Ação pedagógica do professor

as linguagens a partir do olhar freinetiano

Autores

  • Marisa Del Cioppo Elias Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

formação, linguagens, professor, conhecimento.

Resumo

A criança da atualidade vive mergulhada num mundo feito de símbolos os quais utiliza, desde muito cedo, para desvendar e conhecer o mundo. Em outras palavras, podemos afirmar que, para a “construção de seu conhecimento”, a criança se relaciona com outras crianças, adultos e o meio em que vivem, usando diferentes linguagens. O nosso objetivo é o de discutir como se dá essa construção a partir de um olhar freinetiano, uma vez que, nessa proposta as diferentes linguagens: verbal, gráfica, plástica, corporal, musical, escrita são estimuladas e acolhidas como elemento propulsor de todas as atividades. Ao introduzir no ambiente escolar, técnicas educativas tais como o texto livre, o jornal, a correspondência, o plano de trabalho, a biblioteca de classe, o conselho cooperativo, Célestin Freinet dotou a sala de aula de condições estruturais e funcionais para um trabalho com todas as linguagens, baseado na liberdade de expressão, no intercâmbio de ideias, no tateio experimental, no trabalho criativo e na cooperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Del Cioppo Elias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1967), graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação Piratininga (1973), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Referências

CLANCHÉ, P. O texto livre: escrita das crianças. Lisboa: Estampa, 1977.

COLLECTIF ICEM. Perspectives d’éducation populaire. Paris: Maspéro, 1979.

DALHBERG, G. MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectives pós-modernas. Porto Alegre: ArtMed, 2003.

ELIAS, M. D. C. (Org.) Pedagogia Freinet: teoria e prática. Campinas: Papirus, 1996.

ELIAS, M. D. C. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. 9. ed. Petrópolis: Vozes; 2010.

ELIAS, M. D. C. De Emílio a Emília: a trajetória da alfabetização. São Paulo: Scipione, 2000.

ELIAS, M. D. C. Illiteracy and learning of reading and writing. In: MULTILETTRE, Bulletin de la FIMEM, n. 5, p. 7-11, 1990.

FREINET, C. A educação do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FREINET, C. As técnicas Freinet da Escola Moderna. 4.ed. Lisboa: Estampa, 1975.

FREINET, C. Ensaios de pedagogia sensível. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FREINET, C. O Método natural. Lisboa: Estampa, 1971. 3 v.

FREINET, C. Pedagogia do bom Senso. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

FREINET, C. Uma escola para o povo. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FREINET, É. O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

Downloads

Publicado

2016-12-10

Como Citar

ELIAS, M. D. C. Ação pedagógica do professor: as linguagens a partir do olhar freinetiano. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 1, p. 27–40, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1295. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.