitiu o retorno aos clássicos que evocaram para si o pensar sobre o processo educativo e suas relações com a sociedade. O estudo partiu de Erasmo de Rotterdam (séc. XVI) até alcançar o pensamento de Vygotsky (século XX). Nas considerações finais destaca afinidades e avanços em torno da função docente, reconhecendo que está concretamente colocado à consideração e criatividade dos educadores na contemporaneidade o desafio da construção de uma educação que, mesmo situada no contexto das determinações capitalistas, forme o aluno para o exercício pleno da cidadania a partir da apropriação da cultura produzida social e historicamente pela humanidade e da radicalização do discurso neoliberal dos governos. Para esse fim aponta como componentes da formação do professor: o conhecimento científico-cultural, o conhecimento pedagógico e didático, ao lado do conhecimento profissional docente, requeridos para a inscrição na profissão de
professor. 

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Biografía del autor/a

Ada Augusta Celestino Bezerra, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, pesquisadora do instituto de tecnologia e pesquisa de Sergipe e professora do programa de pós-graduação em educação da Universidade Tiradentes (SE), linha de pesquisa educação e formação de professores.

Josevânia Teixeira Guedes, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Educação da Universidade Tiradentes, pesquisadora do grupo de pesquisa em políticas públicas, gestão socioeducacional e formação de professores (GPGFOP/NIT/CNPq)

Vanda Maria Campos Salmeron Dantas, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Educação da Universidade Tiradentes, pesquisadora do grupo de pesquisa em políticas públicas, gestão socioeducacional e formação de professores (GPGFOP/UNIT/CNPq)

Citas

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Publicado

2017-06-28

Cómo citar

BEZERRA, A. A. C.; GUEDES, J. T.; DANTAS, V. M. C. S. Papel do professor: de Erasmo de Rotterdam a Vygotsky. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 3, p. 107–131, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/783. Acesso em: 17 may. 2024.

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