Formação de professores de ciências

em defesa de um discurso reflexivo sustentado em dinâmicas de pesquisa

Autores

  • António Cachapuz Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Formação de professores. Reflexão. Pesquisa. Ciências.

Resumo

Defende-se a necessidade de introduzir rigor no designado “discurso reflexivo” da formação de professores como dispositivo visando o seu desenvolvimento profissional, em particular sustentado na pesquisa. Desenvolve-se este argumento no caso da formação de professores de ciências através de um estudo visando fundamentar e caracterizar um possível quadro de referências para o seu ensino em que os professores se possam rever. O estudo adoptou uma orientação metodológica de índole qualitativa de natureza interpretativa. Elaboram-se três linhas de orientação consideradas fundamentais à luz do estado da arte: Visão humanista de ciência; Pluralismo metodológico; A aprendizagem como processo social e culturalmente mediado.

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Biografia do Autor

António Cachapuz, Universidade de Aveiro

Doutor em Química. Docente (aposentado) da Universidade de Aveiro/Cidtff.

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Declaração de Bolonha:

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Publicado

2021-02-11

Como Citar

CACHAPUZ, A. Formação de professores de ciências: em defesa de um discurso reflexivo sustentado em dinâmicas de pesquisa. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021007, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/339. Acesso em: 30 dez. 2024.

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